Parede de concreto: como funciona e por que utilizar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nós já escrevemos aqui sobre vários métodos e materiais construtivos diferentes, como o wood frame ou a construção modular. O fato é que a construção vem se industrializando e, atualmente, existem diversas opções disponíveis para substituir a alvenaria tradicional muito utilizada no Brasil. Uma dessas alternativas é a parede de concreto. 

Nesse texto vamos te explicar como funciona esse tipo de construção, qual o diferencial e as vantagens de utilizá-la. Então, continue a leitura para descobrir se vale a pena ou não utilizar parede de concreto no seu próximo empreendimento. 

 

Como funciona esse método construtivo? 

Para você começar a entender esse conceito, é necessário pensar em moldes! A parede de concreto vai ser totalmente estruturada com grandes moldes em PVC, EPS ou metálicos. Depois de montados de acordo com a estrutura necessária, com instalações como as elétricas e hidráulicas embutidas, eles serão preenchidos com o concreto. 

Após uma verificação de resistência do concreto, a estrutura estará pronta para ser “desenformada”. Ou seja, o conceito da parede de concreto é a estrutura e a vedação serem formadas por um único elemento moldado in loco.

Nesse vídeo disponibilizado no YouTube pelo canal Concrete Forms, podemos ver uma simulação em 3D de como funciona esse método. 

https://www.youtube.com/watch?v=8VNJD9nUreA&t=183s

 

Quando optar por utilizar a parede de concreto? 

Após a explicação e o exemplo em vídeo, você certamente já entendeu como funciona o processo, não é? Mas deve estar se perguntando como definir quando usar esse método construtivo. 

Os dois pontos principais que você deve analisar na hora de escolher o método, é qual o padrão e tipologia do seu empreendimento. A parede de concreto é recomendada principalmente para empreendimentos que trabalhem com a padronização e em série, por exemplo, grandes conjuntos habitacionais populares ou edifícios com padrão Casa Verde e Amarela. 

Edifícios de alto padrão, que prezam pela personalização, provavelmente não vão encontrar grandes benefícios no método, já que a vantagem surge justamente na repetição. Além disso, o método pode apresentar algumas restrições em quantidade de pavimentos tipo, por isso, o ideal é sempre consultar o projetista responsável pela estrutura. 

 

Quais as vantagens da parede de concreto?

A parede de concreto não é um método novo, mas no Brasil, o uso está sendo mais difundido nos últimos anos. Uma das grandes vantagens da utilização é a possibilidade de desenvolvimento de um planejamento detalhado da obra, com todas as previsões e custos. 

O método também evita o clássico “resolve na obra”, que tendem a gerar prejuízos financeiros e desperdício de tempo e materiais. Dessa forma, uma produção mais assertiva, com mão de obra qualificada, melhora o desempenho da obra no quesito prazo e rendimento. Também reduz a quantidade de mão de obra necessária para execução. 

Outro ponto importante é que em uma primeira avaliação a parede de concreto é um método mais caro que a alvenaria convencional, porém, como já citamos, a vantagem do método surge justamente na produção em série, onde os custos acabam se invertendo. 

No quesito sustentabilidade, vemos também uma tendência de redução na geração de resíduos, já que a precisão na execução é maior e gera menos perda de material. 

Listamos abaixo os benefícios do método para você:

  • Mão de obra qualificada;
  • Tempo de execução;
  • Prazos assertivos;
  • Custo x benefício;
  • Diminuição da geração de resíduos.  

Leia também: Drywall: o que é e quais as principais vantagens de utilizá-lo?

 

Pontos de atenção 

Quando falamos de qualquer método construtivo, uma série de cuidados específicos sempre serão necessários. Com a parede de concreto não é diferente! Pontuamos alguns itens que você precisa ter atenção na hora de optar por esse método. 

  • Projeto compatibilizados:

Que projetos bem compatibilizados são super importantes para o desenvolvimento da obra com qualidade, não é novidade para ninguém. Agora, quando falamos de parede de concreto, isso se torna ainda mais fundamental. Esse estilo de construção reduz muito as possibilidades de correção, impossibilitando pequenos ajustes e alterações somente na obra. 

Por isso, antes que qualquer concreto seja “despejado” na obra, garanta que seu projeto não tem nenhuma interferência ou problema de compatibilização. 

  • Tipos de concreto:

Existem vários tipos de concreto disponíveis no mercado atualmente. Quando falamos de parede de concreto, os indicados são:

  1. Concreto celular 
  2. Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica
  3. Concreto com elevado teor de ar incorporado – até 9% 
  4. Concreto convencional ou concreto autoadensável 

Dessa forma, é importante ter uma equipe preparada para esse tipo de projeto e que te auxilie na escolha do melhor tipo de concreto para sua edificação. 

  • Materiais de qualidade:

Como já explicamos, existem moldes de diferentes materiais e fabricantes. Escolher materiais de boa procedência, não só para os moldes, mas todo restante da estrutura, sempre deve ser um ponto de atenção nos seus projetos. Afinal, eles dizem muito sobre a qualidade final do empreendimento e ainda podem evitar as dores de cabeça com chamados pós-obra, não é? 

  • Execução e acompanhamento adequados:

Com certeza, ter mão de obra qualificada e especialista no método é uma vantagem, mas também, pode se tornar um desafio na hora da contratação. Invista em treinamentos e busque sempre a orientação e acompanhamento de profissionais com experiência nesse tipo de construção. 

 

E as instalações? 

No início desse conteúdo, falamos que instalações como as elétricas e hidráulicas precisam ser previstas e estruturadas antes da entrada do concreto, ficando embutidas no sistema. Por isso, esse também é um ponto que precisa de atenção ao optar pelo método construtivo. 

Com os diversos sistemas alternativos à alvenaria convencional, algumas empresas começaram a fabricar kits pré-montados para as instalações, inclusive específicos para parede de concreto, que é o caso da linha de produtos Polar, da Ambar

Conforme a própria empresa explica, a prática consiste em montar todos os componentes da instalação em uma fábrica e transportar os conjuntos completos ou subconjuntos até o canteiro de obras. Com isso, existe uma redução de cerca de 40% do uso de mão de obra e até 50% do tempo das montagens (dependendo do sistema). Além disso, o tamanho de estoque e quantidade de resíduos gerados também são reduzidos. 

A linha específica da Ambar para paredes de concreto prevê a resistência dos materiais e agilidade de fixação. Também possibilita o acesso fácil e ideal aos sistemas sem a necessidade de quebrar a parede, em caso de manutenções. 

Leia mais: nesse conteúdo da Ambar você encontra mais informações sobre os kits.

Portanto, ao optar pela parede de concreto, não esqueça de avaliar como as instalações serão feitas e elaborar os projetos necessários com atenção e auxílio de especialistas. 

Esse texto foi útil para você? Não deixe de compartilhar e se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo, para receber mais conteúdos sobre construção civil! Até a próxima!

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail