CANSADO DE TER PROBLEMAS COM PROJETOS E TER QUE RESOLVER NA OBRA?

Descobrimos que você não está sozinho! 84% dos entrevistados na pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2019 revelaram que estão pensando no BIM para melhorar a compatibilização dos projetos. 

OS ERROS DE PROJETOS ESTÃO FAZENDO
VOCÊ PERDER MAIS DINHEIRO DO QUE IMAGINA

1 - Atraso na obra

Além de manchar a imagem da empresa, os atrasos podem aumentar expressivamente custos dos níveis mais altos da sua curva ABC, como mão de obra e aluguel de equipamentos, por exemplo.

2 - Incompatibilidade na execução

Problemas de incompatibilidade de projetos normalmente aparecem na fase de execução da obra. As interferências mais complexas costumam parar a obra até que sejam solucionadas, outras mais simples irão exigir tempo e criatividade da equipe de obras, além de gastos para realização do As-built.

3 - Patologias e pós-obra

Algumas soluções improvisadas ou adotadas pela equipe de obras para solucionar problemas de projeto, poderão se transformar em patologias que irão se transformar em chamados de pós-obra pelos futuros moradores.

4 - Falta ou excedente de materiais

A falta de assertividade nos quantitativos de materiais além de influenciar diretamente na compra dos insumos e, portanto, no orçamento previsto, poderá influenciar também nos valores orçados com empreiteiros de mão de obra.

7 FORMAS QUE O BIM PODE TE AJUDAR

Compatibilização

Este é um dos principais benefícios do BIM, utilizando recursos como o clash, disponível em diversos softwares como Revit, Navisworks e Solibri, é possível fazer uma verificação de conflitos entre as instalações, estrutura e arquitetura, além de possibilitar uma visualização mais ampla e detalhada dos problemas. Desta forma, os projetistas podem analisar as incompatibilidades entre seus projetos e discutir as melhores soluções a serem aplicadas;.

Assertividade em Quantitativos

É possível extrair de forma rápida a quantidade de materiais que serão utilizadas na obra, direto do modelo. Com isso a geração de listas de materiais para orçamento de serviços e de compras por etapa da obra ganham muita agilidade e assertividade.



Visualização

Ferramentas de visualização do modelo, como o Tekla Field3D, Navisworks Freedom, Dalux e o BIMx possibilitam a visualização rápida dos sistemas, esclarecendo dúvidas que podem surgir no decorrer do processo. Rapidamente é possível gerar diversos detalhes 3D diretamente do modelo, facilitando a visualização e compreensão das instalações.

Comunicação Colaborativa

As ferramentas de visualização 3D permitem a realização de reuniões entre quem está projetando e quem vai executar o empreendimento de forma visual, gerando um compromisso entre todos os envolvidos, que passam a seguir o que foi estabelecido, garantindo maior assertividade e economia na obra.

Informação

O modelo digital desenvolvido deverá funcionar como um banco de dados, onde serão centralizadas e de onde serão extraídas todas as informações referentes àquele edifício. A quantidade e a organização destas informações podem variar muito, dependendo de qual objetivo foi definido para o BIM e qual o nível de detalhamento exigido para cada fase do projeto.



Planejamento de atividades e custos

Como o BIM armazena as informações do empreendimento (banco de dados), é possível integrar de forma relativamente simples os dados do empreendimento com softwares de gestão e planejamento de obra. Integrando diversas ferramentas de orçamento, planejamento e modelagem é possível fazer simulações do tipo de material, do período de execução de cada etapa, ajustando o cronograma físico financeiro e melhorando as margens financeiras do empreendimento.

Interação com canteiro de obras

A tecnologia BIM ajuda a melhorar a qualidade e a visibilidade de informações, do modelo, processos e etapas — dessa forma, é possível ter um andamento programado e previsível do seu projeto e da sua obra.A Thórus Engenharia disponibiliza para seus clientes um visualizador do modelo BIM para o canteiro de obras — agilizando a execução e conferência de serviços e eliminando a necessidade de papéis para visualização do projeto.É importante destacar, inclusive, que o BIM no canteiro de obras proporciona um aumento significativo na segurança da execução correta dos projetos, uma vez que a visualização 3D do modelo gerado representa a construção, com todos os detalhes e informações técnicas.

SERÁ QUE O PROJETO VAI MUDAR TANTO A MINHA OBRA?

Para fazer a mudança para o BIM o primeiro passo é definir porque você quer mudar. Pode parecer banal, mas entender a principal razão da mudança vai facilitar as tomadas de decisão na transição de metodologia. Por tanto, adotar uma nova filosofia de projetos vai exigir que você antecipe decisões, gaste um pouco mais de tempo na fase de projetos e provavelmente os ganhos não virão no seu primeiro empreendimento. O gráfico de esforço de Patrick Macleamy ajuda a entender um pouco a situação.

QUER COMEÇAR HOJE?

Preparamos um material para você dar os primeiros passos em BIM.
Aproveite!

QUEM JÁ ESTÁ NO BIM E CONTRATOU A THÓRUS

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Adam Sendler
Designer
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Mike Stuart
Support
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Adam Sendler
Designer
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Mike Stuart
Support

PORTIFÓLIO

VAMOS CONVERSAR?

Ligamos para você!

Ou nos envie uma mensagem