Thórus Engenharia
5 cuidados que a construtora precisa ter com o projeto elétrico

blog

5 cuidados que a construtora precisa ter com o projeto elétrico

O projeto elétrico consiste em uma planta minuciosa de todos os pontos de energia que serão usados no imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina uma série de regras para que as instalações elétricas sejam bem realizadas, garantindo segurança. Elas procuram evitar problemas como incêndios e choques.

O correto planejamento, além de garantir mais segurança e eficiência, também reduz gastos desnecessários, relacionados principalmente ao custo global da obra, considerando que os materiais elétricos estão entre os maiores custos de uma construção.

Devido a esses fatores, a construtora deve ter cuidados especiais ao elaborar o projeto das instalações elétricas. O ideal é a contratação de um profissional especialista para desenvolver essa etapa do processo, assegurando um trabalho bem planejado.

Confira abaixo os 5 cuidados que a construtora deve ter com o projeto elétrico para que o seu edifício esteja protegido e dentro do custo programado.

  1. Verifique se as plantas humanizadas foram usadas pelo projetista

As plantas humanizadas são muito famosas na venda de imóveis na planta. Elas ajudam a dar uma ideia completa de como será o ambiente quando ele estiver finalizado, o que atrai as pessoas e ajuda a garantir novas vendas.

No entanto, a construtora precisa ter a certeza que elas foram usadas mais que no momento das vendas. Não adianta vender uma planta humanizada com um projeto e, depois, identificar que a proposta elétrica é totalmente diferente.

Cabe à construtora fazer com que o projetista utilize as mesmas informações, de modo a manter a consistência. Por isso é importante que, antes de o projetista iniciar o projeto executivo, conferir a planta humanizada (caso este material já tenha sido desenvolvido). Isso garante que o resultado não seja diferente do esperado, o que poderia causar insatisfação e problemas diversos.

  1. Entenda o impacto da entrada da energia na fachada

Na hora de dar vida a um edifício vertical, a construtora precisa se preocupar com vários aspectos técnicos e com detalhes. É essencial pensar em funcionalidade e eficiência, sem se esquecer da atratividade e do bom desempenho comercial.

Logo nas definições iniciais entre arquitetura e projeto elétrico, a construtora precisa conferir se a entrada de energia elétrica vai afetar o visual da fachada. Em edifícios onde a entrada de energia precisa ser centralizada no térreo, a configuração para agrupar todos os medidores pode demandar muito espaço e impactar a visibilidade de salas comerciais térreas ou do acesso edifício.

Ficar atento é essencial para garantir que o resultado seja satisfatório e não desvalorize as unidades. Do contrário, não apenas a fachada é comprometida, como também a vista das unidades. No final, isso prejudica as vendas das unidades e deve ser evitado.

  1. Confira a comunicação entre a equipe de projetistas

A comunicação, como visto, é essencial para atender às necessidades construtivas. Nesse sentido, o projeto elétrico não pode ser elaborado de maneira isolada. Afinal, tudo funcionará de forma integrada e não deve ser ignorado.

Um dos cuidados é, justamente, garantir que houve integração e compatibilidade com todos os demais projetos, principalmente o projeto hidráulico. Desse jeito, dá para obter uma assertividade, em todos os aspectos.

O resultado dessa comunicação é a correta operabilidade do sistema: todas as luminárias de emergência do projeto de prevenção e combate a incêndio possuem pontos elétricos, os quadros elétricos das bombas de recalque e das bombas do hidráulico preventivo dimensionados conforme suas especificações, compatibilidade entre pontos elétricos e hidráulicos dos apartamentos e salas comerciais, entre outros itens.

Sem esse cuidado, há riscos de ter que repensar a estrutura em ambos os pontos para o funcionamento adequado. Além de gerar custos extras, é algo que torna a obra mais demorada, o que pode causar atrasos difíceis de solucionar ou compensar.

  1. Definição dos elevadores do edifício

Nas construções com elevador, esse recurso merece atenção especial. Mais que pensar na comodidade, é indispensável considerar a segurança para evitar problemas no futuro.

Primeiramente é preciso definir qual será o tipo de elevador usado no empreendimento e qual a faixa de velocidade escolhida, pois estas especificações serão essenciais para dimensionar a infraestrutura do sistema.

Com a consideração correta, é possível evitar sobrecargas, mau funcionamento ou mesmo comprometimentos quanto à segurança.

  1. Contrate profissionais que tragam alternativas

Além de todos esses fatores, é indispensável que o projeto elétrico seja elaborado por profissionais competentes e capazes de atender às necessidades construtivas. Para edifícios de alta complexidade, o ideal é contar com especialistas que entendem completamente sobre o tema e conseguem reconhecer as exigências específicas de cada projeto. Assim, é possível obter os melhores resultados na construção do seu edifício.

Inclusive, é essencial para conseguir a aprovação e a liberação da construção nos órgãos competentes. Do contrário, os atrasos nas liberações  podem atrasar o cronograma de obras e até a entrega do empreendimento.

Os especialistas são profissionais que apresentam alternativas que podem lhe ajudar a obter uma economia acima do esperado na execução da obra, ou gerar mais valor para o seu negócio, e com isso aumentar a lucratividade do seu empreendimento.

A Thórus Engenharia é uma empresa especializada em elaborar projetos de instalações prediais, como os de distribuição elétrica e de entrada de energia (inclusive de subestação), para aprovação nas concessionárias. Podemos ajudar neste planejamento, sempre pensando na segurança e em oferecer alternativas para avaliação do melhor custo-benefício.

Deixe seu comentário abaixo, e compartilhe conosco o que achou deste post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail