Skip to content

Construção modular: como funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
construção modular

Assim como outros setores da economia, a construção civil não ficou para trás e vem passando por diversas transformações, sobretudo no que tange a industrialização do setor — falamos mais sobre industrialização na construção aqui — e os avanços de sucesso que estão sendo alcançados por meio dessas tendências da construção.

Uma dessas tendências é a construção modular. Sabemos que quando se fala em otimizar recursos, garantia de segurança nas operações e aumento na qualidade dos projetos, a construção modular vem tomando cada vez mais espaço no mercado. 

Essa modalidade de construção que vem revolucionando a construção no século XXI tem diversas aplicações e funcionalidades. Quer saber mais sobre? Confira com a gente este conteúdo!

Definindo a construção modular

Durante décadas, a construção ficou para trás de outros setores quanto à produtividade. A construção modular oportunizou a indústria a mudar radicalmente este cenário, permitindo construir empreendimentos dos mais diversos tamanhos em tempos recordes, antes jamais vistos. 

Embora não seja um conceito novo — tendo sido aplicado em momentos históricos da humanidade, como por exemplo, pós-guerra com a necessidade de reconstrução rápida e em massa para recuperação da economia — a construção modular apareceu com força no mercado apenas recentemente, sobretudo mostrando-se uma alternativa viável à ser avaliada.

Conceitualmente, construção modular é um termo utilizado para descrever o uso de unidades de construção pré-projetadas e produzidas em fábrica (fora do local de construção) para posterior transporte e montagem no local da construção.

A modernização das ferramentas tecnológicas, sobretudo, o amadurecimento do uso das ferramentas digitais que facilitam a projeção dos módulos e otimizaram a logística, simplificaram o processo, e com o advento do conhecimento em tecnologia de materiais, as percepções de consumidores e até mesmo engenheiros sobre a construção modular, vem mudando.

Como é feita?

Não raramente, os métodos de construção modular são comparados ao de construir com blocos (assim como sistema LEGO) uma vez que cada seção da construção é construída na fábrica para se encaixar perfeitamente com a próxima no local de construção.

O resultado disto é um produto de altíssima qualidade de projeto e execução, assegurando níveis elevadíssimos de confiabilidade.

Construções modulares são fabricadas em seções distantes dos locais de construção. A maior parte do trabalho é concluído em um ambiente fabril, seja como uma estrutura completa ou como subconjuntos modulares para um projeto maior.

O fato de que as ‘módulos’ são construídos externamente sob condições controladas da indústria permite a aplicação do uso das técnicas de manufatura enxuta, o que permite otimizar muitos recursos, tais como materiais e mão de obra especializada.

Podendo ser feita em diversos materiais, como concreto, aço ou madeira, o método pode incluir o adicionamento de  janelas, fontes de alimentação, sistemas de água e esgoto, telecomunicações, ar condicionado entre outros. E o principal: muitos desses recursos adicionais podem ser instalados ainda na fábrica, economizando tempo de construção no local.

Escute: Episódio do podcast Cenário Construtivo com a Isobloco, uma construtech focada em modulação, sustentabilidade e eficiência energética, unindo o concreto celular ao steel frame!

Quais os benefícios da construção modular?

Quando se fala de uma metodologia de construção disruptiva — que é o caso da construção modular — é de se esperar que seja acompanhada de vantagens superiores aos demais métodos empregados no setor.

Velocidade de construção

Projetos de construção modulares podem ser concluídos mais rápido do que os métodos de construção tradicionais, sabia? Ao optar pela construção modular, o processo de construção interna pode ocorrer junto com o local e as fundações e não há necessidade de se preocupar com os comuns atrasos climáticos.

Qualidade e segurança da mão de obra

Com as construções modulares, toda qualidade e segurança são garantidos, uma vez que os módulos são construídos em um ambiente totalmente controlado de fábrica.

Esse fator resulta em uma fiscalização mais rigorosa, assegurando que todos os procedimentos de segurança e qualidade sejam executados adequadamente, e a propriedade dos materiais conservados.

Flexibilidade de uso

Graças ao design personalizado das construções modulares, eles são extremamente flexíveis a diferentes projetos. 

Se você precisa de espaço extra para uma sala de jardim, escritório, estúdio, sala de aula ou sala de música, a construção modular pode atender às suas necessidades com um ambiente extra flexível, aproveitando todos os espaços.

Custo-benefício da construção modular

As construções modulares são muito econômicas, com opções de pagamento flexíveis disponíveis e um menor tempo de construção. O serviço de design também é frequentemente incluído, então você não precisa se preocupar com os custos do arquiteto além das despesas de construção como as convencionais.

Apelo à sustentabilidade

Esse sistema de construção combina perfeitamente com o conceito de green building.

Devido à criação dos módulos ser controlada e bem específica, acaba gerando uma quantidade de entulhos muito menor, tornando menor o desperdício de material, e ganhando esse conceito de sustentabilidade.

Outro fator muito importante, é que a construção modular está acima da alvenaria quando o assunto é demolição e impacto no meio ambiente, visto que essas edificações podem ser transferidas de um lugar para outro, facilitando todo o processo e desperdiçando menos.

Além disso, os prédios e casas modulares podem ser mais econômicas e sustentáveis quando o assunto é consumo de energia e água, pois é possível incorporar facilmente painéis fotovoltaicos e estrutura para captação da chuva.

Tendência mundial

Não há dúvidas quando falamos que as construções modulares estão cada vez mais na cabeça de muitas pessoas, se tornando uma grande tendência mundial.

O principal motivo são as infinitas possibilidades de construção com esse método pré-fabricado. É um tipo de construção rápida e versátil que faz com que essa tendência seja cada dia mais explorada e experimentada.

Muitos projetos tradicionais podem ser adaptados a esse tipo de construção modular, como por exemplo: lojas, galpões, casas, escolas, hotéis, refeitórios, edifícios, restaurantes e cafeterias, e tudo o que você puder imaginar, poderá se tornar viável. 

Conclusão

Não limitamos nosso pensamento apenas às habitações residenciais convencionais. Construções modulares hoje em dia vão muito mais além, sendo possível elaborar conjuntos habitacionais inteiros, edifícios comerciais e galpões industriais. 

Esse conteúdo foi útil para você? Se inscreva na newsletter abaixo e receba sempre novos materiais!

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail