Thórus Engenharia
O que é e como funciona o sistema AVAC?

blog

O que é e como funciona o sistema AVAC?

Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado, este é o significado da sigla AVAC, também conhecida como HVAC, em inglês Heating, Ventilating and Air Conditioning. O trio que compõe essa sigla tem a função de garantir conforto térmico por meio da climatização, seja em edifícios, escritórios, residências etc.

O sistema AVAC é muito importante para a filtração do ar, principalmente em cidades onde os índices de poluição são muito altos. Ele ajuda a eliminar bactérias, mofos e fungos do ambiente.

Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado: pilares do sistema AVAC

Para entender melhor como este sistema funciona, é preciso analisar os pilares que o constituem. Vamos a eles:

Aquecimento (A)

O aquecimento é responsável por manter a temperatura controlada em dias frios. Neste sistema, o aumento de calor de um ambiente pode ocorrer através do aquecimento por resistência eletromagnética, indução eletromagnética, arco eléctrico, radiação de infravermelhos ou simplesmente por uma caldeira de calefação ou bomba de calor.

Ventilação (V)

Já a ventilação tem a função de renovar o ar do ambiente e controlar a temperatura, dessa forma removendo poeira, calor, bactérias e odores do local. Os principais métodos de ventilação adotados em edifícios são: ventilação natural e ventilação mecânica.

Ventilação Natural: Nada mais é do que a utilização da energia natural (vento) para criar um ambiente saudável e confortável. A ventilação natural também ajuda a garantir o conforto térmico do seu projeto. Para assegurar a qualidade do ar – propiciado pela troca –, conforto térmico e economia de custos, a ventilação natural precisa ser aplicada de forma inteligente.

Ventilação Mecânica: Já a ventilação mecânica usa um manipulador para controlar a entrada, saída e a qualidade do ar no ambiente. Os odores e excesso de umidade podem ser controlados por esse manipulador.

Ar-Condicionado (AC)

O ar-condicionado desempenha a função de garantir a refrigeração e o controle de umidade do ambiente, podendo ou não renovar o ar. Na hora de escolher um ar-condicionado pense sempre na viabilidade financeira e nos sistemas existentes para cada objetivo.

O sistema AVAC está diretamente relacionado à eficiência energética dos edifícios. Ao realizar um estudo prévio, principalmente por simulações computacionais, obtêm-se as cargas térmicas dos ambientes e dimensiona-se um sistema mais eficiente para manter o conforto térmico do usuário.

Leia também: Eficiência energética, mais desempenho e sustentabilidade

Qual a relação dos filtros de ar e o sistema AVAC?

A troca de filtros deve ser feita regularmente, pois eles são a base de funcionamento do sistema AVAC. O modelo do filtro varia de acordo com o sistema. Para que isso nunca seja esquecida basta programar as manutenções preventivas e manter um estoque de filtros no edifício.

Normas Brasileiras

A norma brasileira que fala sobre este assunto é a ABNT NBR ISO 14644. Segundo ela, o sistema de filtragem deve apresentar três fases:

  • Primeira: filtragem primária do ar exterior
  • Segunda: filtragem secundária na saída de ventiladores
  • Terceira: filtragem final nos difusores

Já a norma ABNT NBR 16401, estabelece os parâmetros de projeto das instalações, do conforto térmico aos ocupantes e da qualidade aceitável de ar interior dos ambientes providos por ar-condicionado centrais e unitários.

Se esse texto foi útil para você, compartilhe! Aproveite e se inscreva na nossa newsletter abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail