Thórus Engenharia
O que é Virtual Design and Construction?

blog

Virtual Design and Construction

O que é Virtual Design and Construction?

O conceito de Virtual Design and Construction não é muito popular no Brasil, mesmo existindo desde 2001. Para explicar este assunto, resolvemos trazer uma tradução não literal de um conteúdo produzido pela BimCorner. A tradução foi feita por um de nossos engenheiros, Rafael Anton.

O Virtual Design and Construction (VDC) foi formulado pela universidade de Stanford da Califórnia em 2001, enquanto o BIM ainda estava no seu início.

Leia também: Como o BIM pode melhorar a eficiência energética na arquitetura dos edifícios

O processo de implementação começou, inicialmente, nos Estados Unidos e na Escandinávia e, posteriormente, na Suíça, Singapura e Peru. Atualmente, a maioria das construtoras na Noruega empregam especialistas certificados, que implementam diariamente os elementos do VDC.

Após quase 2 décadas, os efeitos positivos da introdução do método são visíveis. Primeiramente, o método possibilitou uma significante redução de riscos relacionados ao desenvolvimento e coordenação de projetos multidisciplinares. O novo jeito de organizar reuniões interdisciplinares reduziu sua duração e o tempo gasto no processo de tomada de decisão. A resolução de problemas se tornou rápida, e o número de desentendimentos foi reduzido, aumentando a qualidade dos resultados.

O que é Virtual Design and Construction (VDC)?

O desenvolvimento de projetos e a construção (Design and Construction) são as etapas em que nós podemos gerar mais valor para um empreendimento. A metodologia do VDC se baseia em conceper o projeto através de um modelo virtual (digital twin) e planejar a construção do empreendimento, também virtualmente, antes mesmo do início da obra de fato.

O VDC refere-se às pessoas. Pessoas trabalhando juntas em projetos multidisciplinares e em diferentes times. Tecnologia moderna aplicada à organização de reuniões auxiliam o trabalho feito de uma forma integrada e simultânea.

VDC é uma combinação de novas tecnologias (BIM) com sistema de trabalho e gerenciamento adequados (PPM), auxiliando as pessoas a trabalharem de maneira conjunta em um projeto, de uma forma integrada e simultânea (ICE). O sistema é focado em alcançar os objetivos de projeto, os quais podem auxiliar o cliente no alcance das suas metas enquanto dados são coletados e o progresso do fluxo de trabalho é acompanhado.

A estrutura do Virtual Design and Construction (VDC)

A estrutura do método VDC pode ser abordada na ótica de 3 perguntas base:

Por quê?

O quê?

e como?

Por que o cliente está fazendo o projeto?

O VDC pode ser considerado uma ferramenta de gerenciamento de objetivos. Antes de inicia o projeto, o cliente deve determinar os elementos importantes. A meta primária do projeto deve ser claramente definida.

Alguns exemplos de meta:

  • A construção deve ser finalizada até o dia 25 de fevereiro de 2025. (objetivo claro e mensurável)
  • O custo final do empreendimento deve estar abaixo de R$ 1.600,00 / m².

O que o time de projeto precisa alcançar?

Os objetivos do time de projetos devem ser direcionados para o atingimento da meta estabelecida pelo cliente. Inicialmente, o time deve analisar os possíveis riscos que podem atrapalhar o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Exemplo:

O cliente possui o objetivo de entregar o empreendimento dentro do prazo estabelecido. A obra em questão possui um grande telhado em estrutura metálica, que foi avaliado e tratado como fator de risco com relação aos prazos de projeto e execução do mesmo. Um possível objetivo da equipe poderia ser: Resolver todo o projeto de telhado 1 mês antes do início da obra.

Vale ressaltar que o cliente pode, e geralmente terá, mais de um objetivo para o empreendimento.

Como a equipe de projetos pode alcançar os objetivos?

O VDC inclui 3 elementos chave para esta questão, o termo ICE que é apoiado pelo BIM e pelo PPM.

Um pequeno resumo a respeito de cada um dos termos:

ICE – Engenharia simultânea Integrada

É um método de condução de reuniões interdisciplinares que utiliza modernas tecnologias de visualização. A metodologia prevê a utilização de grandes telas para uma visualização do modelo em 3D. As decisões a respeito das soluções de projetos devem ser tomadas durante a própria reunião, e o processo decisório deve ser horizontalizado (sem camadas de aprovação, decisão tomada em conjunto no ato da reunião afim de ganhar agilidade).

PPM – Gestão do portifólio de projetos

Um método para estabelecer um processo de produção. Baseia-se na programação do fluxo de trabalho e na determinação dos recursos necessários para a produção do mesmo.

BIM – Modelagem da informação da construção

O BIM desempenha um papel significativo dentro da metodologia do VDC. Acima de tudo, o BIM apoia o processo de tomada de decisão através da obtenção de dados (o “I” do BIM) e da visualização 3D. Os desafios de projetos podem ser facilmente apresentados para o time e para os clientes, e as informações podem ser utilizadas para o planejamento da construção (4D).

Indicadores

Os indicadores são a chave do VDC. Fazer medições e acompanhar indicadores deve ser uma tarefa diária ou semanal, para que uma boa avaliação dos resultados possa ser realizada. Os objetivos individuais devem ser controlados e correções podem ser realizadas ao longo do processo.

Para finalizar, pedimos ao engenheiro Rafael para fazer uma conclusão sobre este assunto:

Conclusão

VDC é uma nova forma de pensar a concepção do projeto e planejamento de obra, para todas as pessoas envolvidas no processo de um empreendimento.

O VDC coloca as pessoas como peça fundamental no processo, e utiliza as tecnologias e ferramentas disponíveis voltadas para auxiliar cada time no alcance dos objetivos de projeto.

As pessoas são a peça mais importante do processo, desta forma os dados devem ser utilizados de maneira mais intensa para o acompanhamento do processo, e as tecnologias devem auxiliar a obtenção de dados e a tomada de decisões. Assim como o processo deve ser mapeado e os recursos devem ser gerenciados como forma de obter o alcance das metas estabelecidas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail