Skip to content

Sensor de presença ou cerca elétrica: qual a melhor opção?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
sensor de presença

Existem tantas maneiras de proteger edifícios residenciais ou empresariais, que decidir entre dois produtos aparentemente semelhantes, como o sensor de presença e a cerca elétrica, pode ser uma tarefa difícil. Por isso criamos este conteúdo, para explicar a diferença entre um e outro, e você avaliar o que é melhor para sua necessidade.

Se você está decidindo exatamente como proteger o seu edifício, não se preocupe, você já deu um grande passo em pensar em fazê-lo. Isso porque muitos condomínios não possuem tanta preocupação, justamente por se tratar de um prédio, que pode ser mais seguro que uma casa. Mas aí que vem o grande mito, os edifícios são tão propícios a furtos e assaltos como qualquer outro lugar. Confira nosso material e ótima leitura!

Saiba mais: Instalação elétrica possui validade?

Sensor de presença

Os sensores de presença são equipamentos bem importantes para compor o sistema de segurança do seu edifício, isso porque eles conseguem “perceber” a movimentação no ambiente e acionar outro recurso que possa inibir a ação criminosa.

Os sensores de presença, ou até mesmo conhecidos como sensores de movimento, são um componente essencial dos dispositivos de detecção de movimento. Esses sensores são os componentes que permitem que esses detectores identifiquem movimentos incomuns em qualquer ambiente.

Existem vários tipos de sensores de presença, e entre eles, o mais comum usado é a detecção de infravermelho, uma tecnologia central de como esses dispositivos funcionam. Esse tipo de equipamento detecta a radiação infravermelha que emana de pessoas ao redor do seu edifício.

Alguns dos tipos existentes dos sensores são:

  • Micro-ondas;
  • Infravermelho;
  • Acústico.

Os recursos que podem ser combinados com esses sensores são diversos, como luzes de segurança, alarme sonoro e gerador de névoa. 

Cerca elétrica

Presente na maioria dos sistemas de segurança predial, a cerca elétrica é uma estrutura simples, que tem como objetivo impossibilitar o acesso por meio do choque. 

Esse sistema teve avanços ao longo do tempo, com a implantação de alarmes, disparando a sirene e o alerta para a central ou para os próprios moradores entrarem em contato com a polícia, pois nem sempre esse tipo de sistema está interligado com empresas de segurança.

Outra tecnologia é o uso da cerca sensorial, que utiliza infravermelhos para detectar movimentos que possam ser feitos fora do alcance da cerca elétrica ou mesmo quando ela não existir.

Selecionar o tipo ideal de cerca elétrica para proteger a propriedade da sua empresa ou edifício é uma tarefa extremamente importante e deve ser analisada com cautela.

Contar com um sistema de segurança de cerca elétrica ou sensor de presença pode ser um grande benefício na proteção de seus bens. Por isso, ambos são sistemas muito bons e bem importantes para garantir ainda mais segurança em seu edifício, basta verificar qual é o melhor, de acordo com cada necessidade.

Vamos apresentar algumas vantagens de possuir esses dois sistemas no edifício, acompanhe.

Leia também: Cinco cuidados que a construtora precisa ter com o projeto elétrico.

Vantagens de possuir esse tipo de sistema de segurança

Valorização do edifício

Um dos principais benefícios de edifícios com sensores de presença ou cerca elétrica instalados é a valorização do imóvel. Isso faz com que a empresa, residência ou o condomínio se torne mais bem-visto no mercado, uma vez que os bens dos moradores ou funcionários estarão protegidos e monitorados, fora a tranquilidade, que não tem preço.

Maior capacidade de identificar problemas

Possuir um sistema de segurança como sensor de presença ou cerca elétrica fortalece a capacidade do usuário de identificar a natureza de uma emergência e facilita uma resposta adequada sobre determinada situação, aumentando a segurança da equipe do edifício e visitantes.  

Praticidade de monitoramento

Outra vantagem desse tipo de tecnologia, é a praticidade de monitoramento nos edifícios. Muitos modelos possuem um sistema de notificação por meio de aplicativo de celular do cliente, que é informado imediatamente sobre o rompimento do perímetro protegido.

Mais segurança

E por último, o mais importante é a segurança do edifício. Pois esses tipos de sistemas ajudam a impedir que o crime ocorra. Muitos estudos apontam, como por exemplo, da Rutgers em 2009, que à medida que o número de sistemas de segurança residencial aumentava em uma área, o número de roubos residenciais diminuía naquela área, mesmo para pessoas que não tinham seu próprio sistema de segurança. 

Ou seja, ter um sistema de segurança não apenas protege você, mas ajuda a deter o crime e cria uma vizinhança mais segura para todos. 

Para ficar por dentro de dicas como esta, acesse nosso blog!

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail