efeito_menu_2px
Curva ABC: o que é e como ela pode ajudar na sua obra!

Blog

Curva ABC: o que é e como ela pode ajudar na sua obra!

Em um cenário global altamente competitivo, empresas da área da construção civil buscam formas de otimizar seus processos, reduzindo custos e melhorando a qualidade de seus produtos. E, neste contexto, foram desenvolvidas diversas ferramentas para melhorar a gestão dos estoques das empresas, sendo uma delas a Curva ABC.

A Curva ABC é um método de categorizar o inventário de acordo com o valor essencial de cada material, permitindo a análise de como deve funcionar o abastecimento de cada fornecedor. 

Porém, desde 2020, o setor da construção civil vem enfrentando a grande inflação dos insumos, por esse motivo, a importância de se fazer uma boa gestão de custos frente a esse cenário é ainda maior. 

O custo da construção ficou 25% mais alto comparado com o ano passado até 2021, considerando apenas os materiais utilizados, já a mão de obra, também tem sido um recurso limitado devido ao aquecimento do mercado. 

Alguns produtos tiveram aumento de 80% em relação ao início de 2020, acompanhado pelo aumento do custo da mão de obra, sem muita perspectiva de melhora para 2021.

E segundo o site do G1, mesmo sem perspectiva de redução de custo, o mercado da construção civil está aquecido, o que é uma boa notícia.

Mas para entender melhor o que é uma Curva ABC preparamos este conteúdo, com a participação especial de um parceiro da Thórus Engenharia, o sócio diretor da Methodo Engenharia, Leonardo Kock Adriano.

Boa leitura!

O que é uma Curva ABC

De maneira geral, a Curva ABC nada mais é do que uma ferramenta gerencial que visa facilitar a rotina e os processos da construtora. A Curva ABC também tem como objetivo classificar as informações ao separar os produtos de maior resistência. Logo, a Curva ABC contribui para o controle de custos e rentabilidade para as construtoras

Além disso, a Curva ABC é baseada em um teorema do economista Vilfredo Pareto — também conhecido como 80-20. Em meados de 1890, o economista realizou um estudo referente à distribuição de renda entre a população do mundo. 

Sendo assim, em 1897, ele concluiu que uma maior porcentagem da população absorvia um menor porcentual de renda, estritamente dentro da proporção de 80/20, ou seja, 80% da população mundial representava 20% da riqueza global, ao mesmo tempo que 20% da população detinha 80% desta mesma riqueza.

Alguns anos após essa análise, Joseph Moses Juran, consultor americano de gestão da qualidade, aplicou a regra 80/20 de Pareto na análise de negócios, com o complemento da definição da Curva ABC.

Por fim, seguindo a lógica de Pareto, 20% dos itens orçados equivalem a 80% do custo total, de forma que a Curva ABC indica graficamente os elementos com o maior peso no orçamento.

Quais são os parâmetros

Na classificação dos materiais, a Curva ABC leva o valor e quantidades utilizadas para caracterizar a importância de cada item. É através dela que podemos acompanhar a necessidade de aquisição de materiais ou matérias-primas, sendo possível perceber o giro de itens no estoque, a lucratividade e o faturamento da empresa.

Na Curva ABC, os itens do estoque são divididos em três grupos (A,B e C), conforme o valor de demanda (para produtos acabados) e consumo (para insumos). Tanto o valor de consumo quanto o de demanda são definidos a partir da multiplicação do preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda, onde:

  • Classe A: define 20% dos itens correspondentes a 80% do valor em demanda, consumo, quantidade ou importância. São itens que possuem alto valor;
  • Classe B: define 30% dos itens que correspondem a 15% do valor em demanda, consumo, quantidade ou importância. São os itens que possuem valor intermediário;
  • Classe C: define 50% dos itens que correspondem a 5% do valor em demanda, consumo, quantidade ou importância. Os itens de classe C são o de valor baixo.

Quais são os benefícios

O método ABC é utilizado justamente por trazer uma série de benefícios, permitindo com que o gestor dedicar-se mais direcionalmente às suas atividades. Dentre as inúmeras vantagens que a Curva ABC oferece, temos:

  • Organização de estoque: com a determinação da frequência de consumo e as quantidades solicitadas aos fornecedores, a Curva ABC possibilita saber quais materiais ainda estão disponíveis e quais devem ser adquiridos;
  • Redução de Desperdícios: a partir da organização do estoque e da gestão dos materiais, é possível prever com maior exatidão quanto e quais materiais serão necessários para cada serviço;
  • Investimentos: tendo todas as informações organizadas a partir da Curva ABC, o capital de giro pode ser alocado de forma mais inteligente e eficiente;
  • Lucratividade: com a redução de desperdícios e a organização do planejamento, é possível afirmar que a Curva ABC pode garantir maior lucratividade.

Qual a importância da Curva ABC

Aplicando a Lei de Pareto, pode-se separar os itens de maior importância ou impacto num determinado problema, os quais são normalmente em menor quantidade e economizar tempo e ter resultados mais representativos

Na área da construção civil, esse procedimento é um dos principais indicadores para análise de custos de obra. A engenharia civil se utiliza desse princípio para concluir quais são os principais insumos e serviços na execução de um empreendimento, tal qual suas quantidades e impactos no valor total da construção (MATTOS, 2014).

Segundo o sócio diretor da Methodo Engenharia, Leonardo Kock Adriano, dada a recente alta dos preços dos insumos da construção civil, a análise da Curva ABC torna-se fundamental para compreensão do impacto deste aumento no custo das obras e no planejamento de quais itens devem ser priorizados na elaboração de planos de ação objetivando atenuar o máximo possível os impactos no custo final da obra.

Quais são os desafios

A regra 80-20, embora possa ser utilizada em diversos negócios, deve ser aplicada com cautela. Certas situações que fogem à regra podem ser prejudicadas quando a proporção 80-20 não é obtida, o que tira a clareza na hora da decisão.

Observe a sua realidade

As melhores informações são aquelas que são a realidade do negócio. É com base em dados próprios que, aplicando a Curva ABC, você terá embasamento para as suas estratégias.

Considere a variabilidade dos fatos

Não quer dizer que porque a proporção é 80/20, que será sempre os mesmos 80 e os mesmos 20, certo? 

Com as oscilações da realidade do mercado e do negócio, certamente o que antes era parte dos itens Classe B podem passar a fazer parte dos itens Classe A. Um produto pode deixar de ser uma tendência, uma matéria-prima passa a ser substituída por outra de menor custo e assim por diante.

O foco aqui é entender que a Curva ABC deve ser avaliada de forma contínua, permitindo o reajuste e adequação das estratégias de acordo com a variabilidade. Esta tendência observada nos negócios deve servir como uma ferramenta para otimizar seus insumos e produtos.

Como a Methodo Engenharia faz essa análise

De acordo com Leonardo, a utilização da metodologia da Curva ABC possibilita a priorização na negociação de materiais e mão de obra e na atribuição das responsabilidades no processo de compras.

Adriano aponta ser uma das ferramentas que garantem que o orçamento seja utilizado da melhor forma possível, pois os responsáveis têm subsídios para identificar e empregar esforços nas negociações que mais geraram resultados à obra.

 

 

 

Na Methodo Engenharia, após a elaboração de um orçamento executivo, é realizada uma aprofundada análise dos insumos que integram a curva A do empreendimento, apresentando aos clientes de forma clara quais itens devem ser priorizados nas negociações durante a execução da obra.

Desta forma, os itens de maior representatividade, demandam mais tempo de negociação e devem ser identificados para constarem de forma correta no calendário de aquisições do planejamento da obra

Gostou deste assunto? Inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro e atualizado de outros assuntos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail