Thórus Engenharia
Conheça as principais ferramentas BIM

blog

Ferramentas BIM

Conheça as principais ferramentas BIM

Que o BIM é uma solução quase que mandatória para quem trabalha com edificações você já sabe. Provavelmente já se deparou com o termo Building Information Modeling para fazer gestão de custos ou até mesmo na identificação de interferências utilizando essa ferramenta (falamos mais sobre isso aqui). Mas você conhece as principais ferramentas BIM? Ou mesmo sabe as diferenças entre elas? Segue conosco neste texto que te explicamos a importância do BIM e para que serve cada ferramenta que utiliza a solução BIM. Boa leitura!

Entenda a importância do BIM

Utilizado como um processo de criação de modelos virtuais de edificações com base em informações técnicas, o BIM (Building Information Modeling) é um sistema que habilita a colaboração de diversos profissionais dentro de um mesmo escopo de projeto.

Por isso, o BIM pode ser aplicado em todas as etapas do projeto, ou seja, desde o estudo de viabilidade até a operação do edifício. Além de versátil, seu sistema permite diversas parametrizações e níveis de detalhamento, de acordo com a exigência de cada projeto. Para entender mais sobre o que é o BIM e qual sua importância, basta clicar aqui.

Agora conheça quais são as ferramentas BIM

Se tratando de um sistema, diversas ferramentas operam com Building Information Modeling, e, em virtude disso, listamos abaixo as principais ferramentas BIM e suas características. Além disso, separamos por tags, que vão te guiar melhor para entender onde cada uma dessas ferramentas se encaixam melhor, viu? Acompanhe!

Revit

O mais utilizado no mercado nacional para arquitetura, estrutura e instalações de ferramentas BIM, é o Revit. Ele foi desenvolvido pela Autodesk, o Revit pode ser comprado por pacotes mensais, anuais ou até mesmo trienais (sendo a última versão a mais em conta se você planeja utilizar o software por vários anos). No entanto, ainda é possível baixar a versão gratuita do sistema, disponível tanto para estudantes quanto para empresas, por um período de 30 dias.

ArchiCAD

Principal concorrente do Revit, principalmente em arquitetura, o ArchiCAD é muito usado também para instalações. Para a parte de instalações pode ser utilizado um complemento Archicad MEP.

O ArchiCAD ajuda no  fluxo de trabalho de projetos integrados,  aprimorando e colaborando entre as partes interessadas do projeto. É uma ferramenta muito forte para unir arquitetos e engenheiros em um modelo compartilhado.

QiBuilder

Também concorrente do Revit na parte de instalações, o QiBuilder faz parte das ferramentas BIM e é um software nacional desenvolvido e distribuído pela AltoQI. Era muito forte antes do BIM com o Hydros e com o Lumine, para hidráulica e elétrica. Perdeu mercado com a ascensão do Revit, e está recuperando agora com o novo produto QiBuilder, que trás a parte de BIM para instalações.

Ele possui recursos muito legais que vão colocar você um passo à frente no mercado. Novos ambientes e configurações para modelagem, ampliação do portfólio de projetos e colaboração BIM. Tudo para proporcionar uma experiência transformadora para você e para o seu cliente.

Eberick

Produto da AltoQI para cálculo estrutural em BIM, muito popular há bastante tempo no Brasil.

O Eberick traz recursos diferenciados para estruturas, que vão ampliar a maneira como sua empresa elabora e entrega seus projetos. Nele, é possível ter uma experiência aprofundada com o recurso de realidade aumentada, visualização tridimensional das armaduras e alta performance para estruturas de todos os portes.

TQS

O TQS é um software de modelagem estrutural em BIM, concorrente do Eberick, desenvolvido para a elaboração de projetos de estruturas e fundações de edificações. Eles são referência nesse campo de campo de atuação, por isso, vale a pena conferir a ferramenta deles.

Navisworks

O software Navisworks da Autodesk, é dedicado à análise e revisão de modelos BIM. Faz ações como detecção de interferências, quantificação de materiais e serviços, e simulação do canteiro de obras de acordo com o planejamento da obra.

Com essa ferramenta é possível combinar dados de projeto e construção em um único modelo, identificando e resolvendo conflitos e problemas de interferência antes da construção. Além de agregar  dados de várias especialidades para controlar melhor os resultados.

Solibri

A Solibri é concorrente do Navisworks e, apesar de terem diferenças nas funções, também faz a detecção de interferências, quantificação, visualização e faz checagens de modelo automatizadas (baseado em regras programadas, com por exemplo, verifica se tem algum pavimento que está com altura menor que 2,2 metros). 

E também começa a entrar na parte de coordenação e comunicação entre os times de engenharia, envio de problemas e discussões. Atua como centralizador de modelos (assim como Navisworks), o chamado modelo federado.

Visicon

Também concorrente dos dois acima, porém com uma parcela menor do mercado. Ele tem uma função que permite criar modelos BIM de projetos de estrutura protendida criados pelo software ADAPT. O Software Adapt é uma opção para projetar sistemas de cabos para estrutura protegida, e permite inserir o arquivo do adapt no Visicon, gerando um modelo BIM do mesmo.

Visicon oferece aos designers uma visibilidade sem precedentes em todos os modelos BIM de design, análise e produção que eles usam e revisam. Não importa a fonte (Revit®, IFC, ETABS®, ADAPT, nuvem de pontos, etc.), a solução deles oferece uma maneira fácil e poderosa de entender, comparar e verificar modelos de projeto.

Confira aqui um webinar especial sobre as funcionalidades do Visicon!

BIM 360

O Bim 360 também é uma ferramenta ligada à Autodesk. Ele é totalmente online e possui vários módulos (gestão de documentos, coordenação, colaboração, visualizador e quantificação). 

Atualmente o BIM 360 é muito utilizado pelos parceiros aqui da Thórus Engenharia para fazer gestão de documentos (inserção, controle, e versionamento de pdf, ifc e entre outros). Também é usado para coordenação, fazendo uma função similar ao Navisworks, porém, em nuvem.

Além de tudo isso, também é muito empregado para colaboração e visualização de modelos — onde é possível criar e gerenciar problemas de projetos — repassando responsáveis e acompanhando a solução dos mesmos. 

Dalux

Similar ao BIM 360, o Dalux também é em nuvem e compartilha funções parecidas. Tem uma versão gratuita que é voltada para apenas a visualização de modelos BIM. E a versão paga que é o Dalux Field e o Dalux BOX.

Na versão paga é feita a colaboração, coordenação, quantificação, e tem uma função de realidade aumentada, além do visualizador 3D. É muito bem aceito pelo pessoal de obra pela facilidade na utilização do visualizador BIM. Porém, a parte paga ainda não é tão difundida no Brasil.

Confira o webinar que produzimos com a equipe do Dalux! 

BimCollab

O BimCollab é muito usado e difundido no Brasil. Ele é utilizado basicamente para colaboração, fazendo a gestão de problemas contendo o status do problema, responsáveis, e todo o histórico de discussões (similar ao que foi explicado acima para o BIM 360).  

Possui suporte para o BCF, direto do software de modelagem (revit, archicad, etc…), apontando problemas de projeto que serão referenciados pela sua localização. Com isso, quando alguém acessa o problema, o usuário é direcionado direto para o local do obstáculo.

Construflow

O Construflow é concorrente do BimCollab, também sendo um software nacional, e de colaboração. É através da compatibilização que os projetos são analisados quanto à qualidade e conformidade com escopo, premissas e construtibilidade. O fluxo de comunicação na compatibilização é muito mais fácil e transparente entre todos os envolvidos, pois a plataforma é intuitiva e de simples acesso.

Saiba mais sobre o Construflow nesse webinar especial!

Inbuilt

O Inbuilt é especializado em instalações prediais com realidade aumentada, eles entregam o manual do proprietário atendendo as normas vigentes juntamente com uma interface em realidade aumentada.

A realidade aumentada, além de ser uma ferramenta importante para o CRM das incorporadoras e construtoras, pode ser usada no stand de vendas para demonstrar a tecnologia a seus clientes, como também apresentando a busca por inovação e soluções envolvendo tecnologias em ascensão.

Augin

O Augin é a principal plataforma de Realidade Aumentada da América Latina, para a construção civil. É possível usar todas as funcionalidades da plataforma e dos plugins disponíveis sem custos.

Construcode

Tem como principal diferencial a utilização de QR Codes, e sua função é voltada para gestão de documentos. A ideia é posicionar os QR Codes em obra no pavimento, para que o projeto seja acessível pelo celular do engenheiro ou instalador.

Rubk

Ele tem como principal objetivo realizar a extração e manipulação dos dados do modelo BIM, de forma que seja possível criar uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP) para a obra. Realiza a atribuição de custo aos elementos de forma que possamos extrair orçamentação também. Tem integração direta com o ERP da Mega.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o Rubk é um aplicativo totalmente integrado ao BIM, focado na etapa 5D, para geração de orçamentos de obras. Com ele, você conta com os principais bancos de composição, como o SINAPI, atualizados dentro da própria ferramenta, ou pode também importar seu próprio banco de forma simples e objetiva.

Prevision

O Prevision é um Software voltado para a gestão de obras, possui módulo para integração das informações de gestão com o modelo BIM. Com ele, você consegue centralizar os principais indicadores de obras em uma tela, acompanhar em tempo real, e escolher o melhor cenário de planejamento com facilidade.

Construct In

A Construct In realiza a captura de vídeos e fotos em 360 graus da obra. Fazendo todo o registro fotográfico e acompanhamento da evolução da obra com o passar do tempo. É empregado também para registrar, comunicar e resolver problemas com projetistas. Possui módulo para visualização do Modelo BIM ao lado da imagem real da obra, para verificação.

Podcast: confira os episódios sobre o Inbuilt, Augin, Construcode, Rubk, Prevision e Construct In. 

Agora que você já conhece essa variedade de ferramentas BIM, que tal conferir nosso blog? Nos vemos lá!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail