Aquecedor solar: quais as vantagens?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ter água quente em casa pode, muitas vezes, representar um aumento significativo nas contas de energia elétrica ou no consumo de gás. Seja para tomar banho, lavar a louça ou as roupas, aquecer a água e, principalmente, no inverno, é essencial. Mas, e quanto ao aquecedor solar?

Além de ser vantajoso economicamente, o aquecedor solar apresenta benefícios ambientais que favorecem ainda mais a adoção deste sistema para aquecer a água. No entanto, algumas dúvidas podem surgir, sobretudo, para as pessoas que não conhecem muito bem o sistema de aquecedor solar.

Para explicar melhor sobre aquecedor solar e suas vantagens, convidamos o supervisor de vendas da Solis, Victor Antônio de Castro, para falar mais sobre o assunto. Confira com a gente!

Aquecedor solar: O que é

Antes que seja tarde, é possível aproveitar a energia solar tanto para aquecer água quanto para produzir energia elétrica, sendo importante saber distinguir os sistemas para não haver confusão.

A energia solar fotovoltaica é a que resulta da transformação direta da luz solar em energia elétrica pelo princípio fotovoltaico, utilizando os conhecidos painéis fotovoltaicos. Já a energia solar fototérmica, é aquela resultada pelo o aproveitamento da radiação solar para aquecer algum material — geralmente a água — pelos painéis (coletores) fototérmicos.

Neste artigo, falaremos especificamente da energia solar fototérmica, os famosos aquecedores solar.

Aquecedor solar é o nome dado para o equipamento capaz de aquecer a água por meio da energia solar. De forma geral, ele é composto por apenas duas partes: os painéis e o reservatório térmico (boiler).

Vale lembrar que as placas que aquecem a água são diferentes das que produzem energia. Isto porque o aquecedor solar é desenvolvido especificamente para aquecer a água, direta ou indiretamente.

Quais são os tipos de aquecedores solar fototérmicos

Embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, existem diferentes tipos de aquecedores solar. Os principais são os residenciais (para banho, torneiras e lavanderia, por exemplo) e os aquecedores para piscina.

O aquecedor solar para piscina possui coletores abertos e, diferentemente do aquecedor solar para banho, não possui reservatório. Isto porque, uma vez que o sensor de temperatura dos coletores solares identificam o ganho de temperatura nos primeiros raios solares, a água da piscina vai circular pelo sistema até atingir a temperatura programada no sistema.

Já o aquecedor solar para banho possui os coletores geralmente em caixas, os famosos painéis ou placas. Essas caixas além de serem altamente resistentes, favorecem o aquecimento, proporcionando alta eficiência térmica. Neste caso, a presença de um reservatório (boiler) é essencial para garantir o funcionamento pleno do sistema e a disponibilidade de água quente ao longo do dia.

Como funciona o aquecedor solar?

O sistema de aquecimento de água por meio da radiação solar é razoavelmente simples, apesar de necessitar de componentes específicos — que são os painéis solares e o reservatório.

O princípio está baseado na circulação da água entre os painéis e o reservatório. A água fria da caixa d’água abastece o boiler e, tão logo os primeiros raios solares incidem sobre os coletores, a água começa a aquecer e retorna para o reservatório. Este processo de circulação ‘reservatório – painéis – reservatório’ repete-se até que a água atinja altas temperaturas.

Uma vez aquecida, a água fica no boiler até o seu uso e, conforme vai esvaziando, o processo se repete, disponibilizando água quente de forma contínua. 

No entanto, é importante dimensionar esse sistema apropriadamente para a sua necessidade, ou seja, saber exatamente o número de painéis e o volume do reservatório para assegurar a disponibilidade de água de acordo com a demanda — veremos mais abaixo como dimensionar o sistema.

Uma grande vantagem hoje em dia, é que não é mais obrigatório que as residências — ou empresas — possuam encanamento específico para água quente. Isto porque já existem soluções que promovem a mistura da água quente com a água fria externamente: os misturadores externos. Eles facilitam a instalação e evitam grandes obras na estrutura do local.

Em períodos noturnos, o processo de aquecimento solar não ocorre, no entanto, isto não significa que você ficará sem água quente. O boiler tem justamente esta função de armazenar a água em altas temperaturas, garantindo a disponibilidade de água quente mesmo durante a noite.

Além disso, Victor afirma que uma pergunta muito frequente é em relação aos dias nublados. Segundo ele, em dias frios, chuvosos, nublados ou menos quentes, o sistema de aquecimento solar continua funcionando. Mesmo que encoberto por nuvens e com uma radiação menor, o sol ainda está presente no céu. 

Como dimensionar o sistema

O dimensionamento dos sistemas de aquecimento solar levam em consideração alguns fatores, que vão além do número de pessoas na casa. O fato é que a localização geográfica e o clima da região interferem diretamente na eficiência do sistema. 

Outros fatores relacionados ao dimensionamento do aquecedor solar, são os pontos de consumo de água quente — como banheiro e cozinha, por exemplo — e o número médio de banhos por pessoa diariamente.

Para auxiliar neste processo, também é possível contar com calculadoras de dimensionamento. A ‘DimenSolis’ é uma ferramenta digital que ajuda você em poucos cliques, a ter uma ideia de quantas coletores e qual o volume de reservatório será necessário. 

Essas calculadoras fornecem uma aproximação. Para se ter um dimensionamento exato, é preciso solicitar uma visita técnica com uma empresa especializada no segmento, que considerará todos os fatores, além de indicar o melhor local para instalação do sistema.

Vantagens do aquecedor solar

Para Victor Antônio de Castro, o aquecedor solar apresenta inúmeros benefícios e, eles se aplicam tanto para os aquecedores solares de piscina quanto para aquecedores solares para residências.

O conforto térmico é uma delas. O sistema de aquecimento solar fornece água aquecida e abundante a qualquer hora do dia ou da noite e, até mesmo sem a presença do Sol, a água quente fica conservada no reservatório proporcionando muito conforto.

A economia e a baixa manutenção também merecem destaque. Isto porque o aquecedor solar pode promover uma economia de até 40% na conta de luz e no longo prazo apresenta um ótimo custo benefício. Além disso, este sistema apresenta baixa manutenção, o que resulta em economia também.

Além das vantagens citadas acima, o aquecedor solar apresenta o benefício de ser uma solução sustentável, por utilizar de uma fonte limpa, infinita e renovável, que é o Sol, para seu funcionamento.

Por fim, não dá pra deixar de fora que trata-se de um sistema de fácil adaptação, serve para qualquer tipo de necessidade, é muito mais durável e, claro, promove a valorização do imóvel!

Como você pôde perceber, o sistema de aquecimento solar de água é uma excelente opção para quem busca tecnologia, conforto e economia. De fácil instalação, com garantia e eficiência, o aquecedor solar é uma alternativa que deve ser considerada em seu imóvel.

 

Gostou desse texto? Inscreva-se na nossa newsletter para ficar por dentro de mais materiais como esse!

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail