Wellness: por que aplicar esse conceito no seu empreendimento?

Wellness: por que aplicar esse conceito no seu empreendimento?

Nos últimos anos, muito se fala em sustentabilidade. Grande parte da população ativou o radar para a complexidade do assunto e aos grandes impactos gerados ao ambiente. A questão é que esse movimento não vem ocorrendo apenas quando falamos de meio ambiente, mas também, quando falamos em qualidade de vida ou, como está na moda: wellness.

Naturalmente, as movimentações em torno da sustentabilidade refletiram na construção civil e, grandes empresas, começaram a avaliar formas de construir de maneira sustentável e de trazer elementos ao dia a dia de quem usufruísse o espaço no futuro. Até mesmo algumas certificações foram criadas.

Mas você sabia que essas mesmas mudanças na forma de pensar a construção também estão ocorrendo provocadas por esse conceito de wellness? Nesse conteúdo, vamos te explicar o que é e porque você não deve ficar para trás!

O que é wellness?

Muito mais que um termo que está na moda, wellness representa um estilo de vida. Traduzido de forma literal, wellness é bem-estar e é seguido por quem busca o equilíbrio. Mas diferente do que muitos pensam, esse estilo de vida não busca apenas uma vida saudável para o corpo, regada de atividades físicas e refeições balanceadas. Quando falamos em wellness falamos justamente do bem-estar do corpo e da mente. 

É aquela caminhada despreocupada no parque ou na praia ao fim do expediente de trabalho, é um tempo de qualidade com a família e os amigos, é equilibrar a vida entre as atividades rotineiras e as que realmente gosta. Wellness é sair do automático do dia a dia. 

Existem vários pontos que são trabalhados dentro do conceito de wellness, como os seguintes: 

  • Autocuidado
  • Roupas confortáveis
  • Atividades físicas regulares
  • Qualidade do sono 
  • Alimentação equilibrada 

Todos esses itens compõem o conceito de wellness e juntos, nos proporcionam o aumento da qualidade de vida, já que estão focados em melhorar hábitos para manter o corpo e a mente ativos. Ou seja, viver dentro desse conceito é olhar para si mesmo buscando a harmonia de todos os âmbitos da vida. 

Wellness na construção civil 

Agora que você já entendeu o conceito de wellness, deve estar se perguntando como isso se relaciona com o mercado da construção civil. É simples! A construção está envolvida em dois dos principais ambientes que passamos nossos dias: nossa casa e nosso trabalho. Além, é claro, de shoppings, supermercados, lojas etc. 

Mas pensando, inicialmente, nesses dois ambientes nos quais dividimos boa parte do dia, entendemos porque é tão importante que o mercado da construção civil compreenda e aplique esse conceito em suas obras. Isso, sem contar nos casos em que o trabalho é feito de dentro de casa, aumentando ainda mais o tempo que você passa no mesmo ambiente. 

Com as pessoas se preocupando cada vez mais com o bem-estar e, muitas, seguindo à risca o conceito de wellness, se tornou obrigação que os empreendimentos pensem nisso. Wellness na construção civil é proporcionar ambientes que favoreçam a qualidade de vida, o equilíbrio, a disposição e a saúde dos indivíduos. Listamos abaixo alguns exemplos de pontos que você pode pensar na hora de projetar seu próximo empreendimento:

  • Localização: onde será o seu próximo empreendimento? Quais os espaços nos arredores? Que tal pensar em um empreendimento que fique próximo a um parque, por exemplo, para facilitar a prática de atividade física, caminhada ou um momento de descompressão?
  • Áreas comuns e de lazer: que tal sair do tradicional e pensar em áreas comuns que estimulem a qualidade de vida? Um espaço zen para meditação, um spa, uma piscina apropriada para a prática de natação, uma academia bem estruturada, uma horta coletiva… as possibilidades são inúmeras! 
  • Conforto térmico e luminoso: tudo que falamos até agora também se aplica para as áreas particulares no empreendimento. Valorizar a iluminação e ventilação natural, por exemplo, além de ser mais sustentável, torna o ambiente muito mais agradável de se estar. 

Independente das escolhas, a pergunta que você deve se fazer na hora de começar a pensar na estrutura do seu próximo empreendimento é: como isso vai oferecer conforto e qualidade de vida aos usuários?

Leia também: Mais de 100 ideias para você aplicar no seu próximo empreendimento – Áreas de Lazer

Existe uma certificação wellness? 

A resposta é sim! Ela é chamada de certificação WELL e é oferecida pelo International Well Building Institute (IWBI). Essa certificação passou por um extenso processo de estudo, envolvendo diversas áreas, como entidades médicas, científicas e da engenharia, até ser oficialmente lançada em 2015. 

A certificação é feita em forma de pontos obtidos em sete categorias: ar, água, alimentação, luz, fitness, conforto e mente. De acordo com a nota alcançada, o empreendimento pode ser classificado como prata, ouro ou platina. 

Cada requisito da certificação pode ser associado a um sistema corporal, que totalizam 11. São eles:

  • Cardiovascular
  • Digestivo
  • Endócrino
  • Imunológico
  • Tegumentar
  • Muscular
  • Nervoso
  • Reprodutivo
  • Respiratório
  • Esquelético
  • Urinário

Para obter a certificação é necessário um processo que contém cinco etapas: registro, documentação, verificação de desempenho, certificação e recertificação. Além disso, a certificação WELL ainda necessita de uma auditoria presencial. 

No Brasil, já existem empresas licenciadas para realizar o processo de certificação e que podem dar o suporte necessário sobre todas as etapas. 

Por que investir nesse conceito?

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana de consultoria McKinsey & Company, o mercado wellness é responsável por movimentar aproximadamente US$1,5 trilhão, com crescimento anual de 5 a 10%. Além disso, falando especificamente do mercado brasileiro, 75% dos entrevistados do país, apontaram o tema wellness como uma das suas “top” prioridades de vida.

Podemos concluir então que o mercado wellness é um nicho em crescimento constante, ou seja, o seu público consumidor estará procurando por empreendimentos que estejam alinhados a esse perfil. O conceito wellness acaba se tornando então um diferencial competitivo para o seu empreendimento.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar! Para receber mais materiais como este, basta se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contineu lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail