Skip to content

Análise automatizada clash detection através de regras de verificação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muitas interferências (clash detection) de um projeto só são percebidas durante a execução, promovendo acréscimos no tempo de execução e nos custos da obra. Geralmente isto acontece quando as obras são executadas sem a compatibilização dos projetos ou mesmo quando isto é feito pelo método tradicional.

Sendo assim, utilizar ferramentas BIM (Building Information Modelling) pode contribuir  significativamente em detectar clash detections de maneira automática.

A detecção de interferências (do inglês, clash detection) surge devido a construção do modelo do projeto — embora único — se dar por várias plataformas, podendo realizar os testes de conflitos por meio de regras de verificação, alcançando diferentes níveis de detalhamento. Para entender mais sobre o uso de regras de verificação em análises automatizadas de interferências, acompanhe com a gente este conteúdo que fizemos para você!

O que é clash detection

A detecção de interferência é uma etapa que pode acontecer tanto durante a modelagem do projeto, bem como após a união dos componentes das diferentes camadas do projeto. Também conhecida pelo termo em inglês ‘clash detection’, essa pesquisa consiste na verificação de possíveis interferências entre os objetos do modelo, ou seja, o processo de detecção de conflitos entre os elementos do modelo. 

Por ser de um ambiente tridimensional e paramétrico, os conflitos são rapidamente vistos e com maior automação. Poder gerar cortes e vistas diversas no modelo também auxilia na detecção visual de problemas, não sendo possível a compatibilização com manuais.

A automação do clash detection é uma grande vantagem da compatibilização em modelos BIM. Além disso, é possível que categorias de objetos sejam testados de forma isolada,  assim como todo o projeto seja testado de uma só vez.

Como podem ser devidas a várias causas, as interferências resultam em tipos distintos de clash detection. Vejamos abaixo!

Tipos de clash detection

Em geral, os conflitos detectados no BIM podem ser classificados em três tipos:

 

  • Hard Clash – Provavelmente o tipo mais comum e clash detectionde interferência. Ocorre quando há ocupação de dois objetos em um mesmo espaço. Nesse caso, é necessário remodelar um ou mais modelos digitais comparados para reverter a situação. Um exemplo disso seria uma viga que colide com um duto de ar.

 

  • Soft Clash ou Clearance Clash –  Possíveis de serem resolvidas diretamente na fase de construção — sem a necessidade de refazer modelos digitais — as interferências do tipo ‘soft clash’ são as intervenções que acontecem sem o choque físico dos objetos. Ocorrem quando elementos não são compatíveis do ponto de vista geométrico, pois invadem o respectivo espaço necessário para montagem ou manutenção.

 

  • 4D Clash ou Workflow Clash – São aquelas interferências observadas durante o sequenciamento de atividades ao longo da construção. Eles não são visíveis do ponto de vista temporal do processo, mas somente durante etapas específicas da construção. 

Para facilitar e otimizar o processo de clash detection, podemos utilizar regras de verificação, continue acompanhando o conteúdo abaixo.

Aplicação de regras de verificação

Toda essa automação no processo acaba por identificar interferências que, às vezes, podem não ser relevantes para o projeto. Aplicar regras de verificação é fundamental para que as interferências que podem gerar atrasos na execução sejam solucionadas ainda na etapa de compatibilização. Mesmo sendo  um processo digital e, de certa automatização, a identificação de interferências deve passar por filtragem, onde só informações relevantes sejam avaliadas.

 Portanto, é imperioso que os testes de verificação de interferências sejam feitos de forma criteriosa, filtrando as informações relevantes e permitindo o estudo correto das interferências encontradas, assim como a atribuir responsabilidades na correção dos problemas.

É possível trabalhar com os objetos diretamente no modelo mesmo ou definir suas próprias regras e associar os parâmetros de clash detection mais apropriados para você. Além disso, uma vez definidas as regras de verificação, a detecção de conflitos pode ser repetida automaticamente a cada atualização dos modelos e a cada avanço do projeto.

Importância

A detecção de conflitos minimiza erros do projeto no trabalho, esforço e dinheiro durante o andamento do projeto e também da obra, haja vista que o projeto é digital.

O uso de um processo automatizado, com filtros de verificação na detecção de colisões, vai além da economia de recursos financeiros, reduzindo o trabalho braçal e também intelectual despendido para verificação de modelos. Tendo o fluxo bem construído, é possível medir o avanço financeiro e ter garantias de que atrasos desnecessários não ocorram antes da construção física da obra

Vantagens

Dentre as diversas vantagens de se realizar clash detection de forma automatizada com o uso de regras de verificação, podemos citar:

Documentação precisa do projeto de engenharia

Facilita para toda a equipe desenvolver projetos sofisticados sem se preocupar com a qualidade dos documentos de construção. Com todo o arcabouço da tecnologia de detecção nas ferramentas BIM, uma simples alteração feita em um único elemento é refletida em todas as visualizações, automaticamente, tendo a transferência do conhecimento contínua e automatizada.

Melhor coordenação e colaboração entre as equipes

Pelo processo digital de clash detection, é mais fácil para as equipes compartilharem e colaborarem no mesmo projeto. Vários recursos tornam o processo mais rápido e eficiente.

Conflito automático e resolução de conflitos 

Com a automatização de análise de conflitos nas ferramentas BIM, as equipes de engenheiros e arquitetos podem modelar com antecedência, minimizando conflitos na obra.

Abordagem simplificada e integrada

Permite ter uma visão universal de um projeto. Com tantos documentos totalmente separados entre si, é desafiador para a equipe aprimorar e dar sucesso ao projeto. 

O uso de clash detection automatizada com regras de verificação fornece alto nível de transparência e eficiência de colaboração entre os interessados.

Conclusão

O clash detection não é apenas um diferencial, mas sim essencial no fluxo de trabalho colaborativo e de gestão de projetos em BIM. A revolução dos projetos de engenharia com o uso de ferramentas de detecção automatizadas de interferência deu a todos o poder de antecipar falhas — antes mesmo de iniciar a obra — economizando e otimizando recursos.

Fique por dentro de conteúdos como este assinando nossa newsletter abaixo! 

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail