Thórus Engenharia
Alvenaria estrutural em gesso pré-moldado: conheça a tecnologia brasileira

blog

Alvenaria estrutural em gesso pré-moldado: conheça a tecnologia brasileira

A industrialização da construção civil não é mais uma novidade. Já produzimos alguns conteúdos no nosso blog sobre alguns dos desdobramentos possíveis. Métodos e materiais construtivos surgem com frequência no mercado. Um exemplo disso são os blocos de Alvenaria Estrutural de Gesso Ultra Resistente, da Neogyp. 

Leia também: Industrialização da construção: tendências para a nova década

 

Quais as características do bloco de Alvenaria Estrutural de Gesso?

A Neogyp é uma startup apoiada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Núcleo Regional Tocantins), em parceria com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Programa Tecnova/Tocantins.

Eles desenvolveram um sistema para pré-moldar o gesso. O sulfato de cálcio – matéria prima básica – é processado e moldado em formas específicas para o bloco. Após moldado, o bloco necessita de seis horas para “descanso” e 18 horas para poder ser transportado. Assim que esse período passar, o bloco já pode ser liberado para uso. 

Como é um bloco com função estrutural, não possui nenhum impeditivo para ser utilizado em lajes, ou mais, pisos, por exemplo. Basicamente, os blocos facilitam a construção por seu formato, trazendo mais agilidade para a obra, com encaixe perfeito e dispensando a necessidade do processo de chapisco. Visualmente, essas características dos blocos remetem até mesmo a peças de Lego, característica que ajuda a demonstrar porque o processo de construção com os blocos pode ser tão prático. 

Na tabela abaixo você pode visualizar as principais características técnicas dos blocos de Alvenaria Estrutural de Gesso. 

característica dos blocos de alveria estrutural em gesso

As medidas do bloco expostas na tabela acima, são um padrão, mas por se tratar de blocos pré-moldados, também é possível realizar a adequação de tamanho do bloco conforme necessidade do projeto do cliente. 

Produto em processo de certificação

Francinei Santos de Souza é o Diretor na Neogyp e explica que a grande barreira de inovação que a empresa busca romper, é justamente a certificação. O desafio de converter o produto em uma matéria-prima para o setor da construção civil, atendendo as normas necessárias faz parte da trajetória da empresa. 

Atualmente, o bloco de alvenaria estrutural em gesso é uma matéria-prima que atende as especificações da NBR 15.575 e outras regulamentações da ABNT para controle de qualidade e certificação. 

Escute: Podcast Cenário Construtivo – Inovações para adotar na sua obra

 

Quais as vantagens do bloco de alvenaria estrutural de gesso?

Mais do que apenas o bloco de alvenaria estrutural isoladamente, estamos falando de um sistema construtivo proposto pela Neogyp. Esse sistema consiste em aplicar alvenarias de gesso ultra resistentes, inclusive em ambientes externos, possibilitando uma construção de melhor qualidade e com menor custo. 

Comparado a métodos convencionais de construção, a alternativa oferecida pela Neogyp traz uma redução nos custos de até 30% com a substituição de materiais, conforme informações da empresa. Pensando no público final, o aumento do conforto termoacústico alcançado através das características naturais que as alvenarias de gesso ultra resistentes possuem, é outra vantagem presente no sistema. Ela pode, inclusive, ser um diferencial do seu empreendimento e aumentar o seu Valor Geral de Venda – VGV. 

Listamos abaixo mais algumas das principais vantagens do sistema:

  • Excelente corta fogo;
  • Precisão dimensional possibilitando um melhor acabamento;
  • Paredes de vedação inteligente;
  • Altamente resistente e segura;
  • Face 100% plana em ambos os lados da parede;
  • Baixa capacidade hidrométrica;
  • Aumento da área útil do ambiente;
  • Melhor custo benefício, paredes mais leves reduzem o custo estrutural da edificação, com menor tempo de execução.

Construção modular

​Quando falamos sobre industrialização da construção, certamente a construção modular é um assunto que vem à mente. Essa é uma possibilidade interessante dos blocos de alvenaria estrutural de gesso. Sua forma permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade. Isso significa uma montagem por módulos e uma fácil reorganização de “peças” quando necessário.

Pensando em um exemplo prático, vamos supor que após a obra concluída, surja a necessidade de alterar alguma estrutura, expandindo um ambiente. Com os blocos da Neogyp o processo de quebrar a parede e “remontá-la” no novo modelo será mais simples do que com a alvenaria convencional. São como pequenos módulos adaptáveis e encaixáveis com facilidade. Desde que toda e qualquer alteração esteja prevista em projeto.

 

Sustentabilidade 

Um assunto comum dentro da construção civil tem sido como tornar os processos construtivos mais sustentáveis. De encontro a isso, temos outro ponto de destaque na composição dos blocos de gesso. 

As fontes abundantes de matéria-prima, como o gesso mineral no Nordeste e gesso químico ou reciclado no Sudeste, são um diferencial. Esses componentes, inclusive, podem ser reaproveitados indefinidamente. Isso ajuda na redução da geração de resíduos de gesso da construção civil e da indústria de fertilizantes.

Saiba mais: Sustentabilidade: como agregar valor ao seu edifício?

 

E a compatibilidade com outros materiais? 

A Neogyp acredita no princípio da industrialização aberta. Por isso, seu foco é que a alvenaria estrutural de gesso se adapte aos componentes construtivos já em uso por outros sistemas mais recorrentes. 

Alguns exemplos são os sistemas de esquadrias, as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e assim por diante. Dessa forma, não há nenhum prejuízo para a construtora quanto a produtos ou sistemas e nem a limitação de desenvolvimento de projetos específicos para o modelo estrutural.

Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo para receber mais conteúdos sobre inovações na construção civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contineu lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail