Skip to content

Sistema de aspiração central: como funciona e quando utilizar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
sistema de aspiração central

Todos gostam de ter a casa sempre limpa, arrumada, moderna e de quebra, ter mais qualidade de vida, não é mesmo? É isso que o sistema de aspiração central proporciona para o seu lar.

Mas para entender com mais detalhes o que é, como ele funciona e qual o melhor  momento para utilizá-lo, confira o conteúdo!

Entendendo o que é um sistema de aspiração central

Um sistema de aspiração central é um sistema embutido no qual os tubos passam pelas paredes internas da casa e são conectados a um grande sistema de aspiração.

Já dentro de casa, existem portas de sucção, que se assemelham a tomadas elétricas, adicionadas às paredes da casa, permitindo ao usuário conectar e desconectar facilmente uma mangueira e mover-se de um cômodo para outro sem carregar um aspirador pesado.

Eles funcionam através de uma unidade motorizada localizada centralmente que cria a sucção. O motor do sistema e a caixa de coleta dos resíduos estão normalmente localizados longe das principais áreas comuns, geralmente no porão, garagem ou em um depósito. 

Quais os benefícios do sistema de aspiração central 

Por estar diretamente ligada à saúde, a qualidade do ar que circula nos lares é motivo de alerta e cuidados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 35% da população brasileira sofrem com algum tipo de alergia, sendo mais comuns as que vêm pelo ar,  como o acúmulo de poeira, pelo e outras sujidades. 

Para auxiliar na limpeza de forma saudável e mais prática, muitos ambientes passaram a contar com a utilização de sistemas de aspiração central, uma tecnologia moderna que proporciona conforto e remoção irreversível de sujeira, poeira, ácaros, pólen, pelos de animais e outros agentes causadores de alergias.

Segundo estudos de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, os sintomas alérgicos podem ser melhorados em até 61% com o uso de aspiração central.

Além os benefícios que trazem para a saúde, esse tipo de sistema também:

  • Possui menos ruídos do que os outros aspiradores comuns, pois, não se tem o barulho da máquina no ambiente que está sendo limpo;
  • Torna o imóvel mais atrativo e aumenta seu valor de venda por ser um equipamento de tecnologia e praticidade;
  • Aumenta a vida útil de pisos e mobílias, já que não há não estará arrastando o aspirador de pó para qualquer canto;
  • Melhora a qualidade do ar da residência ou imóvel corporativo (se for o caso) visto que a sujeira é aspirada para fora do local comum de convívio;
  • Mais praticidade, rapidez e conforto, economizando tempo para quem for realizar o serviço, entre outros.

Qual o melhor lugar para colocar um sistema de aspiração central 

Como o sistema não é muito grande, ele pode ficar em um ambiente separado dos quartos e salas e entre outros cômodos da casa, como varandas, garagens, porões etc, algum local que não será muito visto. 

Esse é um grande benefício também do sistema pois torna mais fácil a instalação, podendo ser feito a qualquer hora e com total silêncio.

Entenda como funciona

O sistema de aspiração central de edificações fica instalado em local fixo, contendo pontos de sucção (tomadas) estrategicamente inseridos em locais determinados, possibilitando a cobertura e limpeza do imóvel. 

As tomadas de aspiração são conectadas por meio de uma rede interna de tubulações, chegando na central, geralmente instalada na área de serviço das casas e apartamentos.

Este sistema traz vantagens em relação à aspiração comum, como menor nível de ruído, maior praticidade e rapidez na execução da limpeza, como já citamos acima.

Entretanto, a implantação de um sistema como esse traz algumas implicações que precisam ser atendidas ainda em fase de projeto. Uma delas é a previsão do espaço destinado à instalação da central de aspiração. 

As dimensões deste local alteram-se conforme o tamanho dos ambientes a serem aspirados, bem como fabricante e modelos escolhidos. Neste caso, é fundamental contratar um engenheiro que faça uma análise do local, verificando se é ou não possível poder instalar um sistema como este, além de ver qual o melhor modelo.

Leia também: Cinco ferramentas que auxiliam no planejamento de obras

Quando e como devo usar?

Quando achar necessário aspirar algo no ambiente, basta conectar uma mangueira longa a uma porta de parede a vácuo e ligar o sistema. Com o tubo, ele aspira a sujidade e outros detritos, que se movem a partir da mangueira, e vão para o sistema de tubagem onde está localizado na casa.

O recipiente de recolha do motor e do sistema de aspiração central ficam parados, mas em um sistema de aspiração central tradicional, a mangueira que é usada para aspirar, deve ser movida de uma sala para outra. Quando não estiver em uso, a mangueira é armazenada em um armário ou em algum ao desejo do proprietário.

Quais são as dimensões necessárias da instalação de um Sistema de Aspiração Central?

Para um apartamento com 92 metros quadrados, por exemplo, o equipamento indicado por um fabricante tem as dimensões aproximadas de 50 centímetros de altura, 30 de largura e 20 de profundidade.

Vale a pena ressaltar que, além do espaço físico propriamente dito para a instalação da central, bem como das tomadas de aspiração, outras adequações se fazem necessárias para implantação de um sistema como esse. 

É necessário, por exemplo, prever um ponto de tomada elétrica com circuito destinado exclusivamente para o sistema. Também é de suma importância a compatibilização das tubulações que interligam a central aos pontos com a estrutura da edificação, e ainda, com as demais instalações da edificação, como as tubulações hidráulicas, sanitárias, elétricas, de comunicação, ar condicionado, e outras.

Recomenda-se sempre consultar um profissional especializado, bem como o fabricante dos equipamentos que serão utilizados.

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, que tal assinar nossa newsletter e receber sempre materiais novos? Acesse abaixo.

 

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail