Thórus Engenharia
Como funciona o aquecimento de água sustentável?

blog

pellets de madeira aquecimento de água

Como funciona o aquecimento de água sustentável?

Realizar o aquecimento de água de forma mais sustentável, com menor emissão de CO² e com mais economia é possível. Umas das opções é a substituição dos combustíveis fósseis por pellets de madeira, principalmente de pinus.  Sua queima gera uma quantidade mínima de CO² que ainda é utilizado no processo de fotossíntese de plantas e árvores para geração de oxigênio.

Como funciona o processo de aquecimento de água com pellets?

Os engenheiros Victor Fuerst Pacheco e Natan Bittencourt, da Koala Energy, empresa que começou a produção de pellets em 2005 e atualmente é a maior exportadora do Brasil, explicam o processo realizado pelos equipamentos da Koala.
De maneira básica, o processo de aquecimento de água funciona com um trocador de calor movido à pellets modelo Casco Tubo. O casco é o local preenchido com o fluído que será aquecido, no caso, a água. Já o Tubo é um conjunto de vários tubos que serão preenchidos pelos gases de exaustão da combustão dos pellets de madeira.
Dessa forma, a água é aquecida e retirada do equipamento através de uma bomba centrífuga, que a direcionada até a aplicação.

Por que usar pellets de madeira?

Os engenheiros explicam que utilizam apenas pellets de madeira de pinus, pois é certificado. Entre seus diferenciais para mais sustentabilidade e economia, pode-se destacar três aspectos.

  • Químico: é considerado uma fonte de energia limpa, com emissões de CO² mínimas comparado aos combustíveis fósseis, como o GLP ou o GN. Além disso, parte do CO² emitido na queima é utilizado no processo de fotossíntese das árvores e plantas para geração de oxigênio.
  • Energético: por essa biomassa ser serragem comprimida e seca tem alto poder calorífico, gerando uma quantidade elevada de energia. Os pellets são mais interessantes que a lenha, por exemplo, que apresenta grande umidade, não são uniformes e possuem casca.
  • Logístico e econômico: seu formato padrão é fácil de ensacar, transportar e armazenar grandes quantidades. Os pellets de madeira para aquecimento de água também possuem valor baixo para compra, proporcionando boa demanda energética e com custo mais baixo.

Quanto custa um sistema de aquecimento de água sustentável?

O custo para implantação de um sistema de aquecimento de água à pellets da Koala Energy varia. Os engenheiros explicam que os projeto da empresa abrangem uma grande variedade de empreendimentos, como hotéis, clubes, indústrias e até residências.
Os trocadores de calor possuem três potências diferentes – 65 kw, 150 kw e 500 kw com a possibilidade de serem duplicados, dobrando a potência. O espaço mínimo para instalar o equipamento é de 2m² além de um espaço para estoque dos pellets de madeira.
A Koala possui uma equipe de engenharia que elabora estudos de viabilidade e projetos para os clientes, que avalia as particularidades de cada projeto para apresentar a melhor opção e o valor de implantação.

A cadeia de produção para o aquecimento de água

A Koala faz todo o acompanhamento da cadeia de produção dos seus produtos, desde a plantação de Pinus, extração, transporte até a serraria, manufatura, utilização dos resíduos para a fabricação dos pellets, embalagem, transporte até portos da região e exportação. Esse acompanhamento garantiu portanto certificações importantes como o FSC Cadeia de Custódia e o selo EN Plus A1 (Qualidade dos pellets).

A redução financeira na prática

Durante o projeto de um empreendimento para um cliente da Thórus, um estudo de viabilidade foi solicitado à Koala Energy  para aquecimento de água da piscina. Considerando uma piscina com volume de 241 m³ o trocador de calor movido à pellets apresenta uma redução financeira de 41% quando comparado ao trocador de calor movido a gás.

viabilidade

No estudo, percebe-se que apesar de utilizar mais combustível mensalmente (pellets) o custo ainda assim é menor, ou seja, é possível fazer o aquecimento de água de forma sustentável, com qualidade e ainda gastar menos.

Confira nosso papo no podcast Cenário Construtivo com a Koala Energy sobre esse sistema!

Para receber mais comparativos e análises de viabilidade como essa assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail