Thórus Engenharia
Conheça a Prevision, uma plataforma de gestão e planejamento de obra

blog

planejamento de obra

Conheça a Prevision, uma plataforma de gestão e planejamento de obra

Continuando nossa série sobre construtechs que estão fazendo a diferença no cenário da construção civil, vamos falar sobre gestão e planejamento de obras. A Prevision é uma ferramenta que permite centralizar os principais indicadores da obra possibilitando melhor planejamento e análise de cenários.

Pensando em resolver o problema de falta de eficiência e previsibilidade em obras, utilizando a metodologia da linha de balanço, a ferramenta é focada em planejamento e gestão, facilitando a comunicação entre obra e escritório. Além disso, é possível deixar clara as metas e os processos por pavimento, possibilitando então a conexão com a mão de obra e a área de suprimentos para que as compras sejam mais assertivas.

O que é linha de balanço?

A metodologia da linha de balanço tem origem na indústria, e utiliza de conceitos Lean para orientar, a partir de um sequenciamento de serviços, a conquista de um processo de planejamento capaz de aumentar a previsibilidade e domínio da obra, reduzindo o tempo investido.

A CEO e fundadora da Prevision, Paula Lunardelli, explica que optaram pela utilização desta metodologia como base do software devido à facilidade de visualização que ela proporciona. “Eu consigo ver o fluxo claro dos serviços, como se fosse uma linha mesmo, nos pavimentos”, explica.

O ponto chave deste conceito é planejar os locais das atividades dentro do tempo, e não o contrário. Dessa forma é possível ter uma visão mais clara dos fluxos e iniciar os serviços no momento e com os investimentos necessários.

Como surgiu a Prevision

Há 15 anos no mercado da construção civil, Paula sempre questionou muito a área, o que a motivou a estudar gestão. O insight para a Prevision veio de um desafio profissional imposto a Paula e Yan, atualmente sócio da startup, na época em que trabalhavam em uma construtora. A meta era reduzir em 75% o desembolso de uma obra em apenas quatro meses. “A demanda veio da noite para o dia, lembro bem”, conta.

A obra já estava 50% executada, por isso, Paula precisou pensar em uma nova estratégia. Foi nesse momento então, que utilizou a metodologia da linha de balanço para realizar o novo planejamento. “Estava tudo muito travado, no Excel, foi um esforço gigante para conseguir ter uma visão e conseguir conectar isso aos custos”, explica a engenheira.

Em 2016, Paula e Yan decidiram avaliar o desafio da redução do desembolso. Foi então que perceberam que se mesmo com uma equipe inteira dedicada para isso tiveram dificuldades, outras empresas também deviam ter. Em uma pesquisa que os sócios realizaram descobriram que 97% das empresas entrevistadas possuíam problemas com gestão e visualização de cenários.

Depois disso, Paula explica que passaram por várias fases para o desenvolvimento da startup. A investigação, o MVP (Minimum Viable Project), a entrada no círculo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) até que, em 2018, começaram a crescer efetivamente. Atualmente, atendem mais de 200 obras em treze estados brasileiros.

Por que utilizar essa ferramenta de planejamento de obra?

A Prevision entrega uma gestão mais eficiente para a obra, e traz para a empresa a visão do melhor cenário possível, focando em prazos e investimentos. Por isso, a ferramenta possui uma série de facilidades para centralizar os indicadores da sua obra e realizar simulações e previsões.

O acompanhamento ágil do status, tanto financeiramente quanto de prazos, a possibilidade de interação com orçamentos, inserção de metas a serem executadas, são exemplos. A ferramenta também possibilita que os construtores importem e exportem informações em formato de planilhas de Excel ou para o MS Project, para que sejam integradas a outros sistemas como ERPs e softwares BIM para realizar a etapa do BIM 4D.

Ficou interessado na ferramenta da Prevision? Então, aproveite para ouvir o bate-papo completo com a engenheira Paula Lunardelli no terceiro episódio do Cenário Construtivo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail