Thórus Engenharia
Revit é BIM? Entenda a diferença!

blog

revit é bim entenda a diferença

Revit é BIM? Entenda a diferença!

Em estudos iniciais sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling), muitas pessoas desconhecem o conceito BIM e confundem com o software Revit, que é uma ferramenta que possibilita a criação de modelos em BIM. Contudo, essa tecnologia é muito mais ampla e, inclusive, envolve diversos outros softwares e etapas que vão além do projeto ou modelagem 3D.

Quer compreender melhor qual a relação entre o Revit e o BIM? Então, continue a leitura!

O que é BIM e como o Revit se insere nesse conceito

A modelagem 3D está presente tanto no BIM, como no Revit. Entretanto, nem todo modelo 3D contém a informação de uma construção, podendo ser apenas uma imagem. Sendo assim, para ser a tecnologia BIM, não basta apresentar 3 dimensões, é necessário ser um modelo construtivo, enquanto que no Revit e demais softwares é possível criar imagens 3D que não tenham informações suficientes para serem um modelo.

O BIM é a Modelagem da Informação da Construção e envolve todas as etapas e a vida útil de uma edificação como: estudo de viabilidade financeira, econômica e técnica; planejamento; projetos; detalhamentos e compatibilizações; análises; documentação; fabricação; construção; logística; uso, operação e manutenção e, por fim, pode ocorrer a renovação ou a demolição.

Portanto, o BIM é um conjunto de métodos e processos que se relacionam com toda a vida de um empreendimento, não se restringindo a um projeto em 3D. Essa tecnologia apresenta diversas outras dimensões, que envolvem as demais etapas citadas acima e essas são feitas em diversos softwares e por vários profissionais.

Sendo assim, um aspecto importante do BIM é a comunicação entre profissionais — uma vez que esses devem trabalhar juntos — e a interoperabilidade que é a possibilidade de visualização e utilização de arquivos de diferentes softwares, por vários colaboradores envolvidos.

Já o Revit, é um dos softwares, ou seja, é uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo complexo que é o BIM. Ele é um software de modelagem que apresenta os seguintes recursos:

  • modelagem;
  • criação de esboços;
  • visualização em 3D;
  • renderização;
  • documentação;
  • sistema gráfico para elaborar formas, bases e componentes de construção parametrizados;
  • compartilhamento de projetos e trabalhos;
  • tabelas e anotações;
  • interoperabilidade — incluindo IFC;
  • complementos e bibliotecas que podem ser comprados, etc.

Contudo, quando esses recursos são usados isoladamente ou sem envolver todo o conceito BIM, os projetos não podem ser categorizados dessa forma.

Outros softwares utilizados na tecnologia BIM

Como nem todas funcionalidades presentes no Revit são os mais avançados disponíveis no mercado, diversos outros softwares são usados para outras etapas. Além disso, existem também softwares que apresentam funcionalidades não existentes no Revit. Sendo assim, para cada disciplina de projeto, alguns softwares costumam ser mais utilizados, como:

  • estrutural — Eberik, TQS, Robot;
  • hidrossanitáro e Elétrico — Revit MEP, QiBuilder;
  • compatibilização e planejamento — Solibri, Navisworks;
  • visualizadores — Dalux BIM Viewe, A360, BIMx.

É importante destacar também que existem outros softwares que proporcionam a modelagem BIM, como o Archicad, um grande concorrente do Revit. Além disso, todos eles são muito utilizados por também permitirem a interoperabilidade, que, em geral, é feita por meio do IFC (Industry Foundation Classes).

Como o BIM pode facilitar os projetos e a comunicação

Não existe BIM sem colaboração e isso proporciona diversos benefícios em relação à comunicação dos profissionais e equipes envolvidas, assim como a facilitação dos projetos, por meio da otimização do tempo, dos processos e pela tecnologia envolvida.

O BIM envolve inicialmente construir toda a edificação virtualmente, simulando a obra completamente e possibilitando a análise de cada uma das etapas. Com isso, erros são verificados antes que aconteçam, o retrabalho é reduzido e o tempo é otimizado.

Também é importante destacar que a disponibilidade de informações — uma vez que são armazenadas de forma central — otimiza o processo e a comunicação, evitando também erros e retrabalhos. O BIM também proporciona maior precisão nos cálculos dos custos e cronogramas, assim como, na redução dos riscos.

O Revit é um software de modelagem que permite a criação de modelos em BIM. Dessa forma, fica evidente que não se pode dizer que Revit é BIM. Afinal, o Revit é um software que pode ser usado como ferramenta para etapas e processos BIM, assim como, as diversas outras opções existentes.

Gostou desse texto? Quer aproveitar a visita ao blog e saber mais sobre esse assunto? Então, leia o texto “O que é BIM? Origem, conceito e sua aplicabilidade!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail