Skip to content

Conheça os 4 melhores softwares de ERP para construção civil

Atualmente, é praticamente impossível cumprir os prazos, reduzir os custos e otimizar as atividades dos canteiros de obras sem utilizar os softwares de ERP para construção civil.

Os ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa) centralizam e integram as informações para promover a gestão eficiente das atividades e garantir a qualidade dos projetos.

Você sabe quais são os melhores sistemas para a construção civil? Que tal conhecer as principais características de cada um deles? Confira tudo isso a seguir!

1. Globaltec

O software UAU, desenvolvido pela Globaltec, oferece às construtoras e engenheiros a gestão acertada das obras. Suas funcionalidades possibilitam o gerenciamento das compras, vendas, loteamentos, patrimônios, contratos, custos e relacionamentos com os clientes.

O sistema dispõe também de módulo web. Nele, os usuários (equipe e clientes) têm a opção de acessar remotamente um painel com diversas funcionalidades.

Entre as principais estão: reimpressão de boletos, disponibilidade de unidades construídas e demonstrativos de pagamentos, por exemplo. Além disso, é possível registrar os atendimentos personalizados.

2. Sienge

O Sienge (empresa Softplan) é um dos softwares de ERP para construção civil que permite o planejamento das obras de forma prática, eficiente e rápida. Os 12 módulos da plataforma podem ser contratados individualmente de acordo com as necessidades do engenheiro.

A integração das áreas facilita o acompanhamento das etapas de elaboração dos projetos. Orçamentos, pedidos de materiais, medições, controle de suprimentos e equipamentos são algumas das atividades desempenhadas pelo sistema. As últimas versões do software podem ser integradas com a tecnologia BIM.

3. Evop

O ERP Evop pode ser contratado em duas versões: módulo engenharia ou módulo gestão + engenharia. Ele oferece ao usuário 12 funcionalidades, tais como cronogramas, orçamentos simultâneos e diários de obras. A versão que tem o módulo gestão permite também gerenciar as operações financeiras (custos, rateio, cotações etc.).

Um dos diferenciais do Evop é a geração de cronograma global de acordo com os períodos estipulados para cada serviço. Além disso, o EVOP funciona também quando não está conectado à internet e tem um módulo de integração BIM que converte automaticamente os itens do projeto para estabelecer os custos.

4. Mega

As soluções oferecidas pelo Mega Construção podem ser aplicadas em todos os tipos de urbanismo, construções e incorporação. Os fluxos de informações são flexíveis e ocorrem em tempo real. Como os demais sistemas, as suas funções foram desenvolvidas para aumentar o desempenho da gestão.

O software pode ser reforçado com outros módulos (estratégico, empresarial e portal web). Uma das novidades do Mega é o gerenciamento de frota. Ele permite o monitoramento dos gastos com manutenções e a verificação da receita proveniente dos equipamentos.

Alguns ERPs tem facilitado bastante a gestão dos projetos e obras. Vale lembrar que o sucesso depende da escolha correta da plataforma. Veja o que é preciso considerar:

  • hospedagem de informações na nuvem;
  • utilização em dispositivos móveis;
  • integração BIM;
  • geração de relatórios;
  • módulos e funcionalidades compatíveis com o seu modelo de negócio;
  • facilidade de uso e interatividade;
  • boa relação custo-benefício;
  • suporte técnico eficiente.

Cada um dos ERPs para construção civil tem suas particularidades. Embora eles tenham módulos em comum, o ideal é verificar quais funções atendem às suas necessidades.

O Mega, por exemplo, faz a gestão da frota. O Sienge, a contratação independente de módulos e o EVOP os cronogramas periódicos. Já o Globaltec disponibiliza o registro de atendimento personalizado.

Então, como você viu ao longo deste post, as opções de ERP disponíveis no mercado abrangem a gestão de todas as operações de um projeto de construção civil. Por isso, se você quer ter uma gestão integrada, com acesso rápido a todas as informações necessárias para tomar decisões mais precisas, deve pensar na contratação de um.

O que achou desses softwares de ERP para construção civil? Você conhece algum outro para indicar?

Deixe seu comentário no post!

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil?

Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *