Thórus Engenharia
Persiana elétrica: tudo o que você precisa saber sobre

blog

persiana elétrica

Persiana elétrica: tudo o que você precisa saber sobre

A persiana elétrica — conhecida também como persiana motorizada —, além de modernizar a estética de um ambiente, cumpre o papel de ajudar na iluminação do espaço. Por exemplo, caso a iluminação natural esteja refletindo agressivamente nas telas de computador ou televisão, com a persiana elétrica você pode controlar a intensidade da luz natural que entra no ambiente. 

Leia também: Por que adotar um sistema de iluminação artificial inteligente?

Mas não é só isso. A persiana elétrica mantém a privacidade, não ocupa muito espaço, tem uma vida útil longa e ajuda a regular temperatura por meio do controle da entrada e saída de luz no ambiente. Ela também pode fazer parte do sistema de controle dos edifícios inteligentes

Tipos de persiana elétrica

Existem dois tipos: a persiana elétrica horizontal e vertical. Elas não têm uma diferença muito significativa. Geralmente, a mais utilizada e comum, é a persiana vertical. O que muda de uma para a outra é a largura e instalação. No caso, a persiana horizontal é mais extensa e cobre espaços ou janelas maiores. 

Além disso, as persianas elétricas podem ser internas, ou seja, dentro do empreendimento. Ou externas, em ambientes fora da residência. 

Motores e acionamentos para persianas elétricas: como funciona?

O acionamento das persianas elétricas pode ser feito por interruptor ou controle remoto. Geralmente, o controle remoto é opção mais utilizada. 

O controle remoto pode apresentar, por exemplo, até 16 canais. Ou seja, ele controlará um ambiente grande com mais de cinco persianas. Mas, se você quiser, pode optar por um controle de 1 canal ou 6 canais, que controlarão menos persianas. 

Os movimentos de abrir e fechar da persiana se dão por meio de um motor elétrico — que é comandado pelo interruptor ou controle remoto — o motor elétrico, por sua vez, pode ser alimentado diretamente pela rede elétrica da sua residência (em 110v ou 220v, conforme a aplicação). 

Existem também modelos alimentados por bateria, o que simplifica significativamente a instalação, caso o projeto não tenho previsto infraestrutura para isso.

 Por apresentaram um consumo de bateria mais baixo, eles podem ser aliados no quesito de eficiência energética do empreendimento. 

Porém, em todos os caso, a melhor opção é analisar o tipo de persiana e consultar com um profissional qual o motor indicado para a persiana. Além disso, é extremamente importante prever — caso queira utilizar — o sistema de persiana elétrica no planejamento do edifício.

Como é feito a instalação da persiana elétrica? 

O vídeo abaixo, produzido pela empresa Emteco, mostra com é feito o processo de instalação. Mas antes de assisti-lo, lembre-se: sempre consulte um profissional, para que a instalação seja feita corretamente, assim evitando futuros problemas. 

Onde posso comprar? 

Se o seu imóvel não vem com esse tipo de sistema, é possível instalá-lo mesmo assim. Esse tipo de persiana é fácil de ser encontrada. Você pode achá-la em sites ou lojas como, Mercado Livre, Malique e lojas específicas em sua cidade. Antes de realizar a compra, meça corretamente o local onde deseja instalá-la, dessa forma, evitando problemas. 

Se esse texto foi útil para você, não deixe de compartilhar e se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail