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ISO 9001: como incorporá-la na minha empresa?

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ISO 9001

A ISO 9001 é uma ferramenta que ajuda — assim como o certificado PBQP-H — a organizar os processos. Além de trazer mais agilidade e inovação às organizações.  

Sendo a norma internacional mais adotada pelas empresas, a ISO 9001 foi criada pela International Organization for Standardization (ISO), no português: Organização Internacional de Padronização. A ISO é uma entidade, criada em 1947,  na Suíça, que tem como objetivo congregar “grêmios de padronização/normalização de 162 países”.  Ou seja, simplificar e padronizar processos de produtos ou serviços, utilizando normas da qualidade.

O que está incluso na ISO 9001? 

A ISO 9001 se baseia em 8 princípios de gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processos, contexto organizacional, melhoria contínua, tomada de decisões baseadas em fatos e raciocínio baseado em risco. 

Leia também: Como melhorar a gestão de tempo de engenheiros e arquitetos?

Seguindo esses princípios, esse documento ajuda as organização a atingirem o melhor desempenho. Assim, demonstrando altos níveis de qualidade. Ter esse certificado ajuda na hora de oferecer contratos – aliás, para conquistar essas certificação é necessário uma auditoria da norma ISO 9001. 

Como obter o certificado ISO 9001?

Para conseguir a certificação da ISO 9001 é necessário uma série de procedimentos. Primeiro, a empresa precisa possuir um CNPJ e cumprir a legislação que rege o negócio. 

Após isso, precisa implementar alguns requisitos, como a identificação do contexto da organização, identificação das partes interessadas, mapeamentos dos processos internos, definição da liderança, política da qualidade, planejamento do sistema de gestão, definição dos recursos para atendimento, processo de operação, análise do cumprimento dos objetivos e ações corretivas. 

Com todos os requisitos implementadas, a empresa deve realizar uma auditoria interna. Ao passar pela auditoria, contratar uma organização de certificação. 

Como acontece a auditoria? 

O auditor (empresa certificadora) verifica se a empresas está atendendo os requisitos da norma ISO 9001, seja por documentos ou pessoalmente. Avalia se existe algum item não contemplado no sistema de gestão e verifica se precisa de ajustes.

Ao passar para a segunda etapa, o auditor verifica todos os processos da empresa envolvendo os produtos ou serviços. Se a empresa for bem avaliada e atender todos os requisitos, o auditor recomendará o certificado a ela. 

Vale ressaltar que tal certificação tem validade de 3 anos. Após esse período, a empresa passa novamente por uma auditoria de recertificação. O objetivo disso é verificar a evolução do sistema de gestão da qualidade.

Independente da certificação escolhida, a tecnologia é uma grande aliada no controle da qualidade. No mercado você encontra diversos softwares que podem auxiliar na definição de processos e etapas. 

Outra possibilidade é o desenvolvimento do seu próprio sistema de controle da qualidade, estabelecendo as diretrizes guia, garantindo sempre a qualidade dos empreendimento, dos processos e até mesmo desempenho da equipe. 

Você pode conferir nesse vídeo, um pouco do processo em obra do sistema interno de controle da qualidade dos nossos parceiros da construtora Melchioretto Sandri. 

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