ISO 9001: como incorporá-la na minha empresa?

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Recentemente, aqui na Thórus, passamos por todo o processo de certificação ISO 9001. Ele exige atenção e dedicação da equipe, mas é extremamente importante para uma melhora significativa nos processos e na qualidade. Por isso, após nossa certificação, decidimos explicar para você um pouco mais sobre a ISO 9001.

Ela é uma ferramenta que ajuda — assim como o certificado PBQP-H — a organizar e otimizar os processos, disponibilizando maior agilidade no crescimento de produtos, assim como também agilizar as produções com o propósito de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentável.

Sendo a norma internacional mais adotada pelas empresas, a ISO 9001 foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) — que, no português, significa Organização Internacional de Padronização. 

Essa norma internacional criada pela ISO foi publicada pela primeira vez em 1987. A versão atual da ISO 9001 foi lançada em setembro de 2015 e, no Brasil, a versão dessa norma foi nomeada como ABNT NBR ISO 9001.

Mas para entender melhor sobre essa ISO e como usar em sua empresa, continue acompanhando nosso conteúdo. Boa leitura!

O que está incluso na ISO 9001? 

De acordo com Jean Carlos Tavares, Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, a norma ISO 9001 é estruturada em 10 sessões, sendo que as sessões 4 à 10 apresentam os requisitos para a certificação. Veja abaixo: 

  1. Escopo;
  2. Referência normativa;
  3. Termos e definições;
  4. Contexto da organização;
  5. Liderança;
  6. Planejamento;
  7. Apoio;
  8. Operação;
  9. Avaliação de desempenho;
  10. Melhoria.

Com todos os requisitos implementados, a empresa deverá realizar uma auditoria interna e, logo após, precisará contratar um organismo certificador.

Para se certificar neste padrão normativo, a empresa passa por um processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, que é geralmente guiado por um consultor com experiência na área.

Uma vez tendo implantado o sistema, a empresa passa por uma auditoria conduzida através do Organismo Certificador independente e acreditado pelo INMETRO.

Durante a auditoria, o profissional busca um conjunto de evidências que irá demonstrar o atendimento aos requisitos da norma, foco no cliente e na melhoria contínua e atendimento à legislação aplicável. Com as evidências em conformidade com a norma, o organismo recomenda a certificação para a empresa. Por fim, o certificado é emitido alguns dias após a recomendação.

Mas, não para por aí… a partir da certificação, a organização passará por auditorias anuais de manutenção e, a cada 3 anos, uma recertificação para revalidação do certificado, reiniciando o ciclo.

Seguindo esses princípios, esse modelo de gestão ajuda as organizações a atingirem o melhor desempenho. Dessa forma, eles conseguem demonstrar altos níveis de qualidade em seus trabalhos. Além disso, ter esse certificado ajuda na hora de oferecer contratos. 

Você sabia que existem vários documentos diferentes na família de padrões ISO 9000? Pois é! Mas a ISO 9001 é o único padrão na série 9000 que requer certificação.

Como obter o certificado ISO 9001?

Para conseguir a certificação da ISO 9001 é necessário seguir alguns procedimentos, entre eles, a empresa precisa possuir um CNPJ e cumprir a legislação que rege o negócio. 

Aliás, é essencial que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. 

Depois disso, é necessário implementar alguns requisitos, como:

  • A identificação do contexto da organização;
  • Identificação das partes interessadas;
  • Mapeamentos dos processos internos;
  • Definição da liderança;
  • Política da qualidade;
  • Planejamento do sistema de gestão;
  • Definição dos recursos para atendimento;
  • Processo de operação;
  • Análise do cumprimento dos objetivos e;
  • Ações corretivas. 

Portanto, se as exigências da ISO estiverem totalmente alinhadas, a organização passará por uma auditoria de certificação — da qual já comentamos no início do artigo. 

É importante frisar aqui, que todas as instituições, de qualquer nicho de atividade ou porte podem se certificar na ISO 9001, inclusive, empresas com mais de uma unidade podem se certificar na norma. Inclusive, nesse caso, a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

Como acontece a auditoria? 

O auditor (empresa certificadora) verifica se a empresa está atendendo os requisitos da norma ISO 9001, seja através de documentos ou pessoalmente. Ele também verificará se existe algum item não contemplado no sistema de gestão e, assim, analisa se vai precisar de ajustes ou não.

Ao passar para a segunda etapa, o auditor analisa todos os processos da empresa que envolvem os produtos ou serviços. Se a empresa for bem avaliada e atender todos os requisitos, o auditor recomenda o certificado a ela. 

E caso a auditoria de certificação ISO 9001 não der certo, é possível agendar uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e, então, emitir o resultado oficial.

Vale ressaltar, que tal certificação tem validade de 3 anos. Após esse período, a empresa passa novamente por uma auditoria de recertificação, que tem como objetivo verificar a evolução do sistema de gestão da qualidade.

Independente da certificação escolhida, a tecnologia é uma grande aliada no controle da qualidade. No mercado você encontra diversos softwares que podem auxiliar na definição de processos e etapas. 

Outra possibilidade, é o desenvolvimento do seu próprio sistema de controle da qualidade, estabelecendo as diretrizes guia, garantindo sempre a qualidade dos empreendimento, dos processos e até mesmo desempenho da equipe. 

Com este vídeo, você pode entender um pouco melhor sobre como funciona o processo em obra do sistema interno de controle da qualidade com nossos parceiros da construtora Melchioretto Sandri.

 

E afinal de contas, quais são as vantagens para minha empresa?

Por fim e, não menos importante, entenda quais são as vantagens de obter o certificado ISO 9001 para sua empresa:

  • Processos mais otimizados e inteligentes;
  • Organização na rotina de trabalho através da padronização;
  • Melhora da comunicação e satisfação dos funcionários e clientes;;
  • Mais oportunidades de negócios;
  • Aumento no desempenho das atividades da empresa;
  • Redução de desperdícios e custo.

De modo geral, os ganhos superam a empresa captando mais clientes, por meio de produtos e serviços que estão em conformidade.

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