Revit 2022: quais as novidades?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Revit 2022

Se você trabalha com o Revit já deve estar acostumado com as atualizações anuais do Software. Aposto também que você deve possuir as versões 18, 19, 20 e 21 já instaladas no seu computador e esteja se perguntando se vale a pena ocupar espaço com mais uma atualização. Neste post, o engenheiro civil e líder do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Thórus, Rafael Anton, explica quais as principais alterações da versão do Revit 2022 para te ajudar a tomar essa decisão.

Vamos para o primeiro item!

Parâmetros compartilhados em tabelas chave

Agora é possível utilizar parâmetros compartilhados em tabelas de chave. Se você, como eu, nunca havia utilizado tabelas de chave nas versões anteriores do Revit, não se preocupe, tentarei explicar como ela funciona no próximo parágrafo. 

As tabelas de chave são utilizadas para automatizar a inserção de informações em um grupo de elementos com as mesmas características. 

Por exemplo, é possível criar uma tabela de chave de Ambientes, onde a chave é o nome do ambiente, e as colunas recebem as informações de acabamento que esse ambiente tem, de acordo com o nome. Algo mais ou menos como na tabela abaixo:

Ambiente (chave) Acabamento Piso Acabamento Parede Forro
Banheiro Cerâmica Cerâmica Sim
Sala de Estar Piso Vinílico Tinta Acrílica Não

 

Desta forma é possível alterar o tipo de acabamento que cada ambiente irá receber, apenas alterando a informação na tabela de chave, não sendo necessário selecionar ambiente por ambiente para alterar as informações. 

Porém, até então era possível apenas utilizar parâmetros nativos do Revit para essas configurações, o que limitava um pouco a sua funcionalidade. Agora é possível utilizar parâmetros compartilhados também, o que torna esta atualização muito útil.  

Suporte para exportação CSV no Revit 2022

Ainda falando sobre tabelas, o Revit habilitou a possibilidade de exportar CSV. O caminho para exportar é o mesmo que você já conhece. É só ir até a aba arquivo, descer até a opção exportar, clicar em relatórios e, por fim, em tabelas. 

Kit de ferramentas para fluxo de pessoas

O Revit 2021 nos apresentou o cálculo de rota, comando que realiza o traçado de um ponto até outro no edifício fazendo o desvio de obstáculos, e que tem o objetivo de verificar qual a distância que uma pessoa tem que percorrer neste trajeto. 

O Revit 2022 aperfeiçoou esta opção, trazendo um conjunto de comandos, que foi chamado de kit de ferramentas para fluxo de pessoas. Agora é possível criar múltiplas rotas, inserir obstáculos humanos no trajeto, e determinar sentidos únicos de fluxos em portas. 

Saiba mais: Como dimensionar saída de emergência em edifícios?

Divisão de tabelas entre folhas

Esta funcionalidade é muito promissora. Até o Revit 2021, se você quisesse separar uma tabela ao longo de diversas pranchas seria necessário duplicar essa tabela de quantidade inúmeras vezes. Este formato gerava muito trabalho braçal, e também alguns problemas, pois era muito oneroso realizar uma simples alteração nestas tabelas, visto que esta alteração teria que ser replicada em todas as cópias. 

Para solucionar este problema, a Autodesk trouxe a possibilidade de divisão de um único quantitativo de materiais em diversas pranchas. O Software te deixa escolher qual será o formato da divisão, e ainda faz a inserção automática da tabela em todas as pranchas escolhidas, de acordo com a posição de inserção da primeira. Mais um grande acerto da Autodesk para o Revit 2022. 

Compartilhamento de vistas 2D no Revit 2022

Esta é mais uma das funções que nasceu no Revit 2021, e foi aprimorada para o Revit 2022. Na versão do ano passado passou a ser possível compartilhar uma vista 3D com pessoas que não possuem o software por meio de algum navegador web. Agora, no Revit 2022, é possível também compartilhar vistas em 2D.

Ferramenta nativa do Revit 2022 para exportar PDF

Este tópico aqui merece uma celebração. Me pergunto como que convivemos sem esta ferramenta por todo este tempo. 

A explicação aqui é simples, o Revit agora tem uma ferramenta nativa de exportação de PDF, muito similar à ferramenta de impressão. Sim, isso significa que você pode desinstalar o PDF Creator do seu computador. 

 Identificadores

Os identificadores receberam alterações sutis. Agora é possível referenciar mais de um elemento em um mesmo identificador, o Revit trouxe uma opção de adicionar hospedeiro que vai adicionando linhas de chamadas extras no identificador. 

Agora também é possível rotacionar os identificadores em qualquer ângulo através da aba de propriedades. 

Aprimoramento de paredes

As paredes receberam alguns aprimoramentos, com destaque para a parede cônica. Agora é possível alterar o perfil transversal da parede para cônica. Porém, para que funcione de maneira adequada, é necessário realizar algumas alterações no tipo de parede, como por exemplo tornar o tamanho de pelo menos um dos acabamentos (interno ou externo) variável, e adicionar a informação de inclinação externa e interna. 

Essas duas configurações são acessíveis pela edição do tipo de parede. 

Prefixo e Sufixo para tipo de cotas

Esta alteração é bem simples. Basicamente é possível configurar prefixos e sufixos padrões nos tipos de cotas de seu projeto, garantindo com que a informação mostrada na cota saia com as informações desejáveis. 

Melhoria dos filtros de vista no Revit 2022

Se você já tentou selecionar vários filtros em um modelo de vista, fazendo uma alteração conjunta, já deve ter passado pela frustração de descobrir que o Revit não permitia tal ação. 

Felizmente este problema foi resolvido no Revit 2022, a melhoria chegou.

Design Generativo

O Revit 2021 recebeu uma ferramenta exclusiva para Design Generativo. E a atualização do Revit 2022 trouxe algumas melhorias, dando continuidade na evolução deste tema. Basicamente, alguns exemplos de script foram acrescentados. Estes scripts vêm pré-configurados no Revit, e podem ser utilizados em qualquer projeto.

É possível realizar o posicionamento de mesas de escritório em um ambiente visando o máximo aproveitando, por exemplo, e agora também é possível fazer uma inserção randômica dos móveis. 

Além da inserção de novos exemplos de script, também foram feitas algumas melhorias no painel de configuração de inputs, trazendo mais opções para a criação de códigos em design generativo.

Do nosso ponto de vista, estas foram as alterações mais significativas no Revit 2022. Para te ajudar a entender melhor essas mudanças, preparamos um vídeo mostrando no software o que mudou e como utilizar a nova função! 

Espero que tenha gostado das dicas, e que tenhamos auxiliado na escolha anual de baixar a nova versão do Revit. Não deixe de se inscrever na nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!

 

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail