efeito_menu_2px
Já ouviu falar dos vidros inteligentes? Conheça essa tendência!

Blog

mostra pessoas em dentro de uma sala com vidros inteligentes

Já ouviu falar dos vidros inteligentes? Conheça essa tendência!

O vidro inteligente  conhecido também como smart glass é uma tecnologia de realidade aumentada que está em amplo crescimento no mercado. Ao mesmo tempo, que funciona como um vidro tradicional, ele se comporta como uma tela para projeção de imagens e vídeos.

Isso se deve a um polímero inovador que é capaz de alterar suas propriedades cromáticas em função da eletricidade. Com isso,os projetos de decoração e de arquitetura ao dar mais versatilidade aos ambientes. Quer saber mais? Acompanhe!

Como funcionam os vidros inteligentes?

O seu mecanismo é bem simples, apesar da tecnologia envolvida ser muito avançada. O smart glass é composto por duas lâminas de vidros, separadas por um filme de cristal líquido com polímeros que respondem à eletricidade.

Quando está desligado, o smart glass se apresenta como uma divisória branca translúcida na qual podem ser projetadas imagens de altíssima definição. Ao ser ligado, a corrente elétrica organiza os polímeros e a estrutura se torna totalmente transparente.

Como aplicar esse novo material nos projetos de construção?

O smart glass pode ser utilizado nos mais diversos tipos de projeto residenciais e corporativos. Veja a seguir:

Projetos corporativos

São muito interessantes para diversas funcionalidades. Por exemplo, no Jornal Nacional, é utilizado como tela de projeção para o logo do programa. No momento em que a edição do programa desejar exibir a equipe de redação trabalhando, atrás dos apresentadores, a tela é ligada e a projeção some.

Isso pode ser muito útil para o comércio, pois uma parede ou uma faixada pode ser utilizada tanto como vitrine quanto letreiro de marketing. Nos escritórios em geral, podem ser utilizados em salas privativas. Quando for necessário ter uma reunião mais íntima, o vidro pode ser desligado.

Em hospitais, podem trazer mais biossegurança. Geralmente, as divisórias são feitas de tecido. Esse material é muito aderente para as bactérias e, portanto, difícil de higienizar. O vidro inteligente, por sua vez, apresenta uma superfície lisa microscopicamente, facilitando muito a limpeza e reduzindo a adesão microbiana.

Projetos residenciais

Nos projetos residenciais podem ser utilizados em diversos ambientes. Por exemplo, há vidros inteligentes que são integrados a relés fotoelétricas e, portanto, são responsivos à iluminação do sol ou da luz artificial. Assim, melhora o conforto visual dentro da construção automaticamente.

Também, podem ser utilizados como divisórias. Quando for necessária mais privacidade ou fazer uma projeção é só desligar o vidro que também pode servir apenas como uma tela de projeção. Por ser consideravelmente mais liso e plano que as telas de projeção tradicionais, as imagens expostas ficam muito mais nítidas.

Quais as vantagens do vidro inteligente em relação às esquadrarias tradicionais?

Muitos benefícios são trazidos ao projeto em diversos pontos diferentes, como:

Inovação

Quando você insere um elemento de alta tecnologia em seu projeto, é agregado muito valor. A inovação é um capital muito valorizado ultimamente na arquitetura e na construção civil, pois ajuda seu cliente a se diferenciar.

Economia de energia

Os vidros inteligentes responsivos à luz podem controlar a quantidade de luz no ambiente com precisão. Desse modo, se reduz a necessidade de luz artificial devido ao uso de cortina e outros elementos de obstrução dos raios solares.

Além disso, os painéis inteligentes reduzem o aquecimento pelos raios solares, trazendo uma menor demanda de climatização por ar-condicionado e, consequentemente, mais sustentabilidade, conforto térmico e eficiência energética.

Conforto visual

Com a quantidade ideal de luz, se diminui o risco de que a iluminação seja insuficiente ou excessiva para os usuários do ambiente. Sendo que a necessidade constante de adaptar os olhos pode causar cefaleias e desconforto.

Portanto, o vidro inteligente é uma tendência que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Desse modo, transformará o cenário da construção civil e deixará os edifícios muito mais próximos daqueles vistos em filmes de ficção científica. Massa né?

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter, por lá você receberá as melhores notícias sobre o mercado da construção civil.

Até mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

Piso elevado, vale a pena?

Em prédios comerciais e outros empreendimentos que usam espaços físicos, é cada vez mais importante ter uma estrutura flexível. Sem isso, é difícil para o

Leia mais

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail