efeito_menu_2px
Como a automação predial e a Internet das Coisas mudarão a nossa rotina?

Blog

Como a automação predial e a Internet das Coisas mudarão a nossa rotina?

A automação predial e Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, ou IOT) são conceitos que vêm aparecendo cada vez mais em nosso dia a dia, assim como no vocabulário, e tendem a mudar nossa rotina em casa e no trabalho. Para que essa tecnologia seja uma grande aliada, precisamos entender como tudo isso funciona e os benefícios que ela pode nos proporcionar (e eles não são poucos!).

Sendo assim, se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre essa tecnologia, não deixe de conferir este material interessantíssimo que preparamos.

O que é automação predial ou residencial?

Como o próprio nome já sugere, a automação predial — seja ela residencial ou comercial — é o conceito de automatização e/ou controle feitos a distância de alguns itens no seu imóvel.

Suponhamos, por exemplo, que todos os dias, às 7:30, as persianas elétricas do seu quarto abrirão automaticamente, sem que ocorra qualquer intervenção do usuário. Ou, então, diariamente, assim que você acordar — ou, até mesmo, antes de se levantar da cama —, um comando enviado a partir do seu smartphone abrirá as persianas.

Nos dois casos, o efeito foi o mesmo, sendo que a diferença é que o primeiro dependeu da intervenção do usuário, e o segundo não. Essas duas situações fazem parte do conceito de automação predial, já que o comando pode ser enviado de um smartphone — em alguns casos, inclusive a quilômetros de distância, pela internet.

Vários benefícios são notados ao aplicar essa tecnologia, como o enorme potencial para redução na fatura de energia elétrica. Afinal, quem nunca viajou e se esqueceu de alguma luz acesa ou o ar-condicionado ligado por um longo período?

Ainda, ao sair do trabalho, apenas um comando pelo smartphone é o suficiente para ligar o ar-condicionado ou o aquecedor no seu apartamento e deixá-lo em uma temperatura agradável e sem desperdiçar energia — o conforto é garantido!

E a Internet das Coisas?

O termo “Internet das Coisas” foi criado em 1999 por um pesquisador britânico, mas, hoje em dia, esse conceito deixou de ser apenas ficção científica e é apontado como a próxima grande onda tecnológica, que conectará de vez todos os usuários e equipamentos elétricos.

A ideia principal é que os eletrodomésticos e carros estejam conectados à internet, mas não apenas para acessar as mídias sociais, mas, sim, cada um com sua proposta exclusiva.

Um exemplo disso seria a geladeira inteligente que, além de ter uma iluminação específica para os legumes, conservando-os por mais tempo, com o acesso à internet, poderia enviar um e-mail ao proprietário, avisando que um determinado alimento está prestes a acabar e pesquisar automaticamente na internet os preços nos locais mais próximos.

Quem nunca saiu de casa para ir ao supermercado e se esqueceu a lista de compras, não é mesmo? Com essa tecnologia, sua geladeira poderá resolver esse tipo de problema facilmente.

Além disso, o ferro de passar que foi esquecido ligado à tomada também não será mais um problema, e a máquina de lavar roupas pode iniciar o processo enquanto você ainda está no trabalho, ou seu almoço pode ser aquecido enquanto você ainda está no caminho de casa, de acordo com as configurações e a memória do seu micro-ondas.

Um exemplo atual é o robô aspirador de pó, que permite programar as limpezas da casa, tem bateria independente e, quando está perto do fim, volta automaticamente para o carregador e sai novamente para eliminar a sujeira.

A Internet das Coisas e o BIM

O BIM, ou Building Information Model, em inglês, é uma tecnologia que permite reunir informações sobre determinado projeto com base em modelos virtuais do que se está produzindo. Ou seja, ele possibilita uma visão muito mais próxima da realidade, fazendo com que seja mais fácil enxergar cada elemento da construção.

Logo, ao unir as vantagens da IoT com as funcionalidades da tecnologia BIM, a troca de informações sobre as automações que foram ou serão implementadas tanto no processo construtivo quanto no imóvel poderá ser feita com muito mais precisão.

Assim como as impressoras 3D e robôs poderão utilizar o modelo georreferenciado para executar obras de forma automatizada, os equipamentos do próprio condomínio poderão informar uma falha no funcionamento e entrar em contato com o suporte para realizar os devidos reparos. Outra funcionalidade seria notificar — sem a intervenção humana — que já está na hora de fazer uma manutenção preventiva.

Isso é possível, pois o BIM é a tecnologia que permite a troca e gestão dos dados sobre o empreendimento, enquanto a Internet das Coisas garante o envio dessas informações.

Qual é a relação entre a automação e a Internet das Coisas?

Várias empresas que já são mundialmente conhecidas estão trabalhando para desenvolver e aprimorar esse conceito entre automação e Internet das Coisas – inclusive, com o intuito de fornecer integração com os sistemas de automação predial, melhorando (e muito!) a qualidade de vida dos usuários.

Sendo assim, imagine que, ao chegar em casa, o chão estará limpo, o ambiente em temperatura agradável, iluminação e som preparados para iniciar a reprodução de um ótimo filme? Basta apenas abrir o vinho favorito e relaxar, não é mesmo? Assim, teremos pessoas mais tranquilas e com mais tempo para se dedicarem a outras atividades que são mais importantes para sua rotina, como curtir a família ou terminar um trabalho que está pendente.

Onde a automação e Internet das Coisas podem ser aplicadas?

Na verdade, existem vários itens que podem ser controlados por meio desse método. Confira, a seguir, alguns exemplos de como você pode aplicar a automação e Internet das Coisas no seu imóvel e desfrutar dos melhores benefícios que ela pode proporcionar.

Iluminação

A iluminação nos permite criar diversos cenários nos ambientes, e, com algumas configurações predefinidas, você preparar seu imóvel para diversas situações, como um jantar com os amigos, festa ou, até mesmo, assistir a um filme e relaxar.

Climatização

Antes de sair do trabalho e com apenas um comando por meio do seu smartphone, é possível controlar a climatização no interior do seu imóvel, seja ele residencial ou um escritório. Defina a temperatura do seu ar-condicionado ou, até mesmo, o tempo de operação do equipamento — como ser desligado enquanto você dorme.

Janelas e cortinas elétricas

Nos dias de sol, as cortinas elétricas controlam a entrada de iluminação natural, podendo funcionar em conjunto com a iluminação artificial, promovendo um ambiente agradável e economizando energia.

Essa é uma ótima solução para gerar um ambiente agradável e melhorar o início dos seus dias de trabalho. No entanto, quando o tempo não estiver tão favorável assim, as janelas podem ser fechadas sozinhas. Logo, quando começar a chover, e você não estiver em casa ou estiver no banho, por exemplo, não será necessário preocupar-se se seu apartamento se molhará ou se os móveis ou eletrodomésticos serão danificados.

Câmeras de segurança

Ter acesso a tudo o que está acontecendo na residência é uma necessidade que a população tem visto como cada vez mais necessária. No entanto, além de monitorar tudo a distância, você também pode matar a saudade do seu animal de estimação. E o melhor: tudo isso pode ser feito a partir das câmeras de segurança conectadas à internet — simples, não é mesmo?

Sistema de áudio e vídeo

Na hora do filme, a iluminação, a televisão e o som são otimizados para elevar a melhor experiência possível de acordo com a categoria do longa a que se está assistindo ou com seu estado de espírito. Incrível!

O foco das tecnologias de automação predial e Internet das Coisas que foram mencionadas é aprimorar o conforto, a segurança, a economia e a tranquilidade dos habitantes nos próximos anos, ao passo que essa tecnologia seja difundida e, consequentemente, acessível financeiramente. Afinal, quem não quer um pouco mais de tempo para curtir suas atividades favoritas?

Como vimos, a automação predial e Internet das Coisas são elementos que andam juntos, a fim de proporcionar um maior conforto para os usuários. Além disso, apesar de parecer custoso, é uma tendência que veio para ficar e que, com certeza, vale a pena todo o investimento feito, já que também agrega bastante valor ao imóvel. Sendo assim, se você está buscando mais tranquilidade nas tarefas básicas de casa ou do escritório, não deixe de considerar essa funcionalidade no seu empreendimento!

 

[rock-convert-cta id=”14823″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail