Skip to content
agregue valor

Mais de 100 ideias para você aplicar no seu próximo empreendimento – Agregue valor

O perfil de compra do consumidor está mudando. As gerações que cresceram com a tecnologia começam a chegar no mercado com poder para comprar novos apartamentos, e seus critérios de decisão na compra do imóvel normalmente fogem da oferta padrão disponível no mercado.

Como atender essas demandas e ainda se diferenciar dos concorrentes?

Estamos listando mais de 100 ideias que podem ser aplicadas nos seus próximos empreendimentos. Acreditamos que grande parte delas você já ouviu falar ou está adotando, mas pelo menos uma nova ideia para seu novo empreendimento você vai encontrar aqui.

Dividimos este material em 6 partes:

Equipamentos compartilhados

Áreas de lazer

Áreas de lazer molhadas

Acessórios diversos

Agregue valor ao empreendimento

Áreas privativas

 

Agregue valor ao empreendimento

66 – Rooftop

Este conceito se popularizou em Nova York, onde os moradores dos edifícios utilizavam estes espaços para se refugiar da agitação da cidade, enquanto apreciavam a bela vista dos arredores. Ao longo dos anos, estes espaços passaram a ser aproveitados por alguns edifícios para oferecer um diferencial aos seus moradores, como pubs, bares, áreas de lazer com piscina e várias outras utilizações

 

67 – Fachada/telhado verde

Aqui vão alguns ótimos motivos para adicionar este item em seu próximo empreendimento:

  • Isolamento térmico: Combate as altas temperaturas no verão e mantém a temperatura interno no inverno;
  • Redução do barulho externo: a vegetação absorve os ruídos;
  • Melhora da qualidade do ar: Absorve o gás carbônico e libera oxigênio através do processo de fotossíntese;
  • Eficiência enérgica: Reduz a necessidade de refrigeração interna do prédio;
  • Baixo custo de manutenção: Rega automatizada e programada;
  • Retenção das águas das chuvas: A vegetação retém as águas das chuvas diminuindo a necessidade de escoamento e ainda funciona com filtro.


Créditos: Tudo Construção

 

68 – Obras de arte na garagem

A garagem, normalmente o espaço esquecido quando o assunto é acabamento, pode se tornar um grande diferencial para o seu empreendimento de luxo. Se até a garagem foi pensada nos mínimos detalhes, não apenas o acesso, como também a apresentação do ambiente, imagine como serão os apartamentos deste empreendimento.

 

69 – Elevador com inteligência artificial;

Nunca ouviu falar? Pois bem, a Neomot, uma empresa de Caxias do Sul/RS promete deixar não apenas seu elevador, mas seu edifício todo inteligente. Falamos aqui apenas do elevador, pois ele é o ponto central de todo edifício. Se você sai de casa para trabalhar todo dia as 7h da manhã, o elevador já estará esperando no seu andar, para leva-lo à garagem ou ao térreo, sem ser necessário apertar nenhum botão. Impressionante, não acham?


Créditos: Neomot

 

70 – Placas fotovoltaicas

A geração de energia dentro do edifício é uma tendência até mesmo para edifícios populares, os dois principais benefícios para a construtora são de uma imagem de edifício tecnológico e uma garantia de redução do custo do condomínio, item importante para a tomada de decisão de compra.

 

71 – Fachada que gera energia

Assim como os benefícios das placas fotovoltaicas, a fachada que gera energia vai trazer redução do custo do condomínio, mas por ser uma tecnologia pouco utilizada, ela vai chamar bastante atenção e trazer um argumento de vendas diferente para os corretores.

Ainda é um sistema relativamente caro e pouco eficiente, mas vai dar um destaque diferente para o edifício.

 

72 – Fachada ventilada

As fachadas ventiladas dão um conforto maior para os moradores, trazendo economia com a utilização de ar condicionado e ainda alguns tipos de parede podem deixar seu empreendimento ainda mais bonito.

 

73 – Pastilha na fachada

A utilização de pastilhas na fachada vai elevar um pouco o custo de sua obra, mas vai deixar seu empreendimento sempre com cara de novo, fácil de fazer a manutenção, ainda é pouco levado em conta na hora da compra, mas se você está querendo fazer uma obra de referência para dizer para sempre que você que fez, vale a pena pensar na pastilha.

 

74 – Aplicativo do edifício

Hoje está cada vez mais barato a confecção de softwares personalizados, fazer um aplicativo do edifício aonde pode ser visualizado toda a situação do mesmo e ainda poder conversar com os outros moradores, vai dar mais um toque de modernidade para sua marca.

 

75 – Wi-fi no condomínio

Em um mundo de 3G, 4g e quem sabe daqui a pouco 5G, wi-fi parece até brincadeira, mas seu empreendimento vai ter um vasto perfil de ocupantes, que nem sempre tem um pacote de dados que vai atender tudo, e ainda hoje temos tablets principalmente para as crianças se divertirem ou simplesmente deixarem os pais se divertirem na áreas de lazer.

 

76 – Fechadura com biometria

A velha e segura chave ainda não sai de uso, mas logo os equipamentos eletrônicos vão ser tão confiáveis que as chaves serão peças de museu, você deixar preparado seu empreendimento para acessos tecnológicos, vai ser essencial nos próximos anos.

 

77 – Porteiro com reconhecimento facial;

Da mesma forma que a fechadura com biometria, o reconhecimento facial vem para facilitar a vida dos moradores.

 

78 – Liberação de acesso a visitantes com QR Code

Acesso da empregada para limpeza, aluguel com aplicativos como o AirBnB, entrega de mercadorias, tudo fica mais fácil com o sistema de QR Code para liberar esses acessos.

 

79 – Aproveitamento água da chuva

Assim como a geração de energia com placas fotovoltaicas, os sistemas de aproveitamento de água da chuva vão diminuir o custo do condomínio para os moradores, hoje não podemos esquecer que esse custo é quase duplicado por casa do tratamento de esgotos, então pode ser um bom argumento para dizer que seu condomínio foi pensado para não onerar tanto o bolso do futuro morador.

 

80 – Administração para Airbnb

Assim como falamos na primeira na parte de compartilhamento, as pessoas estão cada vez mais compartilhando as coisas, pensar seu empreendimento para a locação das unidades, é uma necessidade cada vez maior.

 

81 – Sonorização das área comuns

Aquele momento de lazer é muito melhor com música, a música mexe com todas as emoções, e vai deixar os eventos do seu edifício ainda melhores.

 

82 – Preparação das garagens para locação

Em cidades como são Paulo já é padrão disponibilizar as garagens dos edifícios para estacionamento rotativo durante o dia, já pensou como você pode tornar isso uma facilidade para seus moradores ganharem uma fonte de renda com as garagens?

 

83 – Tratamento de águas cinzas para reaproveitamento

Assim como a utilização de água da chuva, o tratamento da água dos lavatórios e dos chuveiros pode ser mais um item de economia, eficiência e vai mostrar que você está preocupado com o meio ambiente.

 

84 – Câmeras de monitoramento

Vivemos em um dos países mais perigosos do mundo, nas últimas pesquisas de preocupações dos brasileiros, sempre nas primeiras posições está a preocupação com segurança, deixar câmeras de segurança ou simplesmente a infraestrutura para o futura instalação e mais um diferencial que não pode faltar no seu empreendimento.

 

E aí, tem mais alguma ideia? Nos ajude a melhorar essa lista deixando nos seus comentários.

E não deixe de acompanhar a sequência de nossas dicas.

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil?

Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *