Thórus Engenharia
BIM 4D e Prevision: mais assertividade e previsibilidade no planejamento da sua obra

blog

BIM 4D e Prevision: mais assertividade e previsibilidade no planejamento da sua obra

Não é novidade para ninguém o quanto é fundamental um bom planejamento para qualquer execução. Então, quando o assunto é obra não poderia ser diferente, né? Um planejamento assertivo, baseado em dados e com previsibilidades é ainda melhor! Por isso, queremos te explicar sobre uma nova integração desenvolvida pelos nossos parceiros da Prevision: o Prevision BIM 4D! 

A Prevision é uma construtech especialista em planejamento Lean para as obras. Nós conversamos com eles no nosso podcast e também temos um conteúdo aqui no blog explicando mais sobre a plataforma. Neste texto, vamos te contar mais sobre a proposta do Prevision BIM 4D de levar ainda mais tecnologia e assertividade para o seu planejamento.

 

Como funciona a metodologia da Prevision?

A Prevision tem como principal missão transformar o mercado da construção civil a partir da aplicação de tecnologia para uma gestão mais eficiente das obras. Por isso, sua plataforma tem foco na aplicação do Lean Construction (construção enxuta) associada a metodologia da linha de balanço. 

O resultado então é a conquista de um processo de planejamento capaz de aumentar a previsibilidade e domínio da obra, reduzindo o tempo investido. O ponto-chave deste conceito é planejar os locais das atividades dentro do tempo. Dessa forma é possível ter uma visão clara dos fluxos e iniciar os serviços no momento certo e com os investimentos necessários.

Para tudo isso funcionar, é fundamental a troca de informações entre todos os envolvidos na obra. Por isso, a plataforma facilita a comunicação entre obra e escritório.Também é possível deixar claro as metas e os processos por pavimento, possibilitando a conexão com a mão de obra e a área de suprimentos para que as compras sejam mais assertivas.

 

O que é BIM 4D?

O 4D é uma das várias dimensões dentro do BIM. A etapa dá continuidade ao processo 3D, focando então no planejamento da obra. A ideia é programar o período de execução de cada etapa conectando ao modelo, estabelecendo um cronograma interdependente e inteligente.

Com o cronograma associado aos modelos de construção, é possível fazer análises logísticas do canteiro de obras, identificar conflitos de elementos no tempo e apresentar de forma simplificada e de fácil entendimento as etapas construtivas do empreendimento.

Outros benefícios do BIM 4D são o controle sobre o desenvolvimento da obra, uma vez que fica bem mais fácil observar sua evolução, e a possibilidade de visualizar diversos cenários de planejamento em 3 dimensões. Em resumo, a previsibilidade no planejamento!

 

Como funciona a integração Prevision BIM 4D?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre a metodologia da Prevision e a proposta do BIM 4D, ficou simples ligar os pontos! Se o foco da dimensão 4D é justamente um planejamento assertivo e com previsibilidade, a integração com a Prevision é a combinação perfeita! 

Já disponível para os usuários da Prevision, o primeiro passo da plataforma foi a integração com o Navisworks da Autodesk e o Synchro da Bentley, dois grandes players do mercado na área do BIM 4D. 

A proposta é que as funcionalidades da Prevision em gestão sejam utilizadas e potencializadas ao integrar com os dois outros softwares. Para isso, os usuários poderão parametrizar os seus cronogramas, para então exportá-los para o Navisworks ou para o Synchro. 

O processo de exportação é simples e ocorre por meio da documentação, diretamente entre a Prevision e os dois softwares, sem necessidade de nenhum outro programa ou alterações nesse documento. 

 

A partir da importação dos dados para os softwares de 4D, é necessária a associação do modelo com o cronograma da obra. Esse é um processo necessário nos softwares 4D, por isso a Prevision se coloca à disposição dos usuários para auxiliar nesse processo. 

A partir desse momento, o usuário atingirá o ponto do BIM 4D e poderá realizar suas simulações construtivas e previsões assertivas.  

Resumo do esquema de funcionamento da integração.

 

Por que utilizar a integração Prevision BIM 4D na minha obra?

Listamos abaixo algumas das principais vantagens em utilizar a integração nos seus projetos e começar ou amadurecer o uso do BIM 4D nas suas obras. 

  • Elimina a necessidade de outros softwares para integração;
  • Permite a parametrização do cronograma;
  • A integração disponível é com os dois maiores softwares do mercado;
  • Fluxo de integração descomplicado; 
  • Agilidade já proporcionada pela Prevision, agora nos softwares 4D;
  • Velocidade na criação de simulações construtivas;
  • Visualização de coordenada do planejamento;
  • Análise comparativa entre o que foi previsto e o que foi realizado;
  • Visualização do valor agregado por etapa. 

 

Se você ficou interessado tanto na utilização da metodologia da Prevision, quanto na possibilidade de integração com o BIM 4D é só entrar em contato com eles por aqui

Espero que esse conteúdo te ajude a construir de maneira mais moderna e eficiente! Se você quiser receber mais conteúdos como este, não deixe de se inscrever na nossa newsletter aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail