Skip to content

Conheça os principais softwares para gerenciamento de projetos de engenharia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Softwares para gerenciamento de projeto

De forma geral, trazendo uma breve apresentação sobre um termo que existe dentro da engenharia, e que é muito comum, o Gerenciamento BIM: CDE – Common Data Environment (Ambiente Comum de Dados), nada mais é do que uma ferramenta para coletar, armazenar e organizar dados e informações, dentro do processo BIM. 

Mas para entender melhor, preparamos um conteúdo explicando de maneira mais detalhada o que é o CDE e também as inúmeras aplicações e tipos de softwares para gerenciamento de projetos de engenharia que talvez você ainda não tenha ouvido falar. Vamos lá?

O que é CDE? 

O Common Data Environment (CDE) é um local digital no qual diversas informações referente a projetos e documentos do processo de construção estão inseridas, e órgãos como: prefeituras, corpo de bombeiros, concessionárias, secretarias de meio ambiente e entre outros, estão reunidas dentro deste ambiente. Com grandes quantidades de dados digitais sendo criados e compartilhados durante o ciclo de vida de um projeto, o CDE se tornou um ambiente ideal para promover uma cultura de trabalho colaborativa.

Deve ser a base a partir da qual você facilita, gerência e transmite dados e informações do projeto entre equipes multidisciplinares em um processo gerenciado durante todo o ciclo de vida do projeto.

Além disso, o CDE não é apenas um lugar para compartilhar informações geométricas, por lá também é possível fazer outras ações, como registros, cronogramas, contratos, relatórios e informações do modelo, são todas compartilhadas, com base no conceito de um modelo “federado”, reunindo as informações de todos em um espaço virtual.

A PAS 1192:2 — publicadas pelo elemento de normação British Standard Institution — fazem parte de uma ampla estrutura de linhas de endereço e normas idealizado organicamente, onde afirma que, para evitar dúvidas, todas as informações do projeto, seja em ambientes BIM ou em formatos de dados convencionais, devem ser compartilhadas em um único ambiente de dados colaborativo. 

Agora que você já conhece um pouco sobre o que é o CDE, vamos conhecer os principais softwares para gerenciamento de projetos de engenharia? Acompanhe!

Autodoc

O Autodoc é um dos softwares para gerenciamento de projetos disponíveis no mercado. Ele trabalha em tempo real e em ambiente web para todas as extensões, com módulos de colaboração, planejamento, avaliação, tarefas, controle de chamados, atas de reuniões, versão mobile (iOS) e QRCode.

BIM 360

O BIM 360 é uma plataforma unificada que faz a conexão entre as equipes de projeto e dados em tempo real, que vai desde o início do projeto até a fase final da construção, apoiando a tomada de decisão informada e levando a resultados mais previsíveis e lucrativos. 

O BIM 360 oferece diversas possibilidades para serem exploradas, como:

  • Gerenciamento de Projetos;
  • Gerenciamento de documento;
  • Coordenação;
  • Gestão da segurança;
  • Gestão da Qualidade;
  • Construtibilidade;
  • Colaboração de Design;
  • Análise de dados;
  • Gestão de Custos.

Dalux BOX 

Uma ferramenta de gerenciamento BIM fácil, que permite a coordenação de documentos com armazenamento ilimitado e acesso móvel. 

Com o Dalux BOX você mantém todos os arquivos em um único lugar, podendo realizar destaques e marcações, compartilhar revisões instantaneamente com os interessados, criar hiperlinks e comparar com diferentes planilhas, tudo isso em seu desktop ou dispositivo móvel.

Construmanager 

Construmanager integra os encarregados dos projetos e organiza as informações, melhorando a comunicação, minimizando os retrabalhos, atrasos e revisões, facilitando o desempenho nos planejamentos.

Além disso, aumenta a produtividade pois organiza documentos e agiliza as revisões, oferecendo redução de custos, controle das atividades de todos os envolvidos, melhorando toda a comunicação diante das atualizações constantes de informações.

Construtivo Colaborativo

É uma plataforma de colaboração do Construtivo que visa a gestão de documentos, processos e informações. Ainda, o Colaborativo atende diversos projetos e obras do País, com diferentes tamanhos, podendo ser acessado através de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive tablets e smartphones.

Por fim, todas essas ferramentas entregam uma solução direcionada para a integração e coordenação de projetos, que vão acordo com cada necessidade. Cabe à quem estiver na função escolher a ferramenta que melhor se adapta com sua realidade e que entregue  o melhor resultado para a equipe. 

Se esse conteúdo sobre softwares para gerenciamento de projetos foi útil para você, não deixe de se inscrever na nossa newsletter abaixo.

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail