A lareira no quarto pode dar ao ambiente um tom mais aconchegante, além de deixá-lo mais aquecido. É um sistema de aquecimento barato comparado aos outros, mas, na hora da limpeza e manutenção acaba dando um pouco mais de trabalho.
Contudo, é preciso ficar atento a este sistema, pois quando algo envolve fogo todo cuidado é necessário.
Leia também: Materiais corta fogo: por que utilizá-los no meu empreendimento?
Quais os modelos indicados de lareira?
Para o quarto, os modelos mais indicados são a lareira a lenha, mais tradicional, e a lareira elétrica.
- Lareira a lenha
Neste modelo, as chamas são alimentadas pela madeira. Um canal — geralmente a chaminé — dá escape para a fumaça. Não existe um padrão de lareira a lenha, pois cada uma se adequa ao ambiente de cada casa.
- Lareira elétrica
Sendo mais seguras, as lareiras elétricas são as mais utilizadas atualmente. Elas reproduzem a estética da lareira a lenha. Além disso, não exigem uma manutenção tão intensa quantos as lareiras convencionais. Porém, são mais caras. Os preços podem variar entre R$ 500 e R$ 3.000. O vídeo demonstra o funcionamento deste sistema:
Como utilizar corretamente esse sistema?
Segundo algumas dicas da empresa Invitation, para utilizar corretamente a lareira a lenha você deve queimar apenas madeira seca, queimar somente lenha e nenhum outro tipo de material, mantê-la fechada quando não estiver utilizando, ter uma chaminé adequada e mantê-la sempre limpa e acender o fogo corretamente. No caso, para acendê-lo “coloque lenha em 40% do espaço interno da caixa de fogo. Não utilize álcool, apenas jornal ou um acendedor.”
A lareira no quarto pode oferecer risco?
A resposta é sim. Como o risco de intoxicação ou incêndio. No caso de intoxicação, as lareiras a lenha apresentam este risco, pois com a queima da madeira gases tóxicos, como monóxido de carbono e cianeto, são liberados. Por isso, é extremamente importante não dormir com a lareira ligada. Recomenda-se também não instalar esse tipo de sistema em espaços muito fechados, pois quanto menor, maior o risco de intoxicação.
Para evitar estes riscos, lembre-se das seguintes dicas: instale um sistema de ventilação no seu quarto para o ar circular e ser renovado constantemente. Coloque uma portinha em frente à sua lareira para evitar a saída de uma faísca (que pode ocasionar um incêndio). Nunca deixe objetos inflamáveis por perto. Regule corretamente as válvulas, caso o sistema possua.
Veja também: Você sabe qual tipo de extintor utilizar em um princípio de incêndio?
A fumaça produzida pela lareira não pode vazar no ambiente, deve seguir o sistema da chaminé ou de dutos. Caso isso ocorra, chame um especialista.
Se esse texto foi útil para você, compartilhe! Aproveite e se inscreva na nossa newsletter abaixo.