efeito_menu_2px
Materiais corta fogo: por que utilizá-los no meu empreendimento?

Blog

materiais corta fogo

Materiais corta fogo: por que utilizá-los no meu empreendimento?

Uma das piores coisas que podem acontecer em seu empreendimento é um incêndio. Por isso, a melhor maneira de combatê-lo é com planejamento e estratégia. A implementação de materiais corta fogo no projeto pode fazer toda diferença caso um desastre como esse ocorra.

Os materiais corta fogo são sistemas passivos que agem indiretamente contra o incêndio. Ou seja, eles não desempenham a função de combatê-lo diretamente, mas sim de retardar o alastramento das chamas para outras partes do prédio.

Um incêndio é dividido em três fases.

Fase um: É nesta fase que tudo inicia. O fogo começa a se espalhar pelos materiais que estão no ambiente. Odor é liberado e a fumaça começa a se desenvolver.

Fase dois: Na segunda fase, o fogo cria resistência e avança no edifício através das portas, janelas, shafts ou qualquer outra abertura.

Fase três: Após ter consumido praticamente todos os materiais, o fogo começa a atingir os elementos que compõem o prédio, como as estruturas, tetos, pisos e a compartimentação vertical e horizontal.

Quais são os principais materiais corta fogo?

São eles: compartimentação (chapa para paredes e forros), selantes de passagem (selantes corta-fogo, proteção para cabos e shafts elétricos), proteção de estruturas, isolamento de passagem de dutos de ar condicionado e de gordura, pintura anti-chamas, proteção com mantas de fibra cerâmica e portas corta-fogo.

Compartimentação Vertical e Horizontal

A compartimentação vertical dificulta a propagação do fogo de um andar para o outro – para ilustrar melhor, imagine cada apartamento como um bloco fechado, dividindo a edificação em várias células. Já a horizontal cumpre o papel de dificultar a transmissão de fogo no mesmo ambiente.

Selantes de Passagem

O selante é um material que tem a função de vedar juntas e promover o acabamento das estruturas do empreendimento.  Dentro desta categoria, há o selante corta-fogo. Diferente dos demais, este apresenta um tempo de resistência ao fogo muito maior. Por isso, dê preferência a ele.

A proteção para cabos elétricos evita acidentes causados por fatores externos, impedindo explosões e incêndios.

Já a proteção para shafts compartimenta o foco de incêndio no local de origem. Dessa forma, evita a propagação das chamas, do calor e da fumaça.

Proteção de Estruturas 

Ao optar por uma estrutura com proteção passiva, o fogo, a fumaça e o calor — caso ocorra um incêndio — são isolados e confinados. Assim, limitando a propagação das chamas e emissão de fumaça. Isso impede a estrutura de atingir temperaturas críticas.

Isolamento térmico de passagem de dutos de ar-condicionado e gordura

O isolamento térmico desempenhará como principal função a vedação das estruturas de ar-condicionado e gordura, evitando troca de calor dos dutos de ar.

Leia também: Conforto Térmico na Arquitetura: o que é e como garanti-lo?

Pintura Anti-Chamas

Como o nome já diz, a pintura anti-chama serve para proteger as estruturas de um incêndio. Ao utilizá-la, o revestimento promoverá isolamento térmico à estrutura. Este processo é conhecido como intumescência.

Proteção com mantas de fibra cerâmica

Por apresentar baixa densidade e condutividade térmica e resistência a choques térmicos, a manta de fibra cerâmica é super indicada como isolante térmico de altas temperaturas.

Ela pode ser aplicada em porta corta fogo, forros de porta de fornos, fornos petroquímicos e fornos cerâmicos e geradores.

Portas corta-fogo

A principal função das portas corta-fogo é impedir que o fogo ou a fumaça cheguem a outros compartimentos do empreendimento. Dessa forma, a evacuação de pessoas é realizada de forma mais rápida e segura.

Esse tipo de material corta fogo é muito requerido em prédios comerciais e residenciais. Mas atente-se à instalação, pois, se feita de maneira errada, a eficácia pode ser comprometida.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar. Aproveite e se inscreva na nossa newsletter e se mantenha informado sobre conteúdos da construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail