efeito_menu_2px
Prevenção e combate a incêndio: conheça as 7 melhores dicas

Blog

prevenção e combate a incêndio

Prevenção e combate a incêndio: conheça as 7 melhores dicas

O projeto de prevenção e combate a incêndio é um dos mais importantes para o empreendimento, uma vez que está relacionado à segurança de todas as pessoas que residirem no imóvel. Por esse motivo, é fundamental ficar atento tanto durante quanto após a execução da obra.

Pensando nisso, elaboramos este material com algumas dicas importantes para a prevenção e combate a incêndios no seu empreendimento. Então, se você ficou interessado, continue com a leitura e confira o nosso material até o fim.

Etapa pré-obra

1. Adicionar uma prumada de ventilação de gás

A prumada de ventilação é um sistema que permite o escape do gás que vaza dos medidores, fazendo com que ele não se acumule no ambiente fechado e, consequentemente gerar explosões.

2. Fazer análise técnica-financeira do projeto de gás

As tubulações de cobre e por multicamada são as indicadas quando o assunto é projeto de gás, uma vez que garantem mais segurança do sistema.

No entanto, o primeiro material tem um preço significativamente mais elevado, sendo obrigatório apenas em algumas ocasiões especiais, seja por questões de norma ou detalhes técnicos do projeto.

Dessa forma, ao elaborar o projeto de prevenção e combate ao incêndio, não deixe de considerar qual deles é o mais viável para as necessidades do seu condomínio.

3. Ficar atento às exigências do Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF)

O TRRF é, nada mais, que o tempo que uma estrutura suporta quando é submetida aos efeitos do fogo. Isso garante que, em caso de incêndios, as vítimas e bombeiros tenham tempo suficiente para evacuarem o local em segurança e se protegerem.

4. Contratar uma empresa especializada

A terceirização tem se tornado uma tendência de mercado, uma vez que temos à disposição, pessoas especializadas em um serviço que não se tem familiaridade para executar.

Portanto, para garantir mais eficiência no seu projeto de prevenção e combate ao incêndio, não deixe de considerar a contratação de alguém muito bem capacitado sobre o assunto.

Etapa pós-obra

5. Realizar manutenção periódica dos equipamentos

Todo e qualquer equipamento, independentemente de qual ele seja, sofre deterioração de suas peças e algumas avarias com o decorrer do tempo e de seu uso. Por esse motivo, é muito importante ficar atento aos sinais que podem indicar o seu mau funcionamento.

Sendo assim, mesmo após a conclusão da obra, verifique periodicamente como anda o estado dos equipamentos que fazem parte do seu sistema de prevenção e combate a incêndio.

6. Fazer a manutenção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Os raios são um dos principais agentes causadores de incêndios nas cidades. Por esse motivo, foi criado o tão conhecido “para-raio“, que recebe a descarga atmosférica e a transfere para o solo. Assim sendo, é compreensível a importância desse sistema e da manutenção de todos os elementos que o compõem.

7. Realizar treinamento dos moradores

Não adianta colocar todos os equipamentos necessários para ajudar a controlar um incêndio, e os moradores do imóvel não saberem como utilizá-los, não é mesmo?

Por isso, além de verificar se todos os itens estão funcionando corretamente e dentro da validade, é muito importante realizar treinamentos para que todos os inquilinos saibam como se comportar durante uma situação de emergência.

Um projeto bem elaborado confere mais segurança para todos os moradores do empreendimento, além dos imóveis que estão a sua volta. Por esse motivo, contar com o auxílio de um bom parceiro para realizar a elaboração do projeto de prevenção e combate a incêndio é fundamental para obter sucesso.

Se você ficou interessado no tema e quer receber mais informações valiosas como esta, então não deixe de assinar a nossa newsletter e ter, em primeira mão, os e-mails com as novidades sobre o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail