Thórus Engenharia
Gerenciamento de obras de construção civil: como otimizar o tempo?

blog

Gerenciamento de obras de construção civil: como otimizar o tempo?

O gerenciamento de obras de construção civil visa aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos projetos e construções. Ele pode ser compreendido como a administração simultânea de diversos recursos, como gestão dos colaboradores, controle de estoque e orçamentos.

Nesse cenário, é importante otimizar o tempo para cumprir os cronogramas, satisfazer às expectativas dos clientes e melhorar o desempenho do empreendimento. Descubra neste artigo o que fazer para aproveitar melhor o tempo!

Faça um planejamento

Planejar todas as etapas é a principal maneira de otimizar o tempo e fazer um bom gerenciamento de obras de construção civil. O planejamento possibilita, eliminar os atrasos, realizar atividades simultâneas no canteiro e gerir todos os recursos. Para isso, é indispensável utilizar ERPs especializados. Tais sistemas contam com módulos que integram, cruzam e analisam as informações para promover o controle e a gestão acertada dos setores do empreendimento.

Ao desenvolver o projeto, aproveite os recursos do software para fazer cronogramas. No cronograma geral insira as visitas às obras, fiscalizações, reuniões com clientes e demais atividades. Defina os prazos, datas e, se possível os horários. Com o controle do tempo as prioridades não são esquecidas.

Já o cronograma sazonal pode ser feito em forma de agenda semanal ou quinzenal. Liste as tarefas que você precisa realizar a curto prazo para manter o foco e resolver questões urgentes. Lembre-se que imprevistos acontecem (atraso na entrega de materiais, condições climáticas adversas etc). Portanto, reserve um período para lidar com essas situações.

Os softwares MS Project e o Prevision, por exemplo, são bons auxiliares no planejamento. O MS é bastante utilizado, oferece gráficos Gantt e menus pré-preenchidos. Já o Prevision tem características dinâmicas que permitem criar diferentes cenários para comparação, aumentando a segurança das decisões.

Estabeleça metas e prazos

Para fazer o gerenciamento de obras de construção civil e otimizar o tempo é necessário ter clareza de todas as etapas da obra, definir as metas e os prazos para que elas sejam cumpridas.

É fundamental que a equipe de trabalho funcione em sintonia e isso só é possível quando todos sabem quais são as tarefas, quando elas devem ser executadas e em quanto tempo precisam ser concluídas. Mantenha o diálogo com os colaboradores e estabeleça as metas segundo o nível de complexidade de cada etapa.

Faça também o monitoramento do tempo gasto em cada atividade, zele pela qualidade e lembre-se de identificar os riscos envolvidos em cada processo para eliminar os atrasos e os prejuízos.

Organize o canteiro de obras

Para otimizar o tempo a organização precisa fazer parte da rotina. Quanto mais organizado for o ambiente, menores serão os períodos gastos em vão. Com a planta em mãos, elabore um layout do canteiro capaz de garantir um bom ritmo de trabalho. Veja algumas dicas:

  • atente-se às Normas Regulamentadoras (NR18) e Técnicas (NBR 1367);
  • escolha um local para a descarga de materiais, instalações elétricas, hídricas, entrada e saída de veículos;
  • disponha os equipamentos e insumos adequadamente para reduzir os deslocamentos e minimizar os riscos;
  • cuide das sinalizações e da limpeza;
  • aplique a teoria da qualidade (“5s”);

Use a tecnologia

Utilizar a tecnologia aumenta consideravelmente a eficiência de todos os processos. Entretanto, para garantir que isso ocorra é preciso ir além do uso do ERP. Atualmente, o profissional coordenador e especialista na ferramenta BIM (BIM Manager) tem se tornado cada vez mais importante principalmente, nas etapas iniciais do projeto.

O BIM Manager utiliza suas habilidades e as informações disponibilizadas por essa tecnologia para coordenar os projetistas e unificar as equipes, elaborar modelos, padronizar os processos e delimitar as diretrizes segundo as necessidades da obra.

Além disso, contar com o auxílio de uma empresa que agregue tecnologia à sua equipe técnica qualificada faz toda a diferença. A Thórus oferece os melhores projetos hidrossanitários, elétricos e de prevenção e combate à incêndio para edifícios verticais utilizando a tecnologia BIM.

Certamente, as práticas deste artigo te ajudarão a otimizar o tempo, evitar erros e gerenciar melhor as obras. Afinal, o segredo do sucesso está no planejamento, na tecnologia, nas metas e na organização.

Quer saber mais sobre o gerenciamento de obras de construção civil? Siga nossa página no Facebook, Instagram e Linkedin!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail