Thórus Engenharia
Componentes e famílias BIM: você sabe o que são?

blog

Componentes e famílias BIM: você sabe o que são?

Informação é a chave para um projeto bem executado, independentemente de ser um trabalho pequeno ou extenso. É essencial que existam dados suficientes para os projetistas, fabricantes e/ou engenheiros de obras e suas equipes realizarem tudo com eficiência. Nesses contextos, a melhor solução é usar componentes e famílias BIM, que trazem todos os pontos relevantes para as inúmeras etapas do projeto.

Se você ainda não conhece o termo, saiba que é importante aprender sobre as ferramentas BIM e sua aplicabilidade em projetos. Elas têm grande valor para engenheiros de construção civil e facilitam bastante a coordenação de projetos e o planejamento em larga escala.

Para entender melhor o assunto, acompanhe as próximas linhas e aprenda mais sobre as famílias e componentes BIM.

O que é BIM?

Em primeiro lugar, é necessário que você entenda o conceito. De forma simples, BIM é uma abreviação para “Modelagem da Informação da Construção” (Building Information Modeling). Trata-se de uma ferramenta que gera uma representação digital do edifício e de todas as suas partes individualmente. Em cada uma delas constam suas especificações técnicas e dados de fabricação.

O que são famílias e componentes?

Dentro das ferramentas BIM, há alguns conceitos usados para orientar o desenvolvimento. Dois dos mais importantes são as “Famílias” e os “Componentes”. Veja aqui o que cada um representa:

  • Componentes BIM: um componente é cada bloco de construção incluído no projeto, como as portas, azulejos, peças, entre outros. Cada um deles possui especificações de tamanho, material, número de fabricação, entre outros dados relevantes. Esses números podem ser alterados para se adequarem ao projeto, sem a necessidade de criar um componente novo a todo momento;
  • Famílias BIM: as famílias, por sua vez, são grupos de componentes que possuem alguma característica comum. Por exemplo, famílias de portas, encanamentos, componentes elétricos, azulejos etc. Isso facilita a edição de grupos maiores.

Quais benefícios o BIM traz para seu negócio?

A utilização de ferramentas BIM na sua projeção é muito útil para os processos da empresa. Veja aqui alguns dos principais benefícios:

1. Projeto mais detalhado

Como ele contém mais informação que uma planta comum, o BIM ajuda você a planejar o projeto com mais detalhes, definindo quais componentes serão necessários e suas especificações. Tudo isso com as respectivas particularidades e orientações.

2. Identificação rápida dos componentes

Caso seja necessário conferir algumas das peças a serem fabricadas, basta selecionar os componentes BIM em questão e verificar seus dados. Isso é bem mais rápido do que procurar tudo em um estoque manualmente.

3. Maior facilidade de organização

Graças à visualização tridimensional do espaço, também é mais fácil organizar a preparação dos itens e sua implementação no projeto. Além disso, caso algum item apresente defeito, será possível marcar aquele componente, notar sua data de fabricação e identificar a causa do problema mais rapidamente.

Agora que você já entende um pouco melhor o que são famílias e componentes BIM, é hora de começar a usar essas ferramentas para otimizar o desenvolvimento de seus projetos em construção civil.

E se você quiser mais informações e dicas para otimizar seus projetos, basta assinar nossa newsletter para receber tudo em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail