Skip to content
erros de projetos de engenharia

Projetos de engenharia: erros que prejudicam sua obra

Você é daqueles que confere os projetos de engenharia e checa todos os detalhes antes de encaminhá-lo para a obra? Se a respostas for sim, saiba que você está no caminho certo. Essa atitude é primordial para evitar retrabalhos e possíveis erros que podem atrasar e comprometer uma obra. Isso porque construir é um trabalho que vai muito além de empilhar tijolos.

Neste post, reunimos os principais erros em projetos de engenharia que podem comprometer sua obra. Acompanhe!

Erros que podem prejudicar sua obra

Conheça, agora, alguns dos diversos erros que podem gerar prejuízos durante a execução da sua construção e fique atento para não cometer nenhum deles e ter dores de cabeça nessa etapa fundamental da elaboração do projeto.

Níveis diferentes dos projetos estrutural e arquitetônico

O projeto arquitetônico é o projeto mãe das demais disciplinas, servindo como base para as definições estruturais e posicionamento das instalações elétricas e hidrossanitárias. Na hora de desenvolver os projetos complementares, a verificação dos níveis da estrutura e arquitetura é essencial, uma vez que essa informação dá ao projetista o espaço livre que ele tem para trabalhar com as instalações entre a laje e o forro de gesso, por exemplo.

Caso isso não ocorra, podem ocorrer inconformidades entre os projetos, tornando necessário realizar alguns ajustes durante o andamento da obra. No entanto, esse tipo de situação acarreta em custos não previstos e, consequentemente, atraso no planejamento da obra.

Áreas técnicas não previstas ou menores que o necessário

As áreas técnicas de uma obra deve receber bastante atenção, uma vez que são espaços previstos para acomodar equipamentos e instalações necessárias no edifício — área para subestação, de insufladores para a escada pressurizada, cisterna, entrada de energia central e de gás, espaços de shafts no hall dos pavimentos, lajes técnicas para posicionamento das máquinas de ar-condicionado etc.

Por esse motivo, é imprescindível redobrar a atenção para esses projetos, uma vez que problemas relacionados a essas áreas podem gerar grandes transtornos para a sua obra.

Ter uma boa comunicação entre as equipes de projetistas

A comunicação é um elemento fundamental para garantir que todos estejam cientes de tudo que está acontecendo na obra. Afinal, quando ela não ocorre de forma eficiente, diversos problemas podem ser gerados, criando-se prejuízos (não só financeiros) para o empreendimento.

Além disso, como diversas equipes e empresas costumam estar envolvidas em um mesmo projeto, é essencial que todos tenham a mesma base única de informação, para não haver divergências entre revisões de projetos geradas e versões de projetos liberados para obra.

Soluções que podem ajudar no planejamento

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que todo o planejamento seja realizado com mais eficiência. Portanto, confira algumas dessas soluções que podem ser adotadas no seu projeto e garantir o sucesso do seu empreendimento!

Contratar equipes terceirizadas

A contratação de serviços terceirizados é uma prática que tem se tornado uma tendência de mercado nos últimos tempos, já que permite que você foque nas atividades que realmente são importantes para seu empreendimento, enquanto recebe um atendimento especializado por parte da empresa contratada nas funções em que você não é pioneiro.

Utilizar BIM

O BIM (ou Building Information Model, em inglês) é um sistema que integra diversas informações relacionadas ao andamento do projeto — tanto informações visuais, por meio de modelagens em 3D, quanto de dados numéricos. Assim, por meio dele, é possível verificar cada etapa da construção, permitindo um melhor controle sobre tudo o que está acontecendo e antecipar interferências que passariam despercebidas entre os projetos, com o auxílio de softwares de verificação automática.

Ter um ambiente comum de documentação

Para melhorar a comunicação entre as equipes é fundamental que todas as atividades que estejam relacionadas ao projeto sejam devidamente documentadas e armazenadas em um ambiente acessível à todos os envolvidos. Além disso, é importante ficar atento com as versões do documentos, que devem estar bem informadas para não ocorrer nenhuma confusão.

Para isso, existem alguns softwares gratuitos, como o Paper (do Drop Box) e outros pagos — Autodoc, Construmanager, Dalux Box etc. —, que podem ajudar a melhorar a qualidade de comunicação entre as equipes envolvidas no projeto.

O planejamento é tão essencial quanto qualquer outra etapa de um projeto, para não comprometer a lucratividade nem elevar os custos de uma obra. A elaboração de projetos de engenharia de qualidade requer ter em mente que, quanto mais detalhes ele conter, menores serão as chances de se cometer um erro. Contudo, não exagere na quantidade de informações e prime sempre pela qualidade dos dados disponibilizados.

Compatibilização, falta de detalhamento, falta de dados: muitas são as falhas que podem comprometer todo o trabalho. Por isso, fique atento e conquiste bons negócios evitando deslizes.

Gostou do artigo? Comente o que achou abaixo e compartilhe com seus amigos, isso nos ajuda a produzir conteúdos cada vez mais valiosos para você!

Quer ficar por dentro das novidades da construção civil?

Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossos conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *