Skip to content

Como evitar a perda de garantia do seu SPLIT?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Garantia Split

A instalação de uma máquina de ar condicionado Split possui requisitos mínimos que devem ser atendidos a fim de obter um funcionamento adequado do equipamento e manter a garantia oferecida pelo fabricante. O post desta semana visa orientar o consumidor na hora da compra de um aparelho, antecipando problemas que podem causar o mau funcionamento do produto.

Comprar um modelo que atenda as características exatas da sua residência e realizar a contratação de instalação credenciada pela marca escolhida são itens que irão garantir o perfeito funcionamento do produto e a utilização da garantia.

Os principais itens aos quais devemos ficar atentos na hora da instalação de um Split são:

  • Posicionamento da máquina interna (evaporadora)
  • Posicionamento da máquina externa (condensadora)
  • Dimensionamento da potência do aparelho

Posicionamento da máquina interna (evaporadora)

O local para instalação da máquina interna deve respeitar algumas distâncias mínimas das paredes e do teto do ambiente, ou de outros obstáculos que obstruam a saída do ar. Abaixo relacionamos as distâncias requeridas por alguns dos principais fabricantes de Split do Brasil em seus respectivos manuais do proprietário:

Fonte: Elaboração própria adaptado dos manuais de instalação dos fabricantes

Fonte: Elaboração própria

 

Para o posicionamento da máquina interna também é importante observar se não haverão interferências com instalações prediais de água ou instalações elétricas.

Outra dica importante é não instalar a unidade interna a menos de 1 metro de aparelhos elétricos e a menos de 50 centímetros de lâmpadas fluorescentes, pois estas podem causar interferência no controle remoto do aparelho.

No local onde será instalada a unidade interna é necessário possuir uma infraestrutura contendo um ponto de drenagem e espaço para a fiação de cobre e elétrica. Esta infraestrutura pode ser prevista em uma caixa de pvc embutida na parede a fim de organizar os dutos e facilitar a posterior manutenção.

Fonte: https://projetos.habitissimo.com.br/

Para este tipo de instalação, com caixinha de infraestrutura, o duto de refrigeração deve sempre entrar pela esquerda da caixa, conforme demonstrado na foto. Já a tubulação de dreno pode sair para o lado que for conveniente. É recomendado para o dreno utilizar tubulações de 25mm.

Quando for necessário a instalação de duas ou mais evaporadoras, recomenda-se não efetuar cruzamento de ar entre elas, conforme ilustrado abaixo:

 

 

Nestes casos o recomendável é instalá-las lado a lado:

Posicionamento da máquina externa (condensadora)

Instalar a unidade externa em locais de boa ventilação, onde não existam obstáculos para a entrada e saída de ar que ultrapassem os limites solicitados pelos fabricantes conforme a tabela abaixo.

Fonte: Elaboração própria adaptado dos manuais de instalação dos fabricantes

Fonte: Elaboração própria

É importante que este local seja de fácil acesso para possibilitar a instalação e as futuras manutenções no aparelho.

Outra recomendação importante dos fabricantes é que não sejam instaladas máquinas de frente ou ao lado de outras unidades. Caso seja necessário realizar este tipo de instalação é recomendado colocar anteparos entre as máquinas, respeitando os já citados afastamentos. Esta medida serve para que não hajam curtos circuitos de ar, reduzindo o desempenho do produto.

No ambiente de instalação da unidade externa devem ser instalados ralos ou outros dispositivos de drenagem para evitar acúmulos de água no piso.

Dimensionamento do aparelho

Garantidos os requisitos mínimos quanto ao posicionamento das máquinas interna e externa, deve-se realizar um dimensionamento para comprar o modelo correto. Os condicionadores de ar são classificados por BTU’s. O BTU é uma medida não-métrica de unidade de energia responsável por determinar a capacidade de refrigeração do aparelho.

Há vários sites que podem auxiliar no cálculo do BTU adequado para o seu ambiente. Um dos mais completos encontrados e que recomendamos pode ser acessado AQUI.

Das dicas dadas anteriormente, não citamos recomendações voltadas à instalação dos dutos de refrigeração. A instalação dos dutos deve ser realizada por profissional credenciado pela fabricante do modelo adquirido para que a garantia possa ser validada.

Aqui na Thórus Engenharia executamos projetos de engenharia para construtoras e incorporadoras de edifícios. Auxiliamos o cliente em todas as etapas do processo e desenvolvemos projetos pensados conforme necessidade de cada empreendimento. Você pode solicitar um orçamento do seu projeto por AQUI.

Autor:

Rafael Anton
Engenheiro Civil

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail