efeito_menu_2px
Como evitar a perda de garantia do seu SPLIT?

Blog

Como evitar a perda de garantia do seu SPLIT?

A instalação de uma máquina de ar condicionado Split possui requisitos mínimos que devem ser atendidos a fim de obter um funcionamento adequado do equipamento e manter a garantia oferecida pelo fabricante. O post desta semana visa orientar o consumidor na hora da compra de um aparelho, antecipando problemas que podem causar o mau funcionamento do produto.

Comprar um modelo que atenda as características exatas da sua residência e realizar a contratação de instalação credenciada pela marca escolhida são itens que irão garantir o perfeito funcionamento do produto e a utilização da garantia.

Os principais itens aos quais devemos ficar atentos na hora da instalação de um Split são:

  • Posicionamento da máquina interna (evaporadora)
  • Posicionamento da máquina externa (condensadora)
  • Dimensionamento da potência do aparelho

Posicionamento da máquina interna (evaporadora)

O local para instalação da máquina interna deve respeitar algumas distâncias mínimas das paredes e do teto do ambiente, ou de outros obstáculos que obstruam a saída do ar.

Para o posicionamento da máquina interna também é importante observar se não haverão interferências com instalações prediais de água ou instalações elétricas.

Outra dica importante é não instalar a unidade interna a menos de 1 metro de aparelhos elétricos e a menos de 50 centímetros de lâmpadas fluorescentes, pois estas podem causar interferência no controle remoto do aparelho.

No local onde será instalada a unidade interna é necessário possuir uma infraestrutura contendo um ponto de drenagem e espaço para a fiação de cobre e elétrica. Esta infraestrutura pode ser prevista em uma caixa de pvc embutida na parede a fim de organizar os dutos e facilitar a posterior manutenção.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/580682945678111072/

Para este tipo de instalação, com caixinha de infraestrutura, o duto de refrigeração deve sempre entrar pela esquerda da caixa, conforme demonstrado na foto. Já a tubulação de dreno pode sair para o lado que for conveniente. É recomendado para o dreno utilizar tubulações de 25mm.

Quando for necessário a instalação de duas ou mais evaporadoras, recomenda-se não efetuar cruzamento de ar entre elas.

Posicionamento da máquina externa (condensadora)

Instalar a unidade externa em locais de boa ventilação, onde não existam obstáculos para a entrada e saída de ar que ultrapassem os limites solicitados pelos fabricantes, éimportante que este local seja de fácil acesso para possibilitar a instalação e as futuras manutenções no aparelho.

Outra recomendação importante dos fabricantes é que não sejam instaladas máquinas de frente ou ao lado de outras unidades. Caso seja necessário realizar este tipo de instalação é recomendado colocar anteparos entre as máquinas, respeitando os já citados afastamentos. Esta medida serve para que não hajam curtos circuitos de ar, reduzindo o desempenho do produto.

No ambiente de instalação da unidade externa devem ser instalados ralos ou outros dispositivos de drenagem para evitar acúmulos de água no piso.

[rock-convert-pdf id=”11594″]

Dimensionamento do aparelho

Garantidos os requisitos mínimos quanto ao posicionamento das máquinas interna e externa, deve-se realizar um dimensionamento para comprar o modelo correto. Os condicionadores de ar são classificados por BTU’s. O BTU é uma medida não-métrica de unidade de energia responsável por determinar a capacidade de refrigeração do aparelho.

Há vários sites que podem auxiliar no cálculo do BTU adequado para o seu ambiente. Um dos mais completos encontrados e que recomendamos pode ser acessado AQUI.

Das dicas dadas anteriormente, não citamos recomendações voltadas à instalação dos dutos de refrigeração. A instalação dos dutos deve ser realizada por profissional credenciado pela fabricante do modelo adquirido para que a garantia possa ser validada.

Aqui na Thórus Engenharia executamos projetos de engenharia para construtoras e incorporadoras de edifícios. Auxiliamos o cliente em todas as etapas do processo e desenvolvemos projetos pensados conforme necessidade de cada empreendimento. Você pode solicitar um orçamento do seu projeto por AQUI.

Autor:

Rafael Anton
Engenheiro Civil

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail