Skip to content

BIM Manager: Quem é? Quais são as suas atribuições?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
bim manager

A gestão de projetos é um conhecimento cada vez mais valorizados por grandes e pequenas empresas de qualquer setor da indústria. Na construção civil, o gerente de projetos faz o papel de coordenar as equipes de projetistas especialistas, sejam eles terceirizados ou não, para que todos trabalhem de forma integrada, de acordo com uma Estrutura Analítica de Projeto – EAP, e respeitem o cronograma estabelecido inicialmente.

Devido às grandes mudanças que o Building Information Moldeling (BIM) vem provocando em processos e questões culturais, várias empresas, sejam construtoras ou incorporadoras, escritórios de projetos ou fornecedores de materiais, estão precisando se reestruturar para absorver as novas demandas do mercado.

Neste cenário, um profissional que está sendo muito disputado entre estas empresas é o BIM Manager.

Quem é o BIM Manager?

Em resumo, o Bim Manager é o gerente de projetos especialista em processos e ferramentas BIM, e ele está envolvido em todas as etapas da construção. Porém a sua participação é muito mais ativa no início do processo, nas etapas de projeto e planejamento do empreendimento.

Para que seja possível seguir um fluxo BIM de projetos, é preciso que sejam antecipadas diversas decisões para as etapas de projeto, que antes eram tomadas durante a execução da obra, como definir qual será o tipo de esquadria utilizado, qual será a altura do forro de gesso nos ambientes para comportar as instalações, se a tubulação de água quente será de PPR ou CPVC, entre outros.

Por que antecipar decisões?

Em um projeto que segue o conceito BIM, será necessário criar um modelo virtual do edifício, que é basicamente uma cópia da construção em formato digital. Esse modelo digital deverá funcionar como um banco de dados, onde serão centralizadas e de onde serão extraídas todas as informações referentes àquele edifício. A quantidade e a organização destas informações podem variar muito, dependendo de qual objetivo foi definido para o BIM e qual o nível de detalhamento exigido.

Este processo requer um alto grau de planejamento, sendo realizados vários ciclos de compatibilizações entre as disciplinas e eliminando todas as interferências possíveis entre os projetos, também chamados de clashes, como apresentado na imagem abaixo.

Clash Detection
Interferências entre estrutura e tubulações hidrossanitárias

Fonte: Thórus Engenharia

Por isso, para que um projeto possa seguir desta forma, o ideal é iniciar a etapa de projeto com bastante antecedência em relação a previsão de início de obra, podendo variar de 6 até 18 meses ou mais, dependendo da complexidade da obra em questão.

Quais são as atribuições do BIM Manager?

Segundo o Zigurat Global Institute of Technology, em seu livro digital The BIM Management Hanbook, os gerentes BIM ajudam a organizar o cronograma do projeto e o orçamento durante a pré-construção. Sendo assim, quanto mais informações forem inseridas de forma ordenada no modelo 3D, mais fácil será de realizar estas segmentações.

Além disso, a coordenação das diferentes equipes de projetistas, construtores e fornecedores para garantir que haja uma comunicação de forma colaborativa entre os envolvidos, faz desse profissional uma peça chave no processo.

Porém, como estamos falando de novos softwares e tecnologias para melhorar a assertividade e produtividade global, ter domínio sobre ferramentas e metodologias BIM é essencial para que o BIM Manager possa analisar e compatibilizar os projetos, extrair quantitativos diretamente do modelo e rodar simulações considerando diferentes cenários para poder extrair o melhor desempenho físico-financeiro deste modelo.

Entretanto, para poder desempenhar seu papel da melhor forma possível, além dos softwares BIM, o gerente precisa ter pleno entendimento do escopo envolvido em seu projeto. Para isso, duas ferramentas são essenciais. São elas:

Estrutura Analítica de Projeto – EAP

O principal objetivo da EAP é organizar o que precisa ser feito, para que sejam definidas etapas de entregas que auxiliam o andamento do projeto. Trata-se de uma segmentação global do projeto em partes menores que respeitam uma hierarquia. Cada uma dessas partes possui seus processos e tarefas, dando ao gerente de projetos maior visibilidade das principais entregas

Fonte: https://robsoncamargo.com.br/blog/EAP-e-cronograma-de-projetos-entenda-tudo

De forma geral, a estrutura analítica de projeto irá lhe ajudar a:

  • Definir o trabalho necessário para determinado projeto;
  • Promover uma visão comum do trabalho do projeto;
  • Atualização de documentos, conforme vão havendo revisões e correções;
  • Controlar o andamento do projeto;
  • Apoiar outros processos de gerenciamento de projetos, como estimar custos, planejar recursos e identificar riscos;
  • Entregar a linha de base do escopo.

E é com esta linha base de escopo que apresentamos a próxima ferramenta.

BIM Mandate

Uma construtora que busque seguir padrões de qualidade, antes de se preocupar com o BIM, deve buscar desenvolver um bom Plano de Execução de Projetos. Este plano de execução se trata de um documento que deve conter as diretrizes que irão nortear o desenvolvimento do projeto, com os padrões construtivos definidos pela construtora, específicos para cada disciplina de projeto.

Este documento servirá como base para que as equipes entendam quais são os padrões de entrega, como deve ser feita a representação gráfica, definições de métodos construtivos, apresentação de memoriais descritivos e quantitativos de materiais, e tudo o que a construtora julgar essencial para formalizar o seu padrão de qualidade.

O Bim Mandate, ou Plano de Execução BIM, segue esta mesma linha. Ele é um documento onde estão apresentados de forma detalhada como os aspectos de modelagem das informações de um projeto deverão ser realizados, uso e objetivos dos modelos, indicar extensões de arquivos exigidas, qual o LOD (nível de detalhamento) necessário em cada etapa, e até mesmo a padronização da nomenclatura dos arquivos.

Fonte: https://utilizandobim.com/blog/plano-de-execucao-bim/

Para saber mais sobre BIM Mandate, clique aqui. 

Como você pode perceber, gerenciar projetos requer grande habilidade para lidar com pessoas e mapear processos. É por isso que, com a crescente demanda do mercado por projetos BIM, a necessidade por capacitações para se tornar um BIM Manager é cada vez maior. Algumas instituições nacionais como INBEC e IPOG oferecem cursos de pós-graduação específicos nesta área. Outras internacionais, como a Zigutar Global Instituite of Technology, oferecem formações em várias especialidades específicas que estão sendo muito procuradas por profissionais brasileiros.

Este artigo foi útil para você? Comente aqui para sabermos o que achou.

Continue lendo:

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail

Gostou do conteúdo?

Se inscreva na nossa Newsletter

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail