A maioria das churrasqueiras em prédios utilizam o carvão para o preparo da carne e logo, a fumaça acaba sendo um problema. Por esse motivo, pensar em sistemas de exaustão para churrasqueiras é importante, visto que a fumaça acaba invadindo a casa dos vizinhos, os corredores e até mesmo o próximo apartamento. Para que isso não aconteça e não traga possíveis problemas, o ideal é a instalação de um sistema de exaustão eficiente.
A função dos sistemas de exaustão para churrasqueiras é não deixar a fumaça sair da churrasqueira e se espalhar pelo interior do prédio. No conteúdo de hoje, vamos explicar o que são os sistemas de exaustão para churrasqueiras e porque é necessário usar nos prédios. Boa leitura!
Porque utilizar sistemas de exaustão para churrasqueiras e como funciona
O principal objetivo do sistema de exaustão para churrasqueiras é permitir que a fumaça localizada na parte mais baixa do duto, seja impulsionada para cima na direção da saída de ar, fazendo com que a fumaça seja eliminada mais facilmente através da chaminé.
A instalação de um sistema de exaustão é importante para que o cheiro seja disperso, mantendo o ar mais puro e agradável no local.
A chaminé deve ter uma única coluna para atender todas as churrasqueiras daquela mesma coluna do prédio. Então, caso um morador de baixo use a churrasqueira e as condições de vento produzirem um bloqueio à ascensão da fumaça pela chaminé, a fumaça irá sair em algum ou em vários apartamentos acima.
Para promover a saída desses componentes, a chaminé deve ser provida de um sistema de exaustão eficaz e próprio para prédios domiciliares. Esse tipo de sistema de exaustão para churrasqueira não permite que a fumaça volte para seu apartamento e nem para outros lugares. Mesmo que o sistema esteja desligado, a fumaça flui, isso porque o exaustor dispõe de um conjunto de abertura passivo que não trava o fluxo da fumaça.
Muitos prédios e condomínios lidam com esse tipo de situação e, alguns deles contam com exaustores mal dimensionados, outros equipamentos ultrapassados e ainda tem prédios que não possuem nenhum tipo de sistema exaustor para churrasqueiras, o que prejudica ainda mais.
Leia também: Coifa de bancada: Como funciona? Vale a pena investir?
Entenda melhor o processo
Na hora de fazer o cálculo do dimensionamento do sistema, é importante que seja considerado o equilíbrio entre a potência do exaustor, o diâmetro da chaminé e o ruído produzido do sistema. O que isso quer dizer? Que se usado potências maiores, permite fazer a chaminé com tubos menores, ao mesmo tempo quanto maior a potência, maior será o ruído produzido pelo exaustor.
Algo que é possível incluir em sistemas de exaustão para churrasqueiras em prédios, é colocar um sistema com um motor de velocidade variável, que aumenta a capacidade de exaustão devido ao maior número de churrasqueiras em uso.
Mas não há com o que se preocupar quando o assunto é barulho com esse tipo de equipamento, pois o conjunto motor-ventoinha do exaustor não deve incomodar os moradores, nem mesmo quando o churrasco tende a permanecer até tarde da noite, por exemplo.
Outro detalhe, é que o ligamento e desligamento do sistema de exaustão pode ser automatizado através de detectores de fumaça. Além disso, dê preferência a sistemas de exaustores para churrasqueiras do tipo centrífugo, ao invés de axial. Isso porque o centrífugo possui maior capacidade de sucção do que o axial.
Uma dica importante que deixamos aqui, é que se você quer ter uma instalação de qualidade e mais eficiente, é fundamental realizar o cálculo de dimensionamento comum. Um profissional da área, como um Engenheiro Mecânico, pode ajudar. Ele terá mais experiência na área de condutos forçados e instalações relacionadas a condicionamento de ar.
Benefícios desses sistemas
O principal benefício é que ele simplifica e auxilia na saída da fumaça, impedindo irritação nos olhos e mau cheiro nos ambientes do apartamento. Com o exaustor, a fumaça que sai da churrasqueira, incomoda as pessoas e causa um cheiro forte desagradável, é removida com eficiência.
Todos os sistemas de exaustão para churrasqueiras passam por testes rigorosos antes de serem disponibilizados ao mercado, garantindo qualidade e segurança para todos os moradores.
Além desses benefícios, de maneira geral, esses tipos de equipamentos contam também com:
- Mais velocidade na construção das churrasqueiras;
- Baixa manutenção;
- Praticidade para os moradores e fácil usabilidade;
- Seus dutos de ar são completamente vedados;
- Fácil adaptação para diversos tipos de projetos;
- Não altera a estética da obra;
- O material dos sistemas de exaustão possuem alta durabilidade e qualidade;
- A fumaça não retorna para o outro apartamento, minimizando problemas.
Saiba mais: Lareira no quarto: como utilizá-la corretamente?
Quais são as opções disponíveis no mercado
Existem diversos tipos de sistemas exaustores para churrasqueiras, incluindo seus mais variados preços, por isso, procure um fornecedor especializado que vai lhe indicar o melhor modelo que se encaixa na necessidade da obra.
Mas alguns modelos disponíveis no mercado são: exaustor para churrasqueira a gás, apartamento, predial, blindado, alvenaria, gourmet e inox.
Agora que você já conhece um pouco melhor quais são os tipos de sistema exaustores convidamos para se inscrever em nossa newsletter logo abaixo e receber sempre novos materiais!