Sabe aquela água produzida pelo o ar condicionado? Então, o sistema de drenagem de ar condicionado é responsável pela remoção dela. Existem vários tipos de drenagem, mas geralmente, a mais utilizada é aquela de cano ou tubo (dreno), instalado na parte inferior do aparelho. E é por ele que a água escorre.
Leia também: Projeto Hidrossanitário e de Drenagem: os 7 erros mais comuns
Quais os principais tipos de dreno?
-
Dreno do Janeleiro
Este tipo de dreno é usado quase que exclusivamente para ar condicionado janela. A água é expelida por um pequeno orifício localizado na parte externa do aparelho. Vale ressaltar que, ao utilizar esse sistema de drenagem, é necessário colocar uma bandeja coletora para que o líquido seja direcionado a ela.
-
Dreno Seco
Como o próprio nome já diz, o dreno seco é uma opção de drenagem que não causa gotejamento, pois este sistema puxa a água condensada contida em uma bandeja — que fica dentro do aparelho.
E como isso acontece? Quando a bandeja — que é um espécie de reservatório — fica cheia, a água é transportada para uma serpentina da câmara de condensação. Lá, ela vai evaporar devido a alta temperatura. Assim, evitando o gotejamento.
Com isso, impede o empoçamento de água nas partes externas da residência. Vale lembrar que água parada é propícia para a reprodução dos mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela.
Leia também: Sustentabilidade: como agregar valor ao seu edifício
-
Dreno Split Hi Wall e Piso Teto
Este sistema de drenagem é exclusivo para ar condicionado split. Diferente dos demais, é obrigatório que ele seja instalado por meio de tubos. E como funciona? O dreno sai de uma unidade interna, responsável por realizar a evaporação, e é direcionado a um ponto de água pluvial (água da chuva).
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de sistema de drenagem de ar condicionado, é preciso ficar atento a eles, pois os problemas mais comuns que um dreno pode apresentar são: vazamento da água para dentro do ambiente refrigerado, perda da eficiência do equipamento e mau cheiro causado no lugar onde o ar condicionado está.
Quais cuidados ter com a drenagem do ar condicionado?
A primeira dica, e mais básica, é: verificar regularmente o dreno para que ele não entupa. Isso pode acontecer enquanto o ar condicionado estiver funcionando. Algo que pode sinalizar o entupimento do dreno é o acúmulo de água na bandeja da unidade evaporadora.
Além disso, é comum no sistema de janeleiros o bloqueio da saída de água na bandeja devido a folhas secas, poluição, etc. Por isso, verifique isso durante a manutenção.
Como instalar a mangueira de drenagem?
De acordo com o passo a passo, feito pela Web Ar Condicionado, é bem simples.
Primeiramente, localize e verifique qual o tipo de bico do seu ar condicionado. Ao analisar isso, escolha a mangueira ideal e a rosqueie no bico. A mangueira mais utilizada geralmente é a de ½ polegada, que pode ser encontrada facilmente na internet.
Recomenda-se prender a mangueira da drenagem a uma braçadeira circular e prender bem os parafusos. Por fim, escolha um recipiente para a água escorrer — de preferência de tampa fechada.
Em todo caso, só houverem dúvidas sobre a instalação, opte por um especialista da área para que não haja problemas no sistema.