efeito_menu_2px
Sustentabilidade: como agregar valor ao seu edifício

Blog

Sustentabilidade: como agregar valor ao seu edifício

Qualidade de vida também pode estar ligada à sustentabilidade ambiental, especialmente em grandes centros, onde as pessoas têm buscado por refúgios com espaços saudáveis. Como consequência, essa tendência tem impulsionado ainda mais a eficiência na construção civil.

Uma pesquisa da Nielsen Company, realizada em 2012, apontou que 74% dos brasileiros estavam dispostos a comprar produtos de empresas com programas sustentáveis, e que 70% dos investidores brasileiros preferiam confiar suas apostas a companhias que se preocupam com o tema.

Esses dados têm se comprovado na prática e mostrado que os motivos para apostar em métodos sustentáveis são cada vez maiores. Nessa hora, além da tecnologia, vale contar com a criatividade. Opções como reaproveitamento de água da chuva, energia elétrica a partir da energia solar, telhados e fachadas verdes, iluminação natural e outros podem ser aplicados com um pouco de planejamento e garantir a sustentabilidade na construção civil.

Conheça as tendências de sustentabilidade

Reaproveitamento de água da chuva

Apesar de não ser adequada para o consumo humano, a água da chuva pode ser reutilizada em diversas alternativas, como para lavar o quintal, ser utilizada na caixa de descarga da privada, regar plantas, entre outras opções.

Sendo assim, como consequência, além de contribuir com o consumo consciente da água, essa prática também gera economia de custos relacionados à conta de água da residência, o que chama bastante atenção daqueles que querem economizar e reduzir o consumo da água.

Energia solar

Apesar de ser, a curto prazo, um sistema que exige gastos significativos para ser instalado, o uso de placas fotovoltaicas na residência é uma tendência que veio para ficar. A economia gerada devido à redução do uso da energia provinda das concessionárias de energia elétrica, a longo prazo, compensa o valor investido.

Além disso, cada vez mais, os edifícios comerciais e residenciais buscam por alternativas para aproveitar a energia solar como forma de adquirir mais eficiência, seja por meio das tradicionais placas fotovoltaicas ou novas tecnologias que vêm surgindo no mercado, como as películas orgânicas ou esquadrias geradoras de energia.

Telhados e fachadas verdes

Com o crescimento populacional e, consequentemente, de prédios em nossas cidades, a área verde está cada vez menor, gerando problemas, como a elevada sensação térmica nos centros urbanos. Sendo assim, uma alternativa para mitigar alguns problemas relacionados a esses eventos é a adoção de telhados e fachadas verdes, que nada mais são que a implantação de plantas nessas áreas dos imóveis.

Além de serem uma ótima alternativa de decoração, as plantas trazem alguns benefícios para quem opta por adotar essa ideia. O que mais chama atenção, é a sensação de aconchego e frescor que esse tipo de alternativa apresenta.

Iluminação e ventilação natural

Existem alguns estudos que demonstram que a iluminação artificial traz alguns malefícios para nossa saúde quando estamos expostos com frequência a esse tipo de radiação. Além disso, o uso das lâmpadas gera um custo desnecessário, principalmente durante o dia, quando temos à disposição uma iluminação totalmente natural e gratuita.

Logo, o uso de janelas maiores nas construções mais modernas é uma estratégia bastante utilizada por quem deseja contribuir com o meio ambiente de uma forma consciente. Além disso, o uso desse tipo de janelas também permite uma melhor ventilação do cômodo, tornando menor a necessidade do uso de ventiladores ou ar-condicionados.

Conheça algumas obras sustentáveis

A sustentabilidade na construção civil tem recebido uma enorme atenção nos dias de hoje. No entanto, a preocupação em criar empreendimentos que contribuem com o meio ambiente não é de agora. Alguns ótimos exemplos de construções sustentáveis são os edifícios JK 1455, em São Paulo, e o Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, que já conquistaram um dos mais importantes selos de sustentabilidade na construção civil.

Como vimos, a sustentabilidade na construção civil veio para ficar. Além de ser uma ótima alternativa para aqueles que querem ajudar a reduzir os impactos humanos no meio ambiente, eles agregam valor aos imóveis em que foram implementados. Sendo assim, não deixe de considerar, pelo menos, uma dessas alternativas na hora de tirar seu projeto do papel e colocar a mão na massa!

Coloque em prática algumas dessas dicas agora mesmo, para tornar seus projetos ainda mais competitivos. Quer saber como fazer isso? Basta acessar o nosso e-book: 10 ideias sustentáveis para incluir no seu empreendimento imobiliário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail