Assim como em todas as áreas, a Arquitetura e a Engenharia Civil têm algumas expressões características que são aplicadas no dia a dia. “As Built” é uma delas. Da língua inglesa, traduzida para o português significa: “como construído” e está descrita na NBR 14645 – 1, elaboração de “como construído”.
O As Built é a versão final do projeto, ou seja, a última revisão, a qual indica que ele não sofrerá mais alterações.
O procedimento consiste em duas etapas: o levantamento em obra de todas as medidas e análises dos sistemas que compõem a edificação; e, posteriormente, o relato e representação gráfica das alterações analisadas em obra no projeto executivo, para que o mesmo se encontre com as mesmas características do projeto construído.
Quando ocorrerem intervenções como reformas, ampliações, mudanças na forma de ocupação, o projeto possa a ser consultado para facilitar as novas alterações, já que o mesmo é a versão gráfica da edificação.
O As Built pode ser classificado em diversos tipos, como é observado abaixo:
- Arquitetônico: análise de medidas e geometria, áreas internas, materiais que compõe construção e fachadas;
- Elétrico: verificação da distribuição dos circuitos, disposição dos sistemas que compõem as instalações elétricas, localização e quantificação dos pontos elétricos, quadros, entrada de energia, medição;
- Hidráulico: estudo quanto ao posicionamento das tubulações, identificação dos ramais principais tanto de água fria quanto de água quente;
Ainda pode haver preventivo de incêndio, comunicação, climatização, englobando os sistemas que formem a edificação.
Kamila Maria Burtet Hoss
Engenheira Civil