Thórus Engenharia
Inovações tecnológicas que estão revolucionado a construção civil.

blog

Inovações tecnológicas que estão revolucionado a construção civil.

Muito se fala sobre os problemas da indústria da construção civil, sobre como ela se encontra atrás em termos de produtividade global e tecnologia, principalmente em comparação com outros setores, como da agricultura, medicina, etc.

Mas nem tudo está perdido. Em uma publicação da The Digital Transformation People são apontadas 4 inovações que têm revolucionado o setor da construção civil.

São elas:

1. Impressão 3D

Em crescente ascensão, o uso da impressão 3D tem sido estudado para variadas aplicações na construção civil, desde as mais simples até as mais inovadoras. Um exemplo ousado de sua utilização tem sido estudado pela empresa holandesa MX3D, que pretende fabricar uma ponte de aço com essa tecnologia. Na prática, um uso mais comum é/será o desenvolvimento de algumas peças e componentes para serem utilizados nas construções. Falamos um pouco mais sobre o assunto no Post: Você já imaginou o que é possível fazer com uma impressora 3D?”

2. Software de inspeção

Infelizmente a indústria da construção civil é marcada por uma fama ruim no que diz respeito a condições ambientais de trabalho. Porém, essa realidade vem sendo alterada e os softwares de inspeção possuem um importante papel nessa mudança de paradigmas.

Nesse sentido, têm sido desenvolvidos vários softwares que visam controlar a observância das normas de segurança nos locais de trabalho. Um grande exemplo dessa tecnologia é o Lifting Inspection Software – LOLER, desenvolvido pela empresa britânica Kinetic Enterprise.

O brasil também conta com algumas opções de softwares para gestão da segurança do trabalho:

O Mobuss (módulo segurança) promete facilitar o gerenciamento de entrega de EPI’s. Também realiza um controle de catraca virtual, controlando a entrada de saída de funcionários e fornecedores regulando os EPI’s necessários em cada setor da construção.

3. Tecnologia de Realidade Virtual (VR Technology)

Da ficção científica para as nossas vidas, a VR Technology já é uma realidade em várias áreas e não poderia ser diferente na indústria da construção civil. Seus usos podem variar, indo desde a visualização de projetos 3D até o treinamento de trabalhadores para o uso de guindastes e outros equipamentos. Além de auxiliar nas vendas, como no primeiro exemplo, a VR Tech pode também melhorar as condições de trabalho, como no segundo exemplo, nos quais os trabalhadores são preparados, em ambiente seguro, para lidar com possíveis riscos e eventuais situações de perigo.

“A realidade virtual e aumentada proporcionam uma experiência única e que traz benefícios quase ilimitados para o setor da construção.”*

4. Building Information Modelling (BIM)

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC em sua coletânea intitulada “Implementação do BIM Para Construtoras e Incorporadoras”, BIM é “um conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para gerenciar o processo de projetar uma edificação ou instalação e ensaiar seu desempenho, gerenciar as suas informações e dados, utilizando plataformas digitais (baseadas em objetos virtuais), através de todo seu ciclo de vida”.

Em outra postagem do nosso blog explicamos um pouco sobre como o BIM pode auxiliar diretamente na obra (acesse clicando aqui).

Pode-se dizer que a combinação de BIM e VR Tech representam a maior revolução para o setor da construção civil das últimas décadas. Juntas, essas tecnologias têm auxiliado na criação de versões precisas e interativas dos projetos. Essa realidade altera, além dos modos de trabalho, também a própria concepção, desenvolvimento e execução dos projetos da área.

Essas tecnologias também proporcionam enorme economia – em tempo e dinheiro -, pois têm a capacidade de detectar erros antes da execução dos projetos e podem levam aos clientes a experiência do projeto desenvolvido sem que haja necessidade de deslocamento até o local da obra.

Atualmente os tours virtuais já são uma realidade para várias empresas de projetos, construtoras etc., mas estima-se que o próximo passo é proporcionar aos usuários experiências de completa imersão na realidade virtual.

O futuro está próximo. E as empresas que entendem a importância dessas tecnologias e investem em inovações são as melhores para se investir e fazer negócio.

Tradução livre de: “Virtual and augmented reality provide a unique experience, and one that has almost unlimited benefits for the construction industry.”

 

Rafael Anton

Engenheiro civil, Sócio da Thórus Engenharia.

 

Fontes:

The Digital Transformation People. 4 Innovations revolutionising the global construction industry. Disponível AQUI

Hammer & Tusk. How is VR Changing the Construction Industry? Disponível AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail