efeito_menu_2px
Manual do proprietário do imóvel em realidade aumentada: conheça a InBuilt

Blog

Manual do proprietário do imóvel em realidade aumentada: conheça a InBuilt

Foi com o propósito de solucionar problemas, dando foco ao cliente, que a InBuilt desenvolveu um aplicativo que possibilita visualizar todas as instalações prediais por meio da realidade aumentada. Uma das soluções que tem se destacado no mercado, é a possibilidade de visualização do manual do proprietário do imóvel utilizando a tecnologia.

Por isso, encerramos a nossa série “Qual problema sua construtech resolve?” conhecendo o trabalho da InBuilt e como ela pode levar mais tecnologia ao dia a dia da construção civil.

Como a InBuilt facilita a visualização do manual do proprietário do imóvel?

A construtech atua em conjunto com a CRM das incorporadoras e construtoras. Esse relacionamento propicia ao cliente final mais ferramentas e informação sobre as unidades, de forma mais imersiva e direta. O usuário consegue ter uma imersão das informações no mundo real devido à realidade aumentada, compartilhar informações, acessar o manual do proprietário e fazer download do conteúdo das unidades.

Pensando em facilitar a rotina dos proprietários de apartamentos e reduzir o volume de demandas pós-obra recebidas pelas construtoras, o manual do proprietário do imóvel em realidade aumentada é o aliado ideal.

Com a tecnologia, problemas na hora de perfurar uma parede do apartamento, principalmente da cozinha ou área de serviço, e até mesmo uma reforma são coisas simples. Ao acessar o aplicativo da construtech, todas as informações em relação a elétrica, hidráulica e estrutura serão disponibilizadas.

Dessa maneira, o proprietário consegue solucionar suas dúvidas de forma rápida e evitando acidentes como perfurar um cano de água. Automaticamente, o fluxo de demandas da construtora diminui.

De que forma funciona o aplicativo da InBuit?

O primeiro passo é baixar o aplicativo na Play Store ou Apple Store. Após isso, inserir o código da unidade, apontar o celular para um dos locais indicados pelo aplicativo, mantendo a distância de 60 cm da parede e por fim, confirmar.

É preciso reforçar que para utilizar o sistema, é necessário que o seu condomínio/construtora tenha adquirido um pacote da InBuilt e disponibilize para você os dados de acesso.

O app é repleto de itens e cores, que tem como foco facilitar o entendimento de quem usa. O manual do proprietário do imóvel é um complemento que vem junto ao aplicativo. A InBuilt possibilita à cada incorporadora a decisão de escolher as informações que acham mais relevantes para o usuário. Por exemplo, informação do piso e da esquadria.

Qual o processo para criar a realidade aumentada e o manual do proprietário do imóvel do meu empreendimento?

O cliente envia à InBuilt os arquivos das instalações em BIM, e fará a verificação na obra dos pontos onde será possível aplicar realidade aumentada (geralmente cozinha, banheiro, área de serviço). Com isso, é criado o andar tipo para ser replicado.

Finalizando esse processo, as interações são montadas, assim como os manuais do proprietário do imóvel e do síndico. O material fica disponível no aplicativo por cinco anos. O condomínio pode optar por renovar a assinatura do serviço, para isso precisa fazer o pagamento de anuidade.

A construtech trabalha com arquivos modelados em BIM, e não possui restrição de softwares. Seja Revit, ArchiCAD ou qualquer outro software utilizado, a InBulit consegue realizar a transição para o aplicativo. Se os arquivos não estiverem em BIM, a InBuilt tem parceiros que podem realizar a transição do CAD para o BIM.

Saiba também: como levar o BIM para o canteiro de obras

O futuro do aplicativo da InBuilt

No final deste mês, uma versão atualizada do aplicativo será lançada. A construtech propiciará ao usuário uma versão mais objetiva. Além disso, incluirá a ficha técnica e as fotos do empreendimento e, caso solicitado, as plantas das unidades. Por fim, a InBuilt começou a utilizar um chipset mais avançado da Apple, o arkit, e para Android, o arcir, que entre vários benefícios, melhora o processo de visualização da realidade aumenta.

Como surgiu a construtech?

A ideia da construtech foi desenvolvida por Felipe Lima, Product Owner (PO) da InBuilt. Essa ferramenta surgiu após Felipe observar as dificuldades enfrentadas por clientes em saber onde ficava cada sistema (hidráulico, elétrico) da própria residência ou escritório.

O arquiteto conseguiu analisar essas dificuldades pois trabalhou alguns anos no mercado imobiliário. E foi acompanhando imersivamente as dores de cabeça do pessoal das obras, das incorporadoras e dos proprietários que surgiu a ideia de criar o aplicativo.

Aos poucos foi migrando para área de Games, onde fez cursos e começou a atuar como level designer e environment designer. Ao se deparar com grandes soluções tecnológicas na área de games e relacionar essas tecnologias com as dores do mercado da construção civil, criou a InBuilt

No início, Felipe apresentou a ideia a pessoas que não entendiam do assunto, para saber o achavam, já que o foco dele seria solucionar os apuros que elas passavam. Após a ideia ganhar mais forma e feedbacks, ele a apresentou a pessoas da área.

A realidade aumentada propiciada pelo aplicativo não se limita ao mercado imobiliário e da construção. Equipes de manutenção de hospitais, indústrias e shoppings, caso possuam interesse, também podem fechar um pacote com a InBuilt.

Se interessou pelo trabalho da InBuilt? Não deixe de escutar o episódio 13 do Cenário Construtivo. Nós batemos um papo com o Felipe! Aproveite e se inscreva na nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail