efeito_menu_2px
Você sabe como usar a energia solar na construção civil?

Blog

energia solar na construção civil

Você sabe como usar a energia solar na construção civil?

O uso da energia solar na construção civil está sendo amplamente buscado por construtoras e incorporadoras, visto que a população tem se tornado cada vez mais consciente sobre a importância dessa tecnologia para os tempos atuais e, principalmente, futuros.

Sendo assim, se você quer ficar por dentro dessa alternativa e saber como você pode usufruir dela, não deixe de conferir este material que preparamos.

A importância da energia solar

O uso inconsciente dos recursos naturais tem gerado consequências bastante notáveis e preocupantes nos dias de hoje. Por esse motivo, a busca por fontes de energia limpa e renovável tem sido cada vez mais frequente, pois é uma das principais soluções para reparar os estragos causados ao longo dos anos ao meio ambiente.

Dessa forma, a energia solar tem se tornado uma excelente alternativa para quem deseja contribuir para um futuro mais verde, limpo e que agrida o mínimo possível o planeta, uma vez que ela utiliza de um bem inesgotável — gerando economia dos recursos naturais — e que é emitido o tempo todo: os raios solares.

O uso da energia solar na construção civil

A geração da energia solar acontece por meio dos painéis solares que captam a luz do sol. Após a entrada da radiação solar nos painéis, a energia solar é convertida em energia elétrica de corrente contínua (CC), em seguida o inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada (CA) que por fim, pode ser usada em todos os equipamentos do prédio.

Os equipamentos podem ser: elevadores, iluminação, computadores ou qualquer dispositivo que já é usado comumente no seu empreendimento, não é necessário preocupar-se com a compatibilidade entre os pontos de consumo e o sistema fotovoltaico.

Você deve estar se perguntando, e como usar essa energia nos dias que não fazem sol? Bem, a rede da concessionária continuará atendendo a sua demanda sem problemas, no entanto, quando há incidência solar, a geração de energia do seu empreendimento gerará um “crédito” em kWh junto a concessionária e, no final do mês, a sua fatura de energia terá uma redução de acordo com esse “crédito” do que foi gerado.

Felizmente, aplicar a energia solar na construção civil não é uma tarefa complicada. Para isso, basta um pouco de estudo para realizar o dimensionamento adequado do sistema e instalá-lo no empreendimento, que pode ou não já ter sido construído.

Como implantar a energia solar no seu edifício

O primeiro passo para que o projeto seja concretizado é contratar profissionais capacitados para analisar o projeto do edifício para adaptar o sistema ao empreendimento, e realizar os cálculos fundamentais para dimensionar a quantidade de placas fotovoltaicas necessárias.

Além dessa análise, é preciso verificar o posicionamento adequado das placas — o ideal é que elas estejam voltadas para o norte para garantir uma melhor captação dos raios solares.

Ademais, o uso da energia solar na construção civil é um fator essencial para obter as certificações de selos sustentáveis mundialmente conhecidos, e que podem agregar mais valor ao seu empreendimento. Dessa forma, torna-se fundamental que as empresas do ramo da engenharia analisem formas e métodos de inserir essa opção em seus próximos projetos.

A indústria vem desenvolvendo uma série de tecnologias para geração de energia fotovoltaica, além das tradicionais placas, como películas e vidros fotovoltaicos entre outras soluções.

Agora que você já conhece a importância e as possibilidades de utilização de energia solar na construção civil, não deixe de compartilhar essa informação com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail