efeito_menu_2px
10 documentários que todo engenheiro civil deve assistir!

Blog

documentários sobre engenharia

10 documentários que todo engenheiro civil deve assistir!

Assistir a documentários sobre engenharia é uma excelente forma de alcançar maior amplitude no conhecimento da ciência da construção. Em muitos casos, é como se estivéssemos participando de um curso de extensão aprimorando a própria experiência.

Grandes obras do passado podem ser analisadas, assim como os maiores empreendimentos construtivos do mundo moderno. Por sua vez, inovações na arte de construir se destacam pelo arrojo da arquitetura e pelos projetos ambiciosos que constituem.

Curte aproveitar as horas livres assistindo filmes ou séries? Então, continue a leitura e conheça 10 documentários que  todo engenheiro civil não pode perder.

1. Megaconstruções

Produzida e apresentada pelo Discovery Channel, Megaconstruções constitui uma série composta por 9 temporadas cujos episódios são conduzidos pelo arquiteto Danny Forster. A estratégia era visitar os maiores canteiros de obras do mundo, documentando os grandes desafios enfrentados por engenheiros e arquitetos: projetos em andamento, obras concluídas ou apenas projeções futuristas sem qualquer previsão de realização.

Uma das grandes obras nacionais mostradas na série foi a do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, no Estado do Rio de Janeiro. A maioria dos dos episódios estão disponíveis no Youtube.

2. Obras Incríveis

No estilo Megaconstruções, mas produzido e apresentado pelo National Geographic Channel, Obras Incríveis procura mostrar o lado interior das grandes obras atuais, com foco nas grandes estruturas. O nome original da série de documentários é MegaStructures (Mega Estruturas, em Portugal).

3. Grand Design

Produzida pela rede de TV britânica Channel 4 e disponível na Netflix, Grand Design é conduzida pelo apresentador Kevin McCloud e mostra pessoas que constroem suas próprias casas. No entanto, cada episódio traz os desafios enfrentados para a execução de projetos ambiciosos e cheios de inovações construtivas.

4. Print the Legend

O documentário Print the Legend, produzido e apresentado pela Netflix, mostra como a impressão 3D está revolucionando produtos relacionados à tecnologia e à construção civil, entre outros. Destacam-se os desafios a serem enfrentados pelo novo mercado, assim como as infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia 3D.

5. As Casas mais Extraordinárias do Mundo

Nesta série, produzida pela BBC e apresentada também pela Netflix, o famoso arquiteto Piers Taylor, acompanhado da atriz Caroline Quentin, percorre o mundo para visitar e conhecer as casas mais extraordinárias. Os episódios mostram o interior, o exterior e o processo construtivo de casas impressionantes, seja pelo local em que foram construídas, seja pela arquitetura inovadora.

6. Gigantes da Engenharia

A National Geographic produziu a série Gigantes da Engenharia, que contou com 3 temporadas totalizando 20 episódios. Cada um explora as inovações e os avanços tecnológicos da engenharia que tornaram possível o desenvolvimento das maiores estruturas (maiores prédios, maiores obras) encontradas hoje em dia, todas detentoras de algum recorde mundial.

7. Construindo um Império

A série Construindo um Império, do History Channel, faz uso dos feitos arquitetônicos e de engenharia de grandes civilizações para revelar sua cultura e sua tradição. Apresentada pelo ator e historiador de arte Peter Weller, o documentário retrata a Grécia Antiga, a China, Roma e outros impérios do passado em toda a sua grandeza.

8. Catching the Sun

Disponível na Netflix, o documentário Catching the Sun mostra o explosivo crescimento da indústria da energia solar com suas novidades e desafios. Faz uma abordagem multidisciplinar, desde o fabricante de painéis solares na China até um operário americano aprendendo a ser instalador na Califórnia.

9. Block by Block: The Men Who Built India’s Tallest Building

Embora seja de curta duração (23 minutos), esse documentário disponível no YouTube mostra a vida dos trabalhadores de uma equipe de construção civil operando no levantamento do mais alto edifício da Índia: o Palais Royale, em Mumbai. O enfoque principal é para as condições em que trabalham e como vivem os operários da construção.

10. NOVA: Ground Zero Supertower

A série NOVA surgiu nos anos 1970, produzida pela Public Broadcasting Service, mundialmente conhecida pela sua sigla PBS. No entanto, o episódio Ground Zero Supertower, de 2013, é um documentário sobre a construção do One World Trade Center, o arranha-céu que substituiu as torres gêmeas após o atentado de 2011.

Assim, os profissionais de Engenharia e Arquitetura podem ampliar sua visão e despertar sua criatividade conhecendo esses documentários sobre engenharia e alguns dos feitos mais extraordinários das ciências da construção. Afinal, é fundamental buscar referências sobre a área para se qualificar e ficar em dia com as novidades do mercado.

Já assistiu a algum desses ou conhece outro documentário sobre construções? Compartilhe aqui deixando o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail