efeito_menu_2px
Materiais corta fogo: por que utilizá-los no meu empreendimento?

Blog

materiais corta fogo

Materiais corta fogo: por que utilizá-los no meu empreendimento?

Uma das piores coisas que podem acontecer em seu empreendimento é um incêndio. Por isso, a melhor maneira de combatê-lo é com planejamento e estratégia. A implementação de materiais corta fogo no projeto pode fazer toda diferença caso um desastre como esse ocorra.

Os materiais corta fogo são sistemas passivos que agem indiretamente contra o incêndio. Ou seja, eles não desempenham a função de combatê-lo diretamente, mas sim de retardar o alastramento das chamas para outras partes do prédio.

Um incêndio é dividido em três fases.

Fase um: É nesta fase que tudo inicia. O fogo começa a se espalhar pelos materiais que estão no ambiente. Odor é liberado e a fumaça começa a se desenvolver.

Fase dois: Na segunda fase, o fogo cria resistência e avança no edifício através das portas, janelas, shafts ou qualquer outra abertura.

Fase três: Após ter consumido praticamente todos os materiais, o fogo começa a atingir os elementos que compõem o prédio, como as estruturas, tetos, pisos e a compartimentação vertical e horizontal.

Quais são os principais materiais corta fogo?

São eles: compartimentação (chapa para paredes e forros), selantes de passagem (selantes corta-fogo, proteção para cabos e shafts elétricos), proteção de estruturas, isolamento de passagem de dutos de ar condicionado e de gordura, pintura anti-chamas, proteção com mantas de fibra cerâmica e portas corta-fogo.

Compartimentação Vertical e Horizontal

A compartimentação vertical dificulta a propagação do fogo de um andar para o outro – para ilustrar melhor, imagine cada apartamento como um bloco fechado, dividindo a edificação em várias células. Já a horizontal cumpre o papel de dificultar a transmissão de fogo no mesmo ambiente.

Selantes de Passagem

O selante é um material que tem a função de vedar juntas e promover o acabamento das estruturas do empreendimento.  Dentro desta categoria, há o selante corta-fogo. Diferente dos demais, este apresenta um tempo de resistência ao fogo muito maior. Por isso, dê preferência a ele.

A proteção para cabos elétricos evita acidentes causados por fatores externos, impedindo explosões e incêndios.

Já a proteção para shafts compartimenta o foco de incêndio no local de origem. Dessa forma, evita a propagação das chamas, do calor e da fumaça.

Proteção de Estruturas 

Ao optar por uma estrutura com proteção passiva, o fogo, a fumaça e o calor — caso ocorra um incêndio — são isolados e confinados. Assim, limitando a propagação das chamas e emissão de fumaça. Isso impede a estrutura de atingir temperaturas críticas.

Isolamento térmico de passagem de dutos de ar-condicionado e gordura

O isolamento térmico desempenhará como principal função a vedação das estruturas de ar-condicionado e gordura, evitando troca de calor dos dutos de ar.

Leia também: Conforto Térmico na Arquitetura: o que é e como garanti-lo?

Pintura Anti-Chamas

Como o nome já diz, a pintura anti-chama serve para proteger as estruturas de um incêndio. Ao utilizá-la, o revestimento promoverá isolamento térmico à estrutura. Este processo é conhecido como intumescência.

Proteção com mantas de fibra cerâmica

Por apresentar baixa densidade e condutividade térmica e resistência a choques térmicos, a manta de fibra cerâmica é super indicada como isolante térmico de altas temperaturas.

Ela pode ser aplicada em porta corta fogo, forros de porta de fornos, fornos petroquímicos e fornos cerâmicos e geradores.

Portas corta-fogo

A principal função das portas corta-fogo é impedir que o fogo ou a fumaça cheguem a outros compartimentos do empreendimento. Dessa forma, a evacuação de pessoas é realizada de forma mais rápida e segura.

Esse tipo de material corta fogo é muito requerido em prédios comerciais e residenciais. Mas atente-se à instalação, pois, se feita de maneira errada, a eficácia pode ser comprometida.

Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar. Aproveite e se inscreva na nossa newsletter e se mantenha informado sobre conteúdos da construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

Cadê a mão de obra?

Neste final de semana, estive com minha irmã, que mora em Concórdia, SC. Ela não trabalha com construção civil, mas fez uma obra um pouco

Leia mais

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail