A crescente demanda por energia associada a preocupação com a preservação do meio ambiente incentiva a utilização de fontes renováveis de energia, como por exemplo, a solar. A energia gerada a partir da luz solar é limpa e infinita e vem sendo incorporada em muitos projetos de construção como uma grande aliada.
A Tesla, empresa automotiva e de armazenamento de energia estadunidense, é uma das grandes defensoras dessa causa. O CEO Elon Musk, apresentou já em 2016 uma nova tecnologia de energia solar. Ela consiste em um telhado com sistema de painéis solares “invisíveis” para casas. Além de complementar a arquitetura da edificação, transforma a luz solar em eletricidade. O painel solar é feito de quartzo e tem uma vida útil quase infinita.
Para que os painéis fiquem praticamente invisíveis, a Tesla aplicou uma pintura especial nas telhas. Desse modo, elas ficam transparentes quando vistas do ângulo da rua e sua aparência fica similar a de um telhado tradicional.
O Solar Roof, nome dado ao sistema de telhas, possui um design que se mescla à residência. Quatro padrões de telhas foram apresentados: Tuscan Glass, Slate Glass, Textured Glass e Smooth Glass.
Tuscan Glass
Fonte: https://www.tesla.com/solarroof
Slate Glass
Fonte: https://www.tesla.com/solarroof
Textured Glass
Fonte: https://www.tesla.com/solarroof
Smooth Glass
Fonte: https://www.tesla.com/solarroof
O telhado é feito a partir de uma telha de vidro temperado (material translúcido) e células solares integradas. Assim, a luz o atravessa com uma perda de apenas 2%. Após atravessar a telha, a luz é transmitida para as células solares, que ficam locadas de baixo das telhas, fazendo assim o sistema funcionar.
O excesso de energia gerada durante o dia pode ser armazenado em uma grande bateria doméstica (PowerWall), também fabricada pela Tesla.
As telhas solares são ultra resistentes ao choque contra granizo, vento, e incêndios e, por essa razão, têm “garantia infinita”. Para provar isso, a Tesla exibiu um teste de durabilidade entre o produto da marca e telhas de cerâmica e pedra, e como era se de se esperar, saiu-se melhor no teste. Além de mais resistentes elas têm a metade do peso das telhas padrão.
Segundo cálculos do site Verge, instalar um telhado solar da Tesla com 185 metros quadrados em uma casa em Nova York, descontando impostos e outras despesas deverá custar cerca de 50 mil dólares e gerar economia da ordem de 64 mil dólares em 30 anos.
Atualmente, a telha é apenas comercializada nos EUA, mas a empresa de energia espera expandir para outros países, a partir de 2018, de acordo com a demanda.
A Tesla não parou por aí! Ela também criou uma bateria chamada de Powerwall, que armazena a energia gerada em excesso pelo sistema. A bateria também pode ser usada para carregar os carros elétricos da marca. Assim, você pode utilizar a fonte de energia solar mesmo durante a noite ou em dias de chuva. Pelo aplicativo da Tesla, você acompanha e tempo real como está o armazenamento da sua bateria. A Powerwall tem potência máxima de 7 kW, o suficiente para abastecer uma casa de quatro quartos durante um dia inteiro.
Imagem do Powerwall.
Fonte: Tesla
Gostou de saber das novidades da Tesla? Deixe seu comentário sobre nosso post!
Autora:
Thaynah Morais
Estudante de Engenharia Civil
8º período – UNISOCIESC
Orientador:
Raul Eskelsen
Engenheiro Eletricista
Fonte: