Thórus Engenharia
Thórus Engenharia: o que aprendemos nesses 10 anos?

blog

Thórus Engenharia: o que aprendemos nesses 10 anos?

 

Mudar não é fácil, mas também, nada mais é do que parte do processo natural de evolução do mundo e das pessoas. A Thórus Engenharia está completando 10 anos, e nesse tempo, muita coisa mudou aqui. 

A gente evoluiu, encontrou novas formas de trabalhar e ampliou nossos horizontes. Porém, uma coisa nisso tudo segue da mesma forma: a nossa essência de fazer cada dia melhor que o anterior e cuidar de quem faz parte dessa jornada com a gente. 

Neste texto, vamos te contar um pouco da nossa história!

Como a Thórus nasceu?

Fundada em março de 2011 na cidade de Joinville, a Thórus nasceu com outro nome, Greencon. No início, o foco era fazer projetos de engenharia para indústrias e infraestrutura de shoppings. Contudo, com o passar do tempo, a equipe percebeu que essas duas áreas não ofereciam todo o potencial que a Thórus tinha para crescer.

Os projetos industriais, por exemplo, tinham uma taxa de recompra muito longa. Em outras palavras, todo o valor gerado no começo da parceria só seria renovado, em média, depois de 5 anos ou mais. Além disso, na área industrial, as instalações dimensionadas nos projetos eram muito reativas, restringindo a parceria à aplicação de novas tecnologias.

Já os shoppings têm um cenário diferente, mas bem atípico. Seu processo costuma passar por diversas revisões de projeto na arquitetura — o que impacta diretamente todas as outras disciplinas. Como consequência disso, os prazos para o desenvolvimento e entrega dos projetos são alterados, caracterizando um processo longo para todas as equipes envolvidas.

Assim, a Thórus chegou na atividade que desenvolve hoje, projetos complementares em BIM, de edifícios verticais, para construtoras e incorporadoras de todo o Brasil.

Como a empresa se desenvolveu ao longo desses 10 anos de mercado?

A criação de soluções em conjunto determinou o crescimento da Thórus Engenharia. Atualmente, a equipe conta com 51 pessoas (número que dobrou no último ano), divididas em diferentes times, com diferentes especialidades e em várias cidades do país, mas com o mesmo objetivo: levar sempre o melhor possível aos nossos parceiros. 

Estar em constante aprendizado nos permite superar desafios e evoluir a cada novo projeto. A sensação de curiosidade ao adotar uma nova metodologia, ferramenta ou tecnologia é nosso combustível para desenvolver projetos inovadores.

A adoção do BIM em 2014 foi outro momento marcante para nós. Como é necessário integrar todos os projetos em uma obra, somente o uso dessa ferramenta foi capaz de facilitar a rotina da equipe.

Como prezamos pela qualidade em nossas entregas, a adoção do BIM permitiu:

  • ser mais assertivo nas estimativas de custos;
  • integrar disciplinas e respeitar os cronogramas dos projetos;
  • dar mais clareza às informações;
  • mitigar os ruídos na comunicação;
  • acessar informações com facilidade e transparência.

Um projeto de engenharia não pode ser desenvolvido apenas por uma das partes. Por isso, melhorar a comunicação e solicitar uma participação ativa de nossos clientes, antecipando diversas definições durante o processo, garantem mais eficiência na compatibilização dos projetos.

Quais foram os pontos marcantes nessa jornada?

Definir quem são os nossos parceiros ideais foi o primeiro passo para alavancar a jornada da Thórus Engenharia. Como a equipe trabalhava diariamente com diferentes tipos de clientes, nossos colaboradores tinham dificuldades em carregar as melhorias adquiridas em um projeto para o outro.

As constantes mudanças prejudicavam a evolução dos colaboradores também. Enquanto um projeto de supermercado era entregue em uma semana, na outra, a equipe já estava trabalhando em um projeto de uma residência. Os processos para a realização dos projetos em cada um destes setores mudavam completamente, dificultando a criação de um padrão específico de qualidade.

A falta de continuidade e de aperfeiçoamento em uma área atrapalhava o desenvolvimento de todos. Portanto, focar em apenas alguns nichos fez toda a diferença para a história da Thórus.

Sabemos que a engenharia é formada por construções pesadas, números, softwares, calculadoras e planilhas, mas entendemos que é essencial cuidar das pessoas que executam essas tarefas. Esse ponto foi fundamental na nossa história. 

A falta de experiência no início da caminhada fez com que a gestão aprendesse com os próprios erros, deixando claro que o insumo mais importante é a equipe. Com isso, aprender a lidar com pessoas fez com que cada um evoluísse mais e, consequentemente, toda a empresa ganhasse.

Quais foram as principais lições?

Um grande aprendizado de toda a trajetória da Thórus é: não fazer projetos. Isso parece estranho em uma primeira análise, certo? Mas em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas de engenharia precisam entender que o processo não se encerra na entrega do projeto.

Na verdade, o que a Thórus Engenharia faz hoje é permitir que as construtoras e incorporadoras parceiras alcancem seus objetivos com mais eficiência e economia. E isso só é possível realizando análises de diferentes cenários junto com os construtores, para propor diferentes alternativas e viabilizar a aplicação de novas tecnologias

Enquanto algumas empresas ainda investem em modelos arcaicos de construção, a Thórus valoriza seu capital humano e faz questão de investir em novos processos, ideias e técnicas.

Qual é a visão sobre o futuro da Thórus?

O papel da tecnologia no presente e no futuro da Thórus é conhecido por toda a equipe. Nas palestras que ministrou para vários grupos de construtoras, Cristiano Schneider abordou que existem basicamente três grandes motivos para se adotar uma nova tecnologia: ela deve reduzir um custo, aumentar o VGV (Valor Geral de Vendas) ou resolver um problema.

Como cada parceiro tem metas e cenários diferentes, sempre é priorizado respeitar a realidade e os desejos do cliente.

E não pense que a simplicidade não guia o dia a dia do time da Thórus. Às vezes, mudar a forma como se levanta uma parede, por mais simples que a ideia pareça, pode melhorar a produtividade e impactar no orçamento da obra. Portanto, sempre pensamos em otimizar as atividades dos nossos parceiros.

Ter nossos parceiros como foco principal de tudo que desenvolvemos também é um valor claro para o nosso time. Sabemos que não somos perfeitos, mas o nosso objetivo é sempre entregar o melhor que pudermos para o sucesso de cada empreendimento que fazemos parte. 

Acreditamos também que compartilhar conhecimento é necessário para crescermos e o mercado da construção civil evoluir. Por isso, gerar conteúdo já é e continuará sendo um ponto fundamental dentro da Thórus. Independente de relações comerciais, queremos que o mercado da construção seja abastecido com conteúdos relevantes, dicas e possibilidades, nos mais diferentes meios, seja com blog, podcast, vídeos ou e-books. 

Buscamos mostrar a você como os aprendizados da Thórus Engenharia moldaram a nossa jornada até hoje. Após mudar de nome e de foco no mercado, nossas soluções foram aprimoradas sempre pensando em nossos clientes.

Nossa equipe cresceu, nossas formas de trabalhar mudaram e novos times foram surgindo para melhorar cada processo. Além disso, a aplicação de tecnologias inovadoras é algo que alavanca nosso desenvolvimento. 

E se você quer fazer parte disso com a gente e acompanhar novos conteúdos sobre construção civil, assine nossa newsletter aqui em baixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail