Com o isolamento social, o home office se tornou uma prática muito comum em algumas empresas. Em Minas Gerais, por exemplo, a maioria delas o manterão após a pandemia. Mas para que ele seja eficiente e desempenhe função semelhante, ou superior ao trabalho presencial, é preciso adotar algumas ferramentas que auxiliam no processo de comunicação com a equipe.
Na Thórus, as principais ferramentas utilizadas são o Bitrix24, para o gerenciamento de tarefas, e o Google Meet, para a realização de chamadas em vídeo. Além disso, algumas ferramentas BIM também são usadas para facilitar a comunicação entre projetistas e construtoras.
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Bitrix24: principais ferramentas
O Bitrix24 é um software de gerenciamento de tarefas que permite a integração de diversas ferramentas e funções, como a parte de comunicações, tarefas e projetos, CRM, central de contato e sites.
- Comunicações
As principais funções que podem ser integradas nesta parte são: bate papo e vídeo (ferramentas de comunicação em tempo real), calendários (que podem ser privados ou compartilhados), intranet e redes sociais, e-mails (é possível transformá-los em tarefas, eventos, discussões com a equipe), gerenciamento de documentos (armazenamento online, compartilhado ou individual), grupos de trabalho e sistema de RH (ferramentas). - Tarefas e projetos
Já aqui, é possível integrar gráficos de Gantt (gerenciamento visual de projetos), gerenciamento de carga de trabalho, Kanban (quadro personalizável de tarefas), gerenciamento de tempo (automático ou manual), modelos de tarefa para o time, grupos de trabalho para projetos e colaboração externa. - Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
Além da boa comunicação com sua equipe, é preciso exercê-la também com o cliente. Ter um CRM bem estruturado pode ajudar. Nesta parte, o Bitrix integra: gerenciamento de pipeline de vendas e negociações, ferramentas de geração e captura de lead, cotação e faturas, automação de vendas, e-mail marketing, central de atendimento ao cliente, catálogo de produtos e pagamentos online. - Central de Contato
Saindo um pouco da parte de comunicação interna, a central de contato possibilita a integração das redes sociais, telefonia, widget de bate papo, e-mail, messengers e formulários de contato.
Google Meet: como usá-lo
O Meet é uma ferramenta gratuita, tendo versão premium, de videoconferência do Google. Muito prático, é possível reunir até 250 pessoas em uma única chamada.
Para criar uma sala basta clicar nos pontinhos que aparecem ao lado da foto de sua conta. Rolando, você verá um ícone verde com uma câmera. Clique, aguarde e aperte em ‘Nova Reunião’. Pronto, agora basta mandar o link da reunião ao seu time.
BIM, e suas ferramentas de comunicação
A utilização de projetos BIM facilita a comunicação, tanto interna como externa, pois, todas as soluções das diferentes disciplinas podem estar disponíveis a todos os envolvidos no processo, por meio dos modelos.
As ferramentas de comunicação do BIM, utilizadas na Thórus, são: BIMCollab, BIM360 e BIMTrack.
- BIMCollab
Este é um serviço de nuvem para BIM, desenvolvido pela empresa holandesa Kubus. Nele, é possível centralizar questões de gerenciamento e definição de projetos, consequentemente, isso simplifica os processos. Além disso, o serviço oferece um modo estruturado de armazenamento e compartilhamento. Porém, o ponto principal desta ferramenta é a possibilidade de ter a informação diretamente em seu programa checador de modelos e ferramentas de modelagem BIM.
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- BIM 360
O Bim 360 é uma plataforma da Autodesk que liga as equipes e os dados do projeto em tempo real, do design a construção. Ele dá suporte à tomada de decisões e leva aos resultados mais previsíveis e lucrativos do projeto. Além disso, é possível utilizá-lo para fazer os apontamentos de revisões de projeto. Por fim, o BIM 360 Docs possibilita o gerenciamento dos arquivos de projeto e dos modelos. - BIMTrack
Com o objetivo de ser uma central de informações, o BimTrack é uma plataforma colaborativa que otimiza os fluxos de trabalho de projetos em BIM. Esta plataforma trabalha com os padrões internacionais IFC e BFC. Com foco em resultados, sua gestão é norteada por métricas KPIs.
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