Thórus Engenharia
Energia wireless: uma reinvenção sustentável

blog

Energia wireless: uma reinvenção sustentável

Nós já falamos antes aqui sobre IoT (internet das coisas) e o quanto ele vem transformando o mundo. Já imaginou poder usar a energia elétrica sem depender de cabos, de fios ou de conectores? Essa é a proposta da IBBX para o que podemos chamar de Energia Wireless, que além da liberdade, traz em seu estudo e em seu produto a sustentabilidade e reaproveitamento de energia. 

Para entender melhor o funcionamento da tecnologia, conversamos com o Fernando Destro, fundador e CEO da empresa, o William Aloise, fundador e CMO, e o Pedro Rodrigues, sócio e CFO. 

Como assim energia wireless?

A tecnologia desenvolvida pela IBBX utiliza do conceito de Energy Harvesting, que é o processo pelo qual a energia derivada de fontes externas é capturada, armazenada e então, destinada a outros fins. Após a captura, essa energia precisa ser direcionada, então, por meio de um protocolo proprietário de wireless long-range communication, trafegam-se dados a longas distâncias, mesmo em ambientes com muitas barreiras físicas e poluição eletromagnética.

Bom, de forma simplificada, tudo isso significa que a IBBX desenvolveu e patenteou uma tecnologia que viabiliza a captura e transmissão de energia de forma totalmente wireless. Uma espécie de reciclagem das diversas formas de energia antes desperdiçadas no ar e não aproveitada como trabalho útil por máquinas, por exemplo. Em cada processo se perde energia no ambiente, uma espécie de “lixo” que fica sem utilização. Com a tecnologia da IBBX ocorre o reaproveitamento dela. 

Nesse vídeo, você pode conferir mais sobre a funcionalidade da tecnologia.

 

IBBX – Unlimited Power for any IoT device

Crédito: Emerson Penha

Como utilizar?

Na prática, no futuro, qualquer dispositivo que possuir a tecnologia embarcada, se tornará capaz de capturar energia dispersa num ambiente com densidade elétrica suficiente e a utilizar para outros fins. Abaixo, citamos quatro exemplos de utilização apontados pelos sócios da empresa:

  • No ambiente doméstico, pode substituir todas as pilhas de controles remotos, por exemplo;
  • Num ambiente condominial, pode alimentar circuitos internos de segurança e transmitir imagens sem o uso de cabos;
  • Num ambiente de smart city, pode fornecer soluções de iluminação pública 100% wireless, reduzindo o custo de implantação;  
  • Numa indústria, pode “recarregar” baterias utilizadas para alimentar sensores de IoT Industrial, estendendo a vida útil em alguns bons anos, reduzindo o capex e a barreira atual para a indústria investir em IoT Industrial.

A energia wireless, a construção civil e a indústria

A grande atuação e testagens realizadas pela IBBX até agora, estão na indústria, já que tem uma grande carga de energia desperdiçada e a empresa tem foco em possibilitar a adoção da escalabilidade por meio do IoT industrial. 

De qualquer forma, em um futuro não tão distante, como explicam, podemos pensar na implantação da tecnologia em fases de obras. Pensando em um projeto para uma nova fábrica, por exemplo, seria possível substituir todas as formas de monitoramento que atualmente dependem de cabos, pela tecnologia da IBBX, barateando o custo com infraestrutura. 

Olhando para o setor residencial, em um condomínio a tecnologia pode monitorar toda a parte hidráulica, elétrica e mecânica.  Um exemplo são os elevadores, que podem ser monitorados prevendo sua falha e evitando a parada repentina, todo o inconveniente de um elevador parado e o custo com o conserto emergencial.

Agora pensando em dentro das casas e apartamentos, a IBBX equipar as smart homes com circuitos de segurança wireless, controles remotos sem pilha, fontes de carregamento de celulares e laptops de forma 100% wireless, dentre várias outras aplicações.

Como adquirir a tecnologia da IBBX?

A IBBX ainda não comercializa as soluções para Smart Homes, por exemplo. Mas a atuação em indústrias, com foco no IoT industrial para que se torne 4.0 já está disponível.

A tecnologia se destaca pois o sistema de wireless de energy harvesting é capaz de estender a vida útil de baterias a partir da coleta (reciclagem) de energia dispersa no ar e seu reaproveitamento. O protocolo de comunicação IBBX garante conectividade de alta volumetria a longas distâncias (> 2Km em campo aberto) por uma fração do custo de infra atual. Mais informações e meios para contato podem ser encontrados no site da empresa.

Energia wireless e sustentabilidade

Trazendo como exemplo a indústria, a maior parte da energia elétrica utilizada por motores não é transformada em trabalho útil, sendo desperdiçada na forma de campos eletromagnéticos, calor, ruídos, entre outros. Reaproveitar parte desta energia, hoje perdida, é uma forma inteligente de evitar a construção de novas usinas poluentes, reduzir o uso de pilhas e baterias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contineu lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail