efeito_menu_2px
O tubo Silentium da Amanco atende à norma de desempenho?

Blog

O tubo Silentium da Amanco atende à norma de desempenho?

A maior parte da população urbana reside em edificações multifamiliares em que ruídos indesejados são rotineiros, geralmente originados por moradores ou por sistemas que fazem parte da edificação, e na maioria das vezes o barulho causa desconforto às pessoas.

Alguns desses ruídos são originados pelo sistema hidrossanitário da edificação durante a passagem do fluído pelo tubo, que causa uma vibração que se propaga pelo ar ou até mesmo pela estrutura do edifício.

Com o intuito de solucionar esse problema, a Amanco criou a linha Amanco Silentium PVC. Vamos explica como tudo funciona:

  • O que é o Sistema Amanco Silentium PVC?

Para um melhor desempenho das instalações hidráulicas de uma edificação em quesito de desempenho acústico, a Amanco criou uma linha de tubos de PVC, com o objetivo de diminuir a transmissão de ruídos gerados no interior do tubo.

  • Como é possível a redução da transmissão de ruídos?

O tubo da linha Amanco Silentium PVC possui em sua composição um aditivo mineralizado com alto peso molecular que aumenta a densidade do produto, e em suas características geométricas tem um aumento de espessura na parede do tubo, diferentemente dos tubos convencionais de PVC, a qual pode ser analisada detalhadamente na tabela abaixo. Combinando essas duas características, o tubo Silentium isola os ruídos gerados pelos fluidos.

Fonte: Manual Técnico Linha Amanco Silentium® PVC.

  • A linha da Amanco Silentium PVC atende aos requisitos da Norma Brasileira 15575 de Edificações Habitacionais – Desempenho?

A NBR 15575 estabelece critérios de desempenho acústico de aparelhos hidrossanitários no interior de dormitórios de uma edificação. Abaixo apresentamos duas tabelas com limites indicados pela NBR 15575:

1. Nível de pressão sonoro equivalente padronizado (LAeq,nT):

 

 

Fonte: NBR 15575.

2. Nível de pressão sonoro máximo padronizado (LASmáx.,nT):

 

Fonte: NBR 15575.

De acordo com a empresa Amanco, o tubo Silentium possui uma emissão de 17 dB, o que atenderia à Norma Brasileira 15575 e também à Diretiva VDI*4100 que estabelece um nível de ruído de alto padrão com no máximo 20 dB; além da  Norma Alemã DIN 4109, que determina um limite de conforto básico de ruídos de 30dB.

Fonte: Manual Técnico Linha Amanco Silentium® PVC.

Ainda segundo a Amanco, o sistema atende aos requisitos de desempenho da NRB 5688: Sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação. Os testes de desempenho foram realizados pelo Fraunhofer Institut Bauphysik, de acordo com a EN 14366.

Sendo assim, o tubo além de atender aos requisitos da Norma Brasileira de desempenho, atende à Norma de Sistemas prediais de agua pluvial, esgoto sanitário e ventilação, a diretiva VDI*4100 e a Norma Alemã DIN 4109.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a norma de desempenho, acesso nosso post: O que é preciso saber para atender à norma de desempenho NBR 15575?

 

Kamila Maria Burtet Hoss

Engenheira Civil

 

Fontes:

Catálago da Amanco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail