efeito_menu_2px
Como preparar meu edifício para a recarga de carros elétricos? Conheça a Zletric

Blog

posto de carregamento de carros elétricos

Como preparar meu edifício para a recarga de carros elétricos? Conheça a Zletric

Que os carros elétricos são uma tendência, ninguém mais dúvida. É claro que o mercado ainda vai evoluir e esses modelos de carros serão cada vez mais populares nas ruas. Pensando nessa evolução, é muito importante que construtoras e incorporadoras prevejam em seus projetos elétricos a estrutura necessária para adequar uma estação para recarga de carros elétricos.

A Zletric é a primeira rede de recarga para carros elétricos do Brasil. Para entender mais sobre essa construtech e como essa tecnologia pode ser adequada ao seu edifício, continuamos nossa série “Qual problema sua construtech resolve?” com a Zletric.

Como funcionam as estações de recarga para carros elétricos da Zletric?

A Zletric desenvolveu estações de carregamento de jornada, ou seja, específicos para uma carga mais longa e com potência mais baixa, de 3,5 kw.  A construtech desenvolveu com tecnologia nacional e produção no Brasil, duas linhas de produtos para recarga de carros elétricos. O Zletric Home, para uso residencial e o Zletric Network para uso em empresas, shoppings, academias etc.

O grande diferencial dos produtos da Zletric, que possibilita a comunicação entre estações, a geração de relatórios e controle de tarifas a serem cobradas, por exemplo, é o Zletric Link. A conectividade se dá por meio de uma rede de dados sem fio, conhecia como “internet das coisas”, ou IoT. É o Zletric link que permite que os dados sejam transferidos para o Zletric Energy Cloud, um sistema de nuvem.

Como utilizo as estações da Zletric?

Todo gerenciamento é feito por meio do aplicativo da Zletric. O download é gratuito e o cliente só pagará pelo custo de consumo de energia. Em pontos comerciais que utilizarem a linha Zletric Network, basta ler o QR Code da estação para começar a carregar.

O valor da tarifa pode ser variável com o momento do dia e o pagamento é feito pelo próprio aplicativo, similar ao aplicativo Uber. Além disso, algumas funções como créditos e planos pré e pós-pagos também estão disponíveis no aplicativo.

No caso da linha Home, a lógica de cobrança é um pouco diferente. Além da compra, a Zletric oferece a possibilidade de locação das estações para o condomínio.

Atualmente, as soluções mais comuns encontradas são a de preparar a rede elétrica prevendo que cada vaga de garagem tenha uma estação de recarga, ou a previsão de vagas compartilhadas para o carregamento, chamadas de vaga verde. Com elas, todos os moradores usam a mesma estação de carregamento.

Independe de ser uma única vaga verde, ou de várias vagas de garagem com a estação instalada, é possível fazer o gerenciamento dos usos. Ao fim do dia, todas as recargas são enviadas para uma nuvem chamada de Zletric Energy Cloud e no fim do mês um relatório é disponibilizado ao condomínio com o valor gasto por cada morador.

Carro elétrico sendo carregado

Estação de carregamento Zletric.

Como adequar o projeto elétrico do meu edifício para as estações de recarga de carros elétricos?

Muitas dúvidas ainda permeiam esse tema, e como adequar o projeto elétrico é um desafio para os engenheiros. Pensando nisso, a Zletric desenvolveu um sistema específico, que evita a compra antecipada da estação pela construtora.

Durante o projeto, basta o engenheiro prever a carga máxima elétrica do edifício, considerando que ela pode aumentar consideravelmente com as estações de recarga. Dessa forma, durante a instalação a Zletric fornecesse um sistema que deve ser instalado na rede elétrica da garagem e ligado aos quadros de energia do edifício.

Assim, futuramente, o proprietário do apartamento que possuir um carro elétrico pode solicitar a instalação da estação da Zletric, e todo sistema elétrico já estará preparado. Além disso, a construtora evitará um aumento significativo no custo da obra, ao adquirir apenas a estrutura elétrica de instalação e não toda a estação.

O Zletric Link, permite a comunicação entre as estações que serão adicionadas futuramente. No caso de a capacidade máxima de energia prevista pelo engenheiro estar se aproximando, as estações reduzem suas cargas e podem até mesmo se desligar de forma alternada. Assim, o edifício não corre o risco de sofrer com sobrecargas ou falta de energia.

Saiba mais sobre instalações elétricas.

Os três momentos em que a Zletric pode adequar meu edifício

  1. Edifícios que já estão prontos: Apesar de pronto, ainda é possível adequar a estrutura do edifício para receber as estações para recarga de carros elétricos da Zletric. Uma adaptação estrutural será necessária antes de instalar a estação.
  2. Edifícios que estão na fase de obras: Durante a fase de obras é mais fácil de fazer a adequação da estrutura elétrica para as estações da Zletric, mesmo que elas não tenham sido previstas no projeto inicial.
  3. Edifícios que estão em fase de projeto: Esse é o momento ideal para prever as estações, sejam elas somente em estrutura elétrica, ou já com os terminais de recarga.

A Zletric traz inovação ao mercado e uma solução eficiente para adaptação de projetos elétricos de edifícios. Além disso, como pontuado, é possível fazer a adequação de edifícios prontos para receber o sistema de carregamento da Zletric, porém, os custos são mais baixos quando essa instalação já é previamente realizada na fase de projeto.

Se você se interessou pelo trabalho da Zletric, não deixe de escutar o episódio 11 do podcast Cenário Construtivo. Nós batemos um papo com o Pedro Schaan, CEO e Fundador da construtech.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail