efeito_menu_2px
As 10 cidades que todo construtor deveria conhecer

Blog

As 10 cidades que todo construtor deveria conhecer

Para conceber um projeto é preciso muita inspiração, mesmo que você já tenha seu estilo próprio, que tal conhecer essas referências?

A arquitetura faz parte da história, do presente e do futuro. Independentemente de estilo próprio, todo profissional ligado à construção civil, arquitetura, engenharia e projetos, sempre precisa de uma boa dose de inspiração para criar.

Listamos as dez cidades que todo construtor deve conhecer para aprimorar conhecimentos, confira:

 

1 – Singapura

Com designs arquitetônicos inovadores e tecnologias de baixo consumo, Cingapura é modelo em construção verde. A cidade-estado do sudeste asiático conta com edifícios verdes certificados em um quinto de sua superfície. A arquitetura futurista do local é uma verdadeira aula, como visto no 313@somerset. Com oito andares, o shopping tem claraboias, painéis solares, elevadores e escadas rolantes de baixo consumo, condicionadores de ar altamente eficientes, além de um software que controla as emissões de dióxido de carbono do edifício. É nessa cidade também que está o Gardens by the Bay, também fundamentado na sustentabilidade, é um dos jardins botânico mais caro e moderno do mundo, resultado de um concurso internacional de design e arquitetura que reuniu mais de 70 projetos de mais de 170 escritórios de arquitetura e design de 25 países diferentes.

 

Créditos da Imagem: Lili Amadio Viagens

2 – Agra

É em Agra, na Índia, que fica o famoso Taj Mahal. O mausoléu é classificado como Patrimônio da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A obra foi feita entre 1630 e 1652, por cerca de 22 mil homens. A construção está enquadrada em um jardim simétrico, no estilo muçulmano, dividido em quadrados iguais cruzado por um canal ladeado de ciprestes, em que a imagem da estrutura é refletida. Agra reserva também o Forte Vermelho, que conta com entradas que dão acesso a quatro palácios, mesquitas e uma série de construções. Inclusive, uma das construções oferece vista privilegiada ao Taj Mahal.

 

Créditos da Imagem: O mundo é pequeno pra mim

3 – Istambul

O processo de modernização e a vontade de preservar a cultura e a religião muçulmana é um desafio que se reflete nitidamente na arquitetura de Istambul, na Turquia. A cidade abriga palácios, mesquitas e diversos tipos de construções seculares. A Basílica de Santa Sofia é o principal edifício histórico de Istambul. Ela foi construída ainda na época em que Constantinopla era a capital do Império Bizantino, entre 532 e 537, pelo Imperador Justiniano I. Também conhecida como Hagia Sophia, que significa “Sagrada Sabedoria”, hoje abriga um num museu. Na cidade, o próprio transporte público, os restaurantes, mercados e obeliscos são encantadoras referências arquitetônicas para os turistas. É possível conhecer a Cisterna da Basílica, construída pelo imperador Justiniano em 532 d.C., que canalizava a água do Mar Negro por mais de 20 quilômetros de aquedutos, ou a estátua da Medusa de Lado, construída de cabeça para baixo.

 

 

Créditos da Imagem: Viagem e Turismo

4 – Xangai

Construções verticais caras e futuristas imperam em Xangai, a exemplo da Torre Xangai, o prédio mais alto, moderno e sustentável da China, com 128 andares e 632 metros de altura. De acordo com o projeto, 43 tecnologias sustentáveis foram aplicadas para que a estrutura produza menos lixo e consuma energia de forma consciente. Seu conjunto de arranha-céus também inclui o Jin Mao de Xangai, um dos mais altos do mundo com 420 metros de altura, que tem uma passarela de vidro para que os visitantes possam caminhar pelo exterior do edifício desde o último andar, o número 88. Mas Xangai também reserva guarda alguns marcos históricos como The Bund, Jin’an Temple e Yu Garden, Qibao Old City, o amplo horizonte de Lujiazui (Pudong), Museu de Shanghai e Museu de Arte da China museus tradicionais museus.

 

Créditos da Imagem: Border pass to asia 

5 – Dubai

Localizada nos Emirados Árabes, Dubai esbanja uma arquitetura fascinante. É lá que se encontra um dos maiores ícones da construção civil, o Burj Khalifa, tido como o prédio mais alto do mundo. Com 164 andares, o edifício demorou seis anos para ficar pronto. Na construção foram necessários 330 mil metros cúbicos de concreto, 55 mil toneladas de vergalhões de aço. As ilhas artificiais em forma de palmeiras, conhecidas como Palm Islands foram, é outro grande atrativo. Feitas de naturais como pedras e areia serviram para a construção do arquipélago, um verdadeiro condomínio para moradia com hotéis de luxo para visitantes. Ou ainda, o Burj Al Arab, um hotel luxuoso construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura.

 

Créditos da Imagem: viajali

6 – Vancouver

O Harbour Centre ou Vancouver Lookout, é o edifício mais famoso de Vancouver. A única torre de 150 metros pode ser acessada vida elevadores panorâmicos de vidro. Do topo, é possível observar as montanhas e até a baía. Outro belo local é a Biblioteca Pública de Vancouver. Cercada por uma praça, é considerada um marco arquitetônico da cidade. Desenhada por Moshe Safdie, possui um telhado ecológico de aproximadamente 1.850 metros quadrados. A cidade também reserva a Ponte Suspensa de Capilano, que possui mais de 70 metros de altura,  135 de distância e fica sobre o rio Capilano.

 

Créditos da Imagem: Wallpaper Abyss

7 – Sidney

Na cidade de Sidney, na Austrália, está a casa da Ópera House de Sydney, também conhecida como Teatro de Sydney, um dos edifícios de espectáculo mais marcantes mundialmente. O projeto é de Jørn Utzon e começou em 1959, na Baía de Sydney. Foi o monumento que projetou a cidade no cenário mundial. A Hardour Bridge compõe a paisagem da Baía de Sydney, juntamente com a Ópera House. Também compõem a paisagem da cidade a Harbour Bridge. A ponte, inaugurada em 1932, tem 1.149 metros de extensão, com 503 metros sob um dos maiores arcos do mundo. Ou ainda, a Sydney Tower, com 309 metros, dois restaurantes giratórios e uma plataforma de observação para a cidade.

 

Créditos da Imagem: Wonderful Engineering

8 – Tóquio

A cidade do Japão é conhecida por seus templos, grandes marcos da arquitetura e construção. O templo budista mais famoso de Tóquio é o Senso-ji, com cinco andares, ponta e os adornos banhados em ouro. Outro destaque a Sky Tree Tower, o ponto mais alto de Tóquio e o segundo do mundo. A gigante de aço e concreto, tem 634 metros de altura e foi construída para abrigar antenas de televisão, mas virou um ponto turístico, por seus impressionantes decks de observação, além de lojas e restaurantes.

 

Créditos da Imagem: Max milhas

9 – Barcelona

A Casa Milá é um dos destinos imperdíveis para apreciadores de arquitetura e profissionais da área. Um verdadeiro presente para Barcelona, na Espanha, a estrutura conta com sete andares e foi construída entre 1906 e 1910. Hoje, é um museu com a síntese das obras de Gaudí. A fachada traduz o balanço das ondas do mar e um dos andares foi recriado um apartamento com todos os objetos do início do século 20. Próximo do local outra obra de referência é a Casa Batlló, uma obra reformada por Gaudí e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. O Parque Guell também abriga uma casa, na qual morou Gaudí e que hoje é um museu, bem como o jardim suspenso, com bancos de mosaicos coloridos, sustentado por 86 colunas e criada no estilo clássico.

 

Créditos da Imagem: Unsplash

O Brasil também reserva grandes feitos e referências na área da construção. Brasília, por exemplo, traduz uma arquitetura incrível, nas obras de Oscar Niemeyer, espalhadas por toda cidade. A Catedral Metropolitana é uma delas. Foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília pelo arquiteto. A Ponte JK é outro monumento de valor. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

 

Créditos da Imagem: SCOT Soluções contabeis

Gostou das nossas dicas? Comente aqui se você conhece algumas dessas cidades ou se tem vontade de conhecê-las. Ou ainda, qual outra cidade referência em arquitetura e construção você incluiria na lista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O PRINCIPAL EVENTO DE CONHECIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

23 A 24 DE ABRIL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Continue lendo:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Se inscreva na nossa newsletter​

A cada duas semanas, um conteúdo exclusivo em seu e-mail